Maquiagem masculina – Passo a passo para uma pele mais digna

573

A vaidade nunca foi uma exclusividade feminina – cada dia mais os homens se preocupam com o que vestir, cuidados com o cabelo e a pele. Entretanto, alguns moços ainda ficam com o pé atrás na hora de usar maquiagem, talvez por não saber usar ou até mesmo por preconceito.

Bom, para quem acha que usar maquiagem não é “coisa de macho”, saiba que é ela quem pode te ajudar a esconder as olheiras naquele dia mal dormido, disfarçar as espinhas, dar um truque na oleosidade, ou mesmo diminuir os poros e deixar a pele mais atraente para a mulherada – sem falar que tudo isso pode te deixar com uma aparência mais jovem também! Sim, estamos falando de pele! Usar maquiagem não significa que você vai precisar usar batom, sombras ou rímel.

Passo a passo

Por onde começar

Se você está no time dos que não usam maquiagem por não saber nem por onde começar, fique tranquilo: o Fashion Bubbles está aqui para te ajudar. O primeiro passo é entender que a pele masculina é bem diferente da derme feminina. Por conta da testosterona, os homens têm a pele mais espessa e oleosa. Também é mais pigmentada, tem mais pelos e é mais resistente. Por conta da alta quantidade de glândulas sebáceas, a pele masculina sofre mais com acne, além de ser frequentemente irritada devido ao barbear diário. Sendo assim, é imprescindível usar os produtos feitos exclusivamente para o seu tipo de pele – acredite, isso faz a maior diferença.


“Machos de respeito” que não saem de casa sem maquiagem. Fotos: UOL

Você pode começar aos poucos: depois de limpar, usar loção pós-barba, um protetor solar e um hidratante – cuidados básicos que já devem fazer parte da rotina (se não estão, deveriam estar!) – comece a maquiagem aplicando um primer. Esse produto vai preparar sua pele para a maquiagem e, dependendo de qual você comprar, ele também pode disfarçar os poros, uniformizar o tom da pele e segurar a oleosidade, já deixando sua pele mais jovem e vistosa. O primer é o começo de tudo. Depois dele você pode partir para o corretivo, caso precise disfarçar olheiras, espinhas ou manchas na pele. O vídeo abaixo pode te ajudar com essa tarefa!

[youtube http://www.youtube.com/watch?v=_IVNjj2vSGE?rel=0]

Veja também um vídeo que te ensina como aplicar base.

O ideal é aplicar o corretivo com os dedos, dando leves batidas contra a pele – nunca esfregue! Na hora de comprar o seu, o ideal é pedir ajuda para algum profissional, desses que ficam nas lojas de maquiagem justamente para isso. Eles vão analisar seu tipo e tom de pele e indicar o melhor produto pra você.

Depois de “corrigido”, o próximo passo é usar uma base. Como o próprio nome já diz, ela é a base de tudo, por isso é considerada por muitos o item principal. A base deve ser aplicada no rosto inteiro e também um pouco no pescoço. É ela quem vai uniformizar a textura e o tom da pele, além de cobrir as imperfeições. Pode ser aplicada com os dedos, com um pincel específico ou ainda com pequenas esponjas – normalmente elas vêm junto com as bases cremosas. Quem tem a pele muito oleosa pode optar por uma base com efeito mate ou então um produto oil-free.

Você também pode gostar!


Detalhe da pele maquiada de Zac Efron. Fotos: UOL

Depois de passar a base, basta finalizar com um pó! Assim como a base, o pó também deve ser exatamente do seu tom de pele – nada de ficar muito pálido ou muito bronzeado. O pó, solto ou compacto, serve tirar o brilho da base e dar um acabamento mais sedoso ao rosto. Pode ser aplicado com um pincel (que é diferente do pincel de base) ou então com uma esponjinha também!

Pronto. Agora você já sabe todos os passos para uma maquiagem masculina de respeito. Entretanto, preste atenção com a quantidade! Cuidado para não usar demais. É importante lembrar que tirar a maquiagem também é fundamental – nada de dormir com a pele cheia de produtos!

Que produtos usar?

Olhe sua lista de amigas no Facebook – com certeza lá você vai achar uma expert em maquiagem que conhece os melhores produtos. Sua namorada ou esposa também pode ser uma fonte de conhecimento nesse assunto. Entre numa loja de maquiagem, os experts de lá são pagos para te ajudar e vão, com o maior prazer, indicar o produto ideal para a sua pele. O que nós queremos dizer é: peça ajuda! Entretanto, caso você esteja tímido para perguntar a alguém sobre maquiagem, e talvez prefira fazer essas compras sigilosamente pela internet, nós vamos te dar algumas dicas:

Primer: o da O Boticário é excelente, principalmente para quem quer esconder os poros! É simplesmente mágico, pode acreditar. Se você tem problema de oleosidade, então o seu produto é o POREfessional, da Benefit. Também esconde os poros, tem uma textura incrível e não vai te deixar com a famosa zona T brilhando no fim da tarde.

Corretivo: o da Mary Kay é muito digno, pelo preço e pela qualidade. Tem uma boa gama de cores, então com certeza você vai achar o seu tom. Caso você queira investir pesado na guerra contra olheiras, espinhas, manchas e qualquer outra marca no rosto, pode apostar suas fichas no Touche Éclat, da Yves Saint Laurent, ou no Clé de Peau, da Bergdorf Goodman.

Base: as bases da Mary Kay também são bastante dignas, mas você ainda pode conferir as opções da MAC – tem o Studio Fix, líquido ou em pó, e o Studio Tech, mais cremosa e com efeito matte. Aliás, com o Studio Fix em pó você pode matar dois coelhos com uma cajadada só: se usado com uma esponja, o produto já dá um efeito de base+pó, mas também pode ser usado sobre uma base líquida ou cremosa, aplicado com uma esponja.

Pó: como já dissemos, o Studio Fix, da MAC, é uma boa pedida, mas você pode encontrar ótimas opções da boa e velha Avon. Se quiser alguma coisa mais bronzeadora, ou mesmo uma textura ainda mais sedosa, pode apostar nos pós da Dior, da Guerlain ou mesmo na Bourjois, a prima mais baratinha da Guerlain.

Atenção: antes de comprar “escondido” pela internet, é imprescindível você ir a uma loja fazer um teste na pele para saber qual é o tom certo para você!


Antes e depois de homens maquiados: manchas disfarçadas e pele mais sedosa. Fotos: Dete Miranda


Antes e depois de homens maquiados: acne escondida e pele mais luminosa e saudável. Fotos: Dete Miranda

Foto de abertura: Julia Petit

Por Samantha Mahawasala

você pode gostar também