Trajes Históricos – Traje Românico

Quando estava na faculdade, a Denise teve que fazer um trabalho sobre trajes históricos. A grande sacada foi fazer em forma de ímã de geladeira,…

Compartilhe

Quando estava na faculdade, a Denise teve que fazer um trabalho sobre trajes históricos. A grande sacada foi fazer em forma de ímã de geladeira, aí ela foi vestindo a bonequinha e explicando cada período histórico.

_roupa-romanicacerto.jpgmanequim.jpg

A partir de hoje vamos publicar todos os trajes, com um resumo das características de cada época. Começamos com o Traje Românico.

Arte medieval

“Arte românica é o nome dado ao estilo artístico vigente naarte-medieval.jpg Europa entre os séculos XI e XIII. ”

“O estilo é visto principalmente nas igrejas católicas construídas após a expansão do cristianismo pela Europa e foi o primeiro depois da queda do Império Romano.”

http://pt.wikipedia.org/wiki/Românico

É um dos principais estilos do período medieval. Se o Rei Artur existiu, ele viveu por essa época e se vestia mais ou menos com este tipo traje, mas teria usado calça, que era como se vestiam os bárbaros saxões. Para mais exemplos do vestuário da época, a Prof. Queila recomenda o filme Tristão e Isolda. Neste filme preste atenção à roupa do sacerdote que realiza o casamento: é a primeira roupa eclesiástica da história.

dama.jpgtunicamangas.jpg
caballero.jpg

Roupas Medievais e Moda Medieval


1200_real_shoes_sm.jpg

1200s_real_crown_sm.jpg

1300s_real_dalmatic.jpg

Leia mais aqui, aqui e aqui.

Ano 1000 d.C.

Os trajes medievais passaram a constituir-se de meias e calções. No século XI, calções ou braies eram calças até os tornozelos, presos nos quadris por um cordão enfiado na parte superior, os nobres os usavam justos, e as classes inferiores, frouxos ou bem largos. As túnicas ficaram mais justas e curtas, com mangas que se alargavam no punho. As cores do vestuário eram bem vivas. Na vestimenta feminina surgiu uma grande modificação, por volta de 1130, surgiu o corpete justo até os quadris e a saia ampla, com pregas até os pés, às vezes formavam uma cauda. Elas usavam uma sobretúnica com mangas amplas, e na cabeça véus, presos a um semicírculo de ouro.
Na segunda metade do século XIV, as roupas adquiriram novas formas e surgiu um fenômeno que pode ser considerado como o início da moda.

Leia todos os artigos da série Trajes Históricos:

Trajes históricos em ímãs de geladeira

Compartilhe

Enquete BBB 2024: quem vai vencer o programa?

Leidy foi eliminada com 88,33% de votos, e agora, nosso top 10 está formado! Qual dos dez brothers merece ganhar o reality? Participe da votação na enquete Fashion Bubbles e confira resultado parcial em tempo real!


Newsletter

Inscreva-se em nosso newsletter e receba diretamente em seu e-mail artigos exclusivos, dicas de beleza imperdíveis e as últimas novidades dos reality shows mais badalados. Não perca a chance de estar sempre à frente, conhecendo as tendências e segredos que só os verdadeiros conhecedores do universo fashion e do glamour dos realitys têm acesso!

Não fazemos spam! Leia mais em nossa política de privacidade.


Últimas notícias BBB

Últimas notícias