·

Bolsas Birkin Personalizadas – Como o modelo luxuoso se transformou em objeto de arte na mão de pintores e escultores

Símbolo máximo do luxo, o modelo da Hermès foi criado nos anos 80 e até hoje é um dos mais cobiçados do mundo. As bolsas…

Compartilhe

Símbolo máximo do , o modelo da foi criado nos e até hoje é um dos mais cobiçados do mundo. As Birkin são produzidas inteiramente à mão, envolvem cerca de 72 horas de trabalho de artesãos experientes e custam no mínimo 30 mil reais. Esses fatores já seriam mais que suficientes para transformá-las em um item exclusivo, mas no universo da , a imaginação foi além. Hoje, o modelo Birkin é o preferido de pintores, escultores e grafiteiros, que o transformam em uma tela para expressar toda a sua criatividade e técnica.

Ao se deparar com imagens do trabalho de Barbara Ségal, muitos pensam se tratar da foto de uma edição marmorizada do clássico modelo Hermès. O engano se deve à perfeição com a qual Barbara esculpe as “réplicas” da peça, em pedras selecionadas à dedo e talhadas inteiramente à mão. A escultora é graduada em Pratt e ganhou ainda mais notoriedade após aparecer no Instagram da cantora , após ser destaque em publicações de peso como Elle e NY Post.

Do Instagram  via Hianna @badgalriri

Todas as bolsas esculpidas por Barbara tem o tamanho exato da original e incluem todos os seus detalhes, como as tags e dobras em couro, costuras perfeitas e até mesmo o cadeado – que ela esculpe da mesma rocha que a e depois pinta em tons metálicos.

As obras dela custam entre U$ 45.000 e U$ 65.000 – uma soma robusta, mas é interessante considerar que uma Birkin vintage original já chegou a ser vendida por mais de U$ 370.000 em um leilão da Christie’s. Novas e compradas diretamente na loja da Hermès, as bolsas podem chegar facilmente na soma dos U$ 200.000, dependendo das customizações escolhidas.

Via Instagram do @barbarasegal

Muitos artistas utilizam a simbologia luxuosa das bolsas Birkin para contestar nossa relação com o consumo e a ostentação. Em 2012, o fotógrafo e publicitário Terry Shields foi alvo da ira da internet após uma sessão de fotos na qual sua então namorada Francesca Eastwood destruía uma Birkin de mais de U$ 100.000. Nas imagens, a filha de Clint Eastwood usou uma serra elétrica e colocou fogo na peça, despertando inúmeras críticas e até mesmo ameaças de morte. Polêmicas a parte, o artista conseguiu abrir diálogos sobre a maneira como cultuamos objetos de consumo.

As bolsas Birkin também servem de moldura para muitos pintores. Um exemplo é George Condo, um artista contemporâneo norte-americano contemporâneo que estudou em Harvard, inspirou Salman Rushdie e tem trabalhos em exibição permanente nas coleções dos museus Whitney e Guggenheim.

Ele criou a capa do álbum My Beautiful Dark Twisted Fantasy, do cantor Kanye West, que gostou tanto do trabalho do artista que resolveu presentear com uma bolsa Birkin personalizada por ele. A pintura traz mulheres nuas, foi feita em apenas 15 minutos e especula-se que tenha custado uma soma exorbitante, já que as obras de Condo foram ventidas por mais de U$ 1 milhão no passado.

Do Instagram via @kimkardashian

Em ao Telegraph, Condo afirmou que o objetivo da sua obra foi o de tomar posse de um ícone do consumismo e modificá-lo, o que é considerado por muitos como uma blasfêmia. “Se eu tivesse acabado de pintar a bolsa e guardado-a em meu armário, isso não significaria nada”, disse ele, rindo. “Mas quando você coloca essa bolsa nas mãos de Kim Kardashian, bem, então você cria uma atmosfera completamente diferente. É tudo sobre contexto”.

Kim Kardashian com sua Birkin personalizada por George Condo

Com a febre dos acessórios pintados à mão, muitos artistas especializaram-se na personalização de bolsas Birkin, que rapidamente caíram no gosto das celebridades. Nos últimos anos, Khloe Kardashian, Rita Ora exibiram seus modelos grafitados e repletos de pinturas interessantes, um luxo disponível para poucos e que transformou a personalização em uma .

Do Instagram via @artburo.sa

Via Instagram

Da Rita Ora via Instagram

Do Instagram via @artburo.sa

Vitrine com seleção de bolsas luxuosas

Confira super seleção de bolsas de marcas famosas na Dafiti.

 

Já na Farfetch você encontra uma seleção de marcas luxuosas.

 

A Shop2gether também oferece bolsas de muitas marcas famosas.

Salvar

Salvar

Salvar

Compartilhe

Stories

Matérias Similares