·

Oscar de la Renta morre aos 82 anos – Conheça trajetória do estilista

Oscar De La Renta se despede em alto estilo no desfile da semana de moda de Nova York em setembro de 2014 O estilista Oscar…

Compartilhe

Oscar De La Renta se despede em alto estilo no desfile da semana de moda de Nova York em setembro de 2014

O estilista Oscar de la Renta morreu aos 82 anos, nesta segunda feira, dia 20 de outubro  de 2014. A morte do domenicano, naturalizado americano e ícone da moda – que foi diagnosticado com câncer em 2006 – põe fim a uma trajetória de sucesso que se manterá viva através das suas magníficas criações e do seu legado no mundo da Moda.

Oscar de La Renta teve seu nome ecoando com pompa no universo da moda de luxo. Com um estilo único transformou sua grife em sinônimo de tapete vermelho, uma alusão aos seus luxuosos e impecáveis vestidos que constantemente desfilam nos corpos de beldades nas mais badaladas premiações de gala ao redor do mundo. Referência no mundo da moda, a grife se tornou muito conhecida por suas cores e elegância únicas, trazendo um DNA colorido e bem feminino, conquistando clientes famosas e influentes como Hillary Clinton, Jacqueline Kennedy, Barbara Walters, Sarah Jessica Parker, Nancy Reagan e Laura Bush.

Atualmente, dentre suas clientes contam-se Hillary Clinton, Jacqueline Kennedy, Barbara Walters, Sarah Jessica Parker, Nancy Reagan, Laura Bush e outras.

   A Trajetória e Biografia

Oscar Aristides de la Renta Fiallo nasceu no dia 22 de julho de 1932 na cidade de Santo Domingo, na ensolarada República Dominicana, naturalizado estadunidense. Filho de mãe dominicana e pai porto-riquenho, ele cresceu em um país cheio de flores e estampas coloridas, e tiraria daí, anos mais tarde, sua inspiração para fazer moda.

Deixou sua terra natal ainda jovem, aos 18 anos, para estudar pintura na Academia de San Fernando, em Madri. Enquanto morou na Espanha, ele se interessou pelo mundo da moda e começou a desenhar para as principais grifes do país.

Ao desenhar um vestido para a filha do embaixador americano no país, ele se tornaria internacionalmente conhecido: sua criação foi capa da revista Life. Seu talento rapidamente chamou a atenção de um mestre: Cristóbal Balenciaga, do qual foi aprendiz.

Mais tarde, em 1961, Oscar mudou-se para Paris, juntou-se a Antonio Castillo e passou a trabalhar como assistente de costura na renomada Maison Lanvin.

Em 1963, De la Renta disse a Diana Vreeland, então diretora da Vogue, que o que ele realmente queria era “entrar no Prêt-à-Porter, porque é onde está o dinheiro”. Vreeland. A influente diretora então o aconselhou: “Então vá para a Arden, porque assim vai fazer a sua reputação mais rapidamente. Ela não é uma designer, portanto vai te promover. Em outro lugar, será sempre eclipsado pelo nome Dior”. E ele seguiu o conselho da poderosa diretora. Foi para os Estados Unidos, onde começou a trabalhar como assistente no salão de alta costura e prêt-à-porter para Elisabeth Arden, com a qual ficou durante dois anos, e, em 1965, foi trabalhar para Jane Derby, conhecida por sua linha simples e especial para o tipo feminino mignon.

Quando Derby morreu em agosto do mesmo ano, Oscar decidiu dar um novo rumo a sua vida profissional.

Ainda em 1965, o estilista resolveu iniciar sua carreira independente lançando em Nova York a primeira coleção prêt-à-porter feminina. Era o surgimento da marca OSCAR DE LA RENTA.

O sucesso de seu talento foi praticamente instantâneo. Depois de conquistar, em 1967 e 1968, o prestigiado Coty Award (o “Oscar” da indústria da moda americana), o estilista começou a vestir, ninguém menos, que Jacqueline Kennedy, conquistando assim projeção internacional.

Oscar de la Renta em 1967

De 1973 a 1976, e de 1986 a 1988, Oscar de la Renta desempenhou o cargo de presidente do CFDA. Vencedor, por duas vezes, do prémio Coty, foi introduzido no Hall of Fame da Coty em 1973.

Nesta época, o estilista alcançou seu primeiro grande êxito ao lançar uma coleção de roupas inspirada nas tradições ciganas e russas. Na década de 1970, já com a América literalmente “aos seus pés”, Oscar resolveu expandir seu talento para outros segmentos da moda de luxo e, em 1977, lançou sua primeira fragrância feminina (batizada de OSCAR), que durante anos foi um verdadeiro sucesso de vendas.

Apesar da marca estar inserida totalmente no universo feminino, em 1980 ocorreu o lançamento do primeiro produto voltado para o público masculino: o perfume Por Lui.

Croqui de Antonio Lopez para Vogue de setembro 1983 em uma propaganda de Oscar de la Renta

O talento de Oscar de la Renta recebeu reconhecimento internacional contínuo. Em Fevereiro de 1990, foi homenageado com o Lifetime Achievement Award do Council of Fashion Designers of America.

O estilista foi vencedor da Fragrance Foundation Perennial Success Award, em 1991, Oscar de la Renta foi também o vencedor do Living Legend Award da Sociedade Americana de Perfumes, em 1995. No Outono de 1999, apresentou a primeira fragrância masculina, “Pour Lui”.

Em 1993, Oscar de la Renta se tornou o primeiro estilista latino-americano a ocupar o cargo de diretor criativo de uma marca de luxo francesa, a Balmain, onde permaneceu até 2002. Graças a isso, ganhou a mais alta honra francesa, a Légion d’Honneur.

Oscar de la Renta na Balmain em desfile de outono/inverno 2001

Com a chegada do novo milênio a marca OSCAR DE LA RENTA ingressou em novos segmentos da moda de luxo ao lançar uma linha de acessórios (2001), que incluía bolsas, carteiras, cintos, lenços e sapatos; uma linha para casa (2002), composta por porta-retratos, vasos, louças, enfeites, almofadas, lençóis, etc.; além de uma sofisticada coleção de óculos (2004).

Em 2006, Oscar de la Renta criou um ramo especializado em vestidos de noiva. Loulou de la Falaise, musa de Yves Saint Laurent e socialite da época, lançou uma linha de jóias em colaboração com a marca em 2008.

Foi somente em 2004 que a marca inaugurou sua primeira loja exclusiva na Madison Avenue, em Manhattan, Nova York. Nos anos seguintes, outras lojas OSCAR DE LA RENTA foram inauguradas em Bal Harbour, Costa Mesa, Dallas, Las Vegas e Los Angeles.

Em 2006, a marca criou a OSCAR DE LA RENTA BRIDAL, especializada em luxuosos vestidos de noiva.

Em 2006, a marca criou a OSCAR DE LA RENTA BRIDAL, especializada em luxuosos vestidos de noiva

Também 2006, Punta Cana recebeu uma boutique hotel desenhado por de la Renta. Tortuga Bay, um “Leading Small Hotel of the World” está inserido no PuntaCana Resort and Club.

A marca inicia sua expansão no exterior com a inauguração de lojas em Madrid e Atenas, em 2008, além de lançar uma sofisticada linha de joias em colaboração com Loulou de la Falaise, musa de Yves Saint Laurent.

Foi também a partir desse ano que a marca iniciou uma enorme e importante estratégia de reorganização interna, quando decidiu entrar em uma disputa jurídica complexa contra a L’Oréal para reassumir o controle de suas operações de cosméticos e fragrâncias, que haviam mudado de mãos seis vezes nos últimos dez anos e perdido sua identidade e qualidade. E como resultado, o lançamento em 2011 do perfume feminino Live in Love.

No ano seguinte a marca ingressou no universo infantil com o lançamento de uma completa linha de roupas e acessórios para crianças (meninas e meninos até 14 anos).

Desfile de Oscar de la Renta Spring 2012

Em 2013, a grife inaugurou sua maior loja própria no mundo, localizada na cidade de Londres. O espaço, situado no badalado bairro de Mayfair, tem três andares, aproximadamente 1.000m² e abriga coleções femininas, moda noiva, decoração, acessórios, beleza e moda infantil.

Outra novidade recente da grife: quase dois anos após se envolver em polêmica por comentários antissemita e ser demitido da Christian Dior, John Galliano retornou à moda fazendo uma espécie de estágio na OSCAR DE LA RENTA, o que alimentou boatos de que o polêmico estilista pudesse ser o sucessor de Oscar.

Em 2006 Oscar de La Renta foi diagnosticado com câncer e hoje 20 de outubro de 2014 teve sua morte anunciada. O estilista continuou desenvolvendo roupas consideradas extravagantes, mas que jamais deixaram de lado o bom gosto e a sofisticação até a véspera de sua morte. Sempre adepto de coleções temáticas, criou modelos de nítida inspiração oriental e também cigana.

Oscar de La Renta para Jane Derby

A República Dominicana também tem honrado o seu filho nativo, reconhecido como um dos seus cidadãos mais ilustres com a ordem de Mérito de Juan Pablo Duarte e a Ordem de Cristovão Colombo. É ainda o embaixador at-large da sua terra natal. Em 1996, De la Renta recebeu o Lifetime Achievement Award da Sociedade da Herança Hispânica e, em 2000, marchou pela Quinta Avenida como Grand Marshall da parada hispânica de Nova Iorque
De la Renta é chairman do Queen Sofia Spanish Institute e faz parte do Conselho de Administração da Metropolitan Opera, Carnegie Hall e WNET. Também participa ativamente em várias instituições de caridade, como a New Yorkers for Children.

A companhia está em boas mãos. Tornou-se um verdadeiro negócio de família – o CEO (Alex Bolen), a Diretora de Criação (Eliza Bolen), e o responsável do atelier de design (Moises de la Renta), são, respectivamente, o cunhado, a filha e o filho do fundador, e a marca continua, hoje, a crescer e a ampliar a sua influência no mundo, com presença em mais de 70 países, 10 lojas e faturamento estimado de US$ 500 milhões.

Criação de Oscar de la Renta e Jacqueline Kennedy estava entre suas clientes

Oscar de la Renta está entre os ícones do “Tapete Vermelho”, pois suas criações estão entre as prediletas das celebridades

Croquis e ilustrações produzidas para Oscar de la Renta.

Veja galeria de fotos de Oscar de la Renta

 

Compartilhe

Newsletter

Inscreva-se em nosso newsletter e receba diretamente em seu e-mail artigos exclusivos, dicas de beleza imperdíveis e as últimas novidades dos reality shows mais badalados. Não perca a chance de estar sempre à frente, conhecendo as tendências e segredos que só os verdadeiros conhecedores do universo fashion e do glamour dos realitys têm acesso!

Não fazemos spam! Leia mais em nossa política de privacidade.


Últimas notícias BBB

Últimas notícias