Foto de mulher de pele morena em fundo terracota, sentada à mesa mostrando maquiagem para celular em tripé com ring light

Conheça os 7 principais tipos de influenciadores digitais

Top celebridade, ecossistema, trendsetter e mais! Veja quais são os 7 tipos de influenciadores digitais e entenda detalhes de cada um

Compartilhe

Enquanto nichos como moda, games ou gastronomia se referem aos temas abordados, os tipos de influenciadores digitais variam em alcance (quantidade de seguidores), ressonância (engajamento com a audiência) e relevância (dominância do assunto e valores). Essa classificação é determinante porque cada marca pode encontrar o influenciador ideal que se alinha com seus objetivos e público-alvo.

Por exemplo, um influenciador pode ter inúmeras seguidores, mas se não for relevante para o produto, a campanha pode não gerar os resultados esperados. Assim, entender essas nuances permite que as empresas criem estratégias mais eficazes e autênticas para engajar seu público. Em seguida, confira quais são os 7 tipos de influenciadores digitais!

Top celebridade

Os top celebridades destacam-se por seu vasto alcance e capacidade de ressonância. Em contrapartida, sua relevância em nichos específicos é relativamente baixa.

Desse modo, os influenciadores digitais desse tipo tendem a abordar uma variedade de temas de maneira mais genérica, o que lhes permite atrair uma audiência diversificada, com interesses variados. Portanto, eles se tornam uma opção atrativa para marcas que buscam aumentar sua visibilidade e reconhecimento no mercado.

Então, se o objetivo de uma marca é simplesmente ser conhecida por um público amplo, esse tipo de influencer pode ser uma escolha eficaz. No entanto, é importante ter em mente que, devido à falta de conexão direta com temas específicos, eles podem não ser os mais indicados para impulsionar vendas.

Um exemplo desse perfil de influencer é Lucas Rangel. Com mais de 20 milhões de seguidores apenas no Instagram e seu jeito engraçado, dialoga com muitas pessoas de interesses distintos. Inclusive, tem parceria com marcas como Amazon, Listerine, Ninja Kitchen, Pag Bank, entre outras. Felipe Neto e Whindersson Nunes são outras referências.

Captura de tela do perfil de Luvas Rangel no Instagram
Fonte: Instagram @lucasranngel
Siga a Fashion Bubbles no Instagram
  • Nesse sentido, leia Quem é Lucas Rangel? Fortuna, idade e tudo sobre o casamento do influenciador com Bley

Fit celebridade

Por sua vez, os influencers fit celebridade são conhecidos por seu significativo alcance, ressonância e alta relevância no mercado. Dessa maneira, têm a capacidade de atrair uma grande audiência, gerando engajamento efetivo, leads e, consequentemente, vendas.

Portanto, essa combinação faz deles um dos tipos de influenciadores digitais mais desejados no marketing. Embora representem uma oportunidade valiosa para as marcas, também é importante considerar que eles frequentemente exigem uma alta remuneração.

Um exemplo marcante desse perfil é Camila Coutinho, do nicho de moda, que conta com mais de 3 milhões de seguidores. Nesse sentido, ela possui parcerias com diversas marcas renomadas, como Track&Field, Gammba, Democrata Calçados e Arezzo. Thássia Naves e Sílvia Braz também se destacam.

Autoridade de nicho

Se o objetivo for aumentar a percepção sobre a marca e converter vendas em uma escala menor, mas altamente qualificada, o perfil de autoridade de nicho é a melhor escolha. Os influenciadores digitais desse tipo têm uma audiência menor, mas sua capacidade de engajamento e relevância é notável.

Eles dominam um assunto específico e são respeitados dentro de seu segmento, comunidade ou região, o que os torna respeitados em sua área de atuação.

Um exemplo desse tipo de influenciador é Débora Aladim, formada em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Com mais de 1,5 milhão de seguidores, ela realiza parcerias com empresas como Senac, Vestibulinho Etec e FalouApp. Outras referências incluem o Professor Noslen e Tia do Inglês.

Captura de tela do perfil de Débora Aladim no Instagram
Fonte: Instagram @dedaaladim

Ecossistema

Diferente dos outros tipos de influenciadores digitais, o ecossistema não é formado por um único nome, mas por um conjunto de criadores de conteúdo que atuam em um mesmo nicho. Embora tenham um alcance menor e uma ressonância moderada, possuem alta relevância e falam diretamente com um público segmentado.

Dessa maneira, garantem autenticidade e conexão com os consumidores. Com esse modelo, a empresa consegue reforçar sua autoridade e criar uma percepção de onipresença no segmento. Como diversos perfis falam sobre ela, a marca atinge um público engajado e altamente qualificado para conversão.

Nesse sentido, os pet influencers se destacam. Por exemplo, @hunter_srd, @gatalunacatarina, @oreofigueiredo e @segueosimba são perfis que compartilham o dia a dia de seus animais e possuem parcerias com marcas como a PetLove.

Trendsetter

Os influenciadores digitais do tipo trendsetter são líderes de opinião dentro de seus segmentos. Eles não apenas dominam um assunto, mas também são os primeiros a levantar pautas, propor reflexões e engajar discussões. Seu grande diferencial está na capacidade de influenciar comportamentos e consolidar valores.

Assim, tornam-se referências para marcas que desejam se posicionar no mercado de forma autêntica e coerente. No entanto, essa parceria exige alinhamento genuíno. Isso porque dificilmente aceitam divulgar empresas que não compartilhem de seus princípios.

Um modelo disso é Raull Santiago, ativista social do Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro, com mais de 420 mil seguidores no Instagram, que utiliza a plataforma para promover causas como direitos humanos, meio ambiente e questões raciais, colaborando com projetos como PIPA e Água AMA.

Captura de tela do perfil de Raull Santiago no Instagram
Fonte: Instagram @raullsantiago

Jornalista

Por sua vez, os influenciadores digitais do tipo jornalista são profissionais que atuam nos meios de comunicação e têm grande alcance devido à audiência dos veículos onde trabalham. Seu papel é divulgar informações e cobrir uma ampla variedade de pautas, o que os torna valiosos para campanhas de reconhecimento de marca.

No entanto, sua ressonância e relevância variam conforme o engajamento que possuem com o tema abordado. Por estarem ligados à credibilidade da imprensa, esses influenciadores podem impactar significativamente a percepção do público sobre determinado assunto, mas nem sempre possuem um vínculo forte com o nicho da marca.

Um exemplo desse perfil é Patrícia Poeta, apresentadora do programa “Encontro”, que trata de temas variados, como comportamento, cultura e atualidades, alcançando um público amplo e diversificado. Nesse sentido, ela já foi garota-propaganda de marcas como Avon, Havaianas e até Bradesco Saúde. Fátima Bernardes é outra referência.

Público interno

Ao contrário dos demais tipos de influenciadores digitais, o público interno não consiste em personalidades externas, mas sim nos próprios colaboradores da empresa, responsáveis por humanizar e divulgar sua cultura e valores.

Assim, são os primeiros a serem trabalhados dentro de qualquer estratégia de influência, pois conhecem a marca profundamente e podem transmitir credibilidade de forma autêntica. Apesar de terem um alcance e ressonância reduzidos, possuem alta relevância, já que ninguém melhor do que eles para falar sobre a marca.

Quando os colaboradores confiam e promovem a organização onde trabalham, fortalecem a identidade da empresa e constroem uma comunicação mais genuína. Um exemplo é Gabriel Monteiro, editor de moda da revista Elle, que utiliza sua posição para compartilhar bastidores do universo e reforçar a autoridade da publicação no setor.

Captura de tela do perfil de Gabriel Monteiro no Instagram
Fonte: Instagram @gabrielhmonteiro

Conclusão

Enfim, cada um dos tipos de influenciadores digitais tem suas peculiaridades e contribuições únicas para o marketing de influência. Então, conhecer essas características permite que as empresas façam escolhas mais informadas em suas estratégias, maximizando o impacto de suas campanhas e alcançando seus objetivos.

Agora que você já conhece mais sobre esse assunto, que tal conferir também Quais são os 10 maiores influencers do Brasil? Isso e muito mais você acompanha em nossa categoria sobre influencers e creators!

Compartilhe

Enquete favorito BBB 25: qual participante você quer que ganhe o reality depois da saída de Thamiris? Vote!

A nova edição do Big Brother Brasil começou no dia 13 de janeiro com 12 duplas e já está bombando. Logo após 8 eliminações, 2 duplas e 6 individuais, restam 14 pessoas confinadas entre famosos e anônimos. Quem é o seu participante favorito?


Newsletter

Inscreva-se em nosso newsletter e receba diretamente em seu e-mail artigos exclusivos, dicas de beleza imperdíveis e as últimas novidades dos reality shows mais badalados. Não perca a chance de estar sempre à frente, conhecendo as tendências e segredos que só os verdadeiros conhecedores do universo fashion e do glamour dos realitys têm acesso!

Não fazemos spam! Leia mais em nossa política de privacidade.


Descontos e Promoções

Últimas notícias