Glamping – Conheça os acampamentos de luxo ao redor do mundo

332

O conceito de acampamento mistura luxo à paisagens naturais e ganhou o nome de “glamping” – glamour e camping.

Acampar não é para qualquer um. Dormir em barracas, muitas vezes desconfortáveis e difíceis de montar, banheiros duvidosos, refeições improvisadas, mochilas pesadas e noites às vezes até sem os benefícios da eletricidade. Entretanto, esse esforço é sempre recompensado ao contemplar alguns dos pontos turísticos mais deslumbrantes do mundo.

Para quem não aceita esse tipo de desafio, é possível aproveitar a aventura de acampar sem abrir mão do conforto. Os “eco-turistas sofisticados” podem desfrutar dos locais mais paradisíacos alojados em barracas térmicas pré-montadas com cama king-size, lençóis de algodão egípcio, com direito a banho quente em chuveiro particular e até mesmo um chef de cozinha.

O conceito surgiu na década de 90 em meio aos safáris da África. Hoje os acampamentos de luxo já estão disponíveis em todos os continentes. O preço é salgado – o custo da diária pode chegar a até U$3 mil, mas é o refúgio ideal para quem procura cenários naturais sem perder as regalias dos resorts e hotéis cinco estrelas.

Conheça alguns dos acampamentos de luxo espalhados pelo mundo:

Patagônia Camp – Patagônia Chilena

São doze tendas completamente independentes, montadas num bosque e com vista espetacular para o Lago Del Toro. Cada cabana conta com banheiro privativo, varanda, camas king size e aquecimento, além de serem decorados com tecidos e móveis feitos pelos artesãos da Patagônia. Entre as programações especiais, há o Wine & Nature Week, que combina a elegância e a harmonia do mundo dos vinhos com as espetaculares e selvagens paisagens chilenas. O passeio pode ser encontrado na Mak Tour.


Patagônia Camp é o primeiro acampamento de luxo na América do Sul, um lugar fascinante, diferente e original, onde cada detalhe foi cuidadosamente pensado para que os hóspedes possam desfrutar ao máximo da deslumbrante e selvagem natureza da mítica Patagônia Chilena combinando o conforto com a amabilidade chilena. Saiba mais informações na Maktour


Patagônia Camp

Under Canvas – Reserva de Serengeti, Tanzânia

Sem perder o contato com a vida selvagem, os aventureiros podem dormir em tendas itinerantes, que são previamente montadas. Há uma verdadeira estrutura hoteleira, com suítes de luxo equipadas com cama king size, tapetes, sofás de couro, móveis de madeira, chuveiro aquecido, talheres de prata e champagne. A instalação se desloca periodicamente, acompanhando a migração dos guinus – basta sair da suíte para começar o safári fotográfico.


Under Canvas

Bateleur Camp – Reserva de Masai Mara, Quênia

A reserva serviu de cenário para o filme Out of Africa, estrelado por Maryl Streep e Robert Redford. São nove tendas pré-montadas em meio à savana, com ventilador de teto, chuveiro, piso de madeira e lençóis de algodão egípcio. O acampamento cinco estrelas possui serviço de mordomo e chef prive, que servem um jantar à luz de velas na varanda da tenda.


Bateleur Camp

El Khiam Ahlam – Vale de Tassetift, Marrocos

O passeio começa com um piquenique nas dunas, contemplando o pôr do sol num bosque de palmeiras nas margens do rio Qued, e termina no acampamento com tendas-suítes montadas em pleno deserto do Saara, ornamentadas com tapetes persas, móveis e quadros antigos. Para jantar, tocheiros e a luz da lua iluminam a mesa posta com talheres de prata e porcelana fina. Sob o comando de um chef prive, uma brigada especial serve a refeição.


Fotos: Folie à Deux

Hotel Explora – Cordilheira dos Andes, Bolívia e Chile

Os turistas saem de jipe do altiplano boliviano rumo ao Salar de Uyuni, já em território chileno. São quatro paradas itinerantes ao longo da Cordilheira dos Andes. A equipe de apoio cuida de montar e desmontar as barracas e a cozinha em cada trecho da viagem. As suítes são de lona e dispõem de travesseiros de pena de ganso, cama king size, chuveiro com água quente, lençóis de algodão e mantas térmicas, que ajudam a enfrentar as baixas temperaturas que podem alcançar até -30°. No lado externo a equipe monta mesas e cadeiras para refeições ao ar livre.


Explora

Você também pode gostar!

El Capitán Canyon Santa Bárbara, Califórnia

São 26 tendas de lona equipadas com luz elétrica, aquecimento. Todas são mobiliadas e do lado de fora há mesas para piqueniques. Entre as barracas mais luxuosas, há opções de vista para o mar, para o canyon ou para as montanhas. Para aproveitar a paisagem, caminhadas ou passeios de bicicleta são a melhor opção.


El Capitán Canyon

Tandara Luxury – Sydney, Australia

Além de todo o conforto que uma tenda com cama king size pode oferecer, esse glamping autraliano também conta com TV tela plana, geladeira, wi-fi, terraço com churrasqueira e banheiro com dois chuveiros. Só o café da manhã já é um baquete. Os hóspedes também são presenteados com garrafas de vinho.


Tandara Luxury

Sal Salis Ningaloo Reef – Cape Range National Park, Austrália

São nove tendas montadas há apenas alguns metros da água e da maior costa de corais do mundo. A instalação levanta a bandeira da sustentabilidade: em meio às dunas brancas e ao ambiente marítimo, as tendas utilizam energia solar e possuem fornecimento de água controlado para que não haja desperdício.


Sal Salis Ningaloo Reef

Jollydays – Yorkshire, Reino Unido

As tendas são maiores que muitos quartos de hotéis. Têm lareiras, chão de madeira, sofás, cobertores de lã, banheiros privativos e varandas. Todos os recursos são usados pensando na sustentabilidade. Além disso, o acampamento ainda doa 10% de seu faturamento para projetos educacionais da região.


Jollydays

Les Camps Nomades – Marrocos

São três acampamentos no Marrocos: Camp Nomade Skoura, Camp Nomade Foum Tizza e Camp Nomade d’Iriqi, cada um com dez tendas que mais parecem palácios. Todos eles são montados no meio do deserto, possuem instalações sanitárias, duchas e oferecem a experiência de ficar hospedado em uma autêntica tenda nômade.


Les Camps Nomades

WhitepodSuíça

O glamping fica no meio da neve, a 1,7 mil metros de altitude. São 15 cabanas em forma de iglu, todas equipadas com banheiro, piso de madeira e paredes acolchoadas para proteger do frio. Os hóspedes têm à disposição todo o equipamento necessário para esquiar, já que as pistas ficam bem próximas. Há também sauna, spa, café da manhã e chá da tarde para os turistas.


Whitepod

Canopy & Stars – Reino Unido

A rede oferece diversos locais de glamping pelo Reino Unido, sempre unindo luxo, natureza e sustentabilidade. As cabanas contam com lareiras, banheiras, camas king size e café da manhã levado na porta, para ser apreciado com vistas maravilhosas. Entre as opções de estadia há tendas arredondadas, em cima de árvores, horse trucks adaptados e até charmosas carroças transformadas em suítes.


Canopy & Stars

Por Samantha Mahawasala

você pode gostar também