Vestidos de Noiva do Mundo: uma explosão de cores e padrões (Parte III)

Vestidos de Noiva do Mundo: uma explosão de cores e padrões (Parte III)

Assim como ao longo da história o vestido de noiva foi feito em vários estilos e cores, existem muitas versões do traje nos diferentes continentes. Conheça alguns exemplos de Vestidos de Noiva do mundo, e veja como essa peça vai muito além do tépico modelo longo e branco.

 

Uma festa de casamento Boyar, na Rússia. 1883. Crédito: Konstantin Makovsky. Fonte: Wikimedia commons.

Os Vestidos de Noiva do Mundo: tradicional X moderno 

É certo, ainda que encontremos o vestido de noiva branco por todo o mundo, ele não é o único modelo que existe. Mesmo no ocidente, a peça era encontrada em muitas cores e estilos até ao menos o final do século XIX.

Afinal, o casamento não é exclusivo do mundo cristão. A união de casais existe em quase todos os países. Dessa maneira, os vestidos de noiva do mundo são também muito diversos. Em comum, todos eles são feitos com tecidos mais nobres e mais acessórios do que a roupa usual.

Assim, continuam a existir trajes mais tradicionais em quase todos os países. Em contrapartida, em grande parte dos lugares o vestido tradicional é considerado uma coisa do passado, sendo usado apenas em celebrações pontuais.

Seja como for, atualmente é uma tendência adaptar elementos locais ao vestido de noiva branco. Se essa é a realidade na Europa, como não será em outros continentes?

 

 

Vestidos de Noiva do Mundo: Europa

 

Finlândia

Sendo uma região tão fria, é normal que os noivos finlandeses se casem no verão. Lá o vestido de noiva é mais fechado, podendo ser inclusive preto. Por outro lado, é comum o uso de flores muito coloridas.

 

Festa de casamento em Jomala, interior da Finlândia. 2007. Crédito: Andreas Hünnebeck. Fonte: Wikimedia commons.

 

Polônia

De maneira parecida, o vestido de noiva tradicional da Polônia tem as mangas longas e é bem fechado. Enquanto o modelo finlandês é escuro, é comum a noiva polonesa usar uma espécie de colete vermelho com uma saia florida e uma camisa branca. Bem como na foto anterior, a noiva leva na cabeça flores coloridas.

 

Traje de casamento tradicional da Polônia. Fonte: WarsawInsider

 

Espanha

Em seguida temos um vestido de noiva típico da região de Salamanca. Apesar de ele já estar em desuso, o modelo é muito chamativo. De acordo com a foto, a noiva veste um vestido preto bordado de tecido grosso e mangas compridas. Além disso, ela usa na cabeça um lenço bordado e muitos colares longos e pesados.

A primeira vista não se identifica, mas reparou que a noiva tem um terço na mão? Afinal, a Espanha é um país muito católico.

 

Noiva com traje típico de Salamanca, Espanha. Fonte: Tumblr.

 

Vestidos de Noiva do Mundo: África

 

Gana 

Enquanto isso, o vestido de noiva ganês é pura alegria. Acima de tudo, ele é cheio de cores e formas geométricas, sendo descontraído e muito solto. O modelo segue sendo usado pelas ganesas, que adicionam outros ornamentos ao cabelo, além de pulseiras e colares. É mesmo de encher os olhos!

 

Família com roupa de cerimônia no estilo Ashanti, no Gana. Fonte: Ghana Wedding Market.

 

Nigéria

De maneira idêntica, o vestido de noiva nigeriano é feito com cores muito fortes e vivas. É comum que ele seja usado com um turbante a combinar com o vestido. Além disso, são usados muitos colares, pulseiras e brincos. Nesse caso, a noiva leva sobre a cabeça um véu da mesma cor do traje.

 

Noiva nigeriana. Crédito: BellaNaija. Fonte: BoredPanda.

 

Eritreia

A roupa de casamento tradicional da Eritreia tem sido recuperada pelos noivos mais jovens. O modelo inclui  uma espécie de capa ricamente ornamentada. Além disso, tanto o homem como a mulher usam chapéus a combinar. Por baixo da capa, o vestido da noiva é, em geral, de um tecido mais claro e solto.

 

Traje de casamento tradicional da Eritreia. Crédito: Farida Design. Fonte: TheNationalNews

 

Vestidos de Noiva do Mundo: Ásia

 

China

Dentre os exemplos aqui expostos, provavelmente o modelo chinês seja o mais conhecido. Afinal, é difícil não associar um rico vestido de seda vermelho à mulher chinesa. Além da cor, o vestido de noiva é por regra mais solto, sendo bordado com delicados desenhos de flores e animais. Por fim, o traje também inclui uma espécie de coroa muito chamativa, que parece saída de um conto.

 

Mulher com vestido de noiva tradicional chinês. Crédito: Kelidimari. Fonte: Wikimedia commons.

 

Japão

Do mesmo modo que o seu povo, o vestido de noiva japonês é discreto e elegante. Para tanto, o tradicional quimono é confeccionado com um tecido mais nobre, decorado com delicados desenhos de animais e flores. Além do traje, a noiva usa uma espécie de chapéu tradicional. Nesse caso, o vestido é branco. Entretanto, o modelo pode ser encontrado em diversas cores – com destaque para o vermelho.

 

Mulher japonesa com um quimono de casamento. Crédito: Dave Jenkins. Fonte: Wikimedia commons.

 

Índia

O traje de casamento indiano é uma verdadeira explosão de cores e texturas. Em primeiro lugar, o vestido de noiva costuma ser feito com uma cor muito intensa com desenhos dourados. Ele se constitui de um véu muito rico e um sari (vestido indiano). Além disso, o visual também inclui muitas joias e um tipo de colar de flores.

 

Casamento Hindu. Crédito Jovika. Fonte: Wikimedia commons.

 

Vestidos de Noiva do Mundo: as Américas

 

Peru

Ainda que mais simples, o vestido de noiva tradicional peruano é de uma beleza singular. Seguindo o padrão típico da região, o modelo inclui uma saia redonda em muitas camadas, um casaco muito enfeitado e colorido, além de uma capa. Assim, ele é uma festa de cores!

 

Casal tradicional peruano. Fonte: inkasiteadventures.

 

Guatemala

De maneira parecida ao anterior, o traje tradicional guatemalteco é confeccionado com tecidos simples, mas super coloridos. Sobretudo, a roupa da noiva é formada por um conjunto de saia e camisa em distintos desenhos e cores. Além disso, a noiva leva na cabeça uma espécie de pano colorido em padrões geométricos e outros acessórios. Na foto, o casal é “abraçado” por um longo colar de contas.

 

Cerimônia de casamento tradicional da Guatemala. Crédito: Nan Nikte. Fonte: AprendeGuatemala.

 

Os Vestidos de Noiva do mundo: uma tradição em contínua renovação

Em suma, o vestido de noiva branco sofreu muitas transformações ao longo do tempo. Apesar disso, ele se mantêm como o modelo mais usado no ocidente e vem ganhando outros mercados. Por exemplo, na Ásia é fácil encontrar casais que optam por trajar o modelo tradicional do ocidente.

 

Casal de noivos no Camboja em uma cerimônia de casamento católica. Crédito: Satoshi Takahashi. Fonte: Getty Images.

 

Como resultado, existe uma rica fusão entre elementos típicos e novas modas.

Eventualmente a sociedade veio a considerar os modelos tradicionais como ultrapassados. Afinal, é comum que eles sejam desconfortáveis, pesados e caros. Como alternativa, é uma tendência atual a inclusão de componentes locais a um modelo de vestido mais moderno.

Eu acho essa variedade incrível, e você?

 

Por Mariana Boscariol.

 

Leia mais sobre a História dos Vestidos de Noiva

Você também pode se interessar por outros exemplos de Vestidos de Noiva do mundo.

Artigos acadêmicosArtigos de ModaHistória da ModaHistória do VestuárioIdade MédiaTrajes Históricos