Exposição em Nova York homenageia carreira de Balenciaga

91

Desde novembro/2010, o Instituto Espanhol Rainha Sofía em Nova Iorque apresenta a exposição “Balenciaga: Mestre Espanhol“, a primeira a retratar o impacto da cultura, arte e história espanholas nas obras do legendário designer Cristobal Balenciaga (1895-1972).

Para Diana Vreeland, a inspiração de Cristobal vinha de dançarinas de flamenco, touradas, roupas de pescadores, dos mosteiros. “Balenciaga: Mestre Espanhol” leva em consideração as influências de grandes artistas espanhóis, desde Zurbarán e Goya até Picasso, Sorolla e Miró, e também a religião espanhola, sua história com a realeza, trajes regionais, danças típicas e o poder e esplendor das touradas.

A exposição foi concebida por Oscar de La Renta, que trabalhou lado a lado com o time da exposição para desenvolvê-la e realizá-la com sucesso. O curador é Hamish Bowles, editor da Vogue Europa e também curador da exposição “Jacqueline Kennedy: The White House Years”, aberta no Metropolitan Museum of Art em 2001.

Estão à disposição dos fãs mais de setenta itens do artista, que vieram de coleções públicas e privadas do mundo inteiro. Se estiver de passagem por New York neste período, não deixe de visitar a exposição, que segue em cartaz até Fevereiro de 2010.


Criações de Balenciaga, inspiradas em touradas e dançarinas de flamenco (Fotos Kenny Komer)



Uma das criações mais marcantes de Balenciaga, o vestido de noiva inteiro bordado faz parte da exposição (Fotos Kenny Komer)


As inovações de Balenciaga transformaram a moda feminina desde a abertura da sua maison em Paris em  1937 até sua aposentadoria em 1968 (Fotos Kenny Komer).

Você também pode gostar!



A Rainha Sofia, da Espanha, entre o curador da exposição Hamish Bowles e o estilista Oscar de La Renta, na abertura de Balenciaga: Mestre Espanhol – Foto: Mary Hillard


Hamish Bowles (Curador), Teresa Valente e seu marido, o embaixador  Jorge Dezcallar, a rainha Sofia da Espanha, Oscar de la Renta (Chairman do Queen Sofía Spanish Institute), e Inmaculada de Habsburgo (Presidente & CEO do Queen Sofía Spanish Institute)Foto: Mary Hillard


Instituto Espanhol Rainha Sofía

Park Avenue, 684 – Nova York, NY

Horários

Segunda a Quinta, 10h as 18h; Sexta, 10h as 20h; Sábado 10h as 17h

Fonte: Instituto Espanhol Rainha Sofía

Crédito da foto de abertura: Kenny Komer

Kind regards to Jennifer Purwin.

você pode gostar também