Guia Kathmandu – O que saber antes de visitar o Nepal?

116
Nepal - Guia de viagem Kathmandu

Kathmandu é a capital do Nepal e um destino perfeito para ver os Himalayas e garantir as melhores pashminas do mundo. Confira tudo que você precisa saber e quais os passeios imperdíveis para quem deseja visitar o local:

Guia Kathmandu – O que saber antes de visitar o Nepal?

Kathmandu, Nepal - Patan, Durbar Square
Durbar Square, em Patan. Esse é um dos passeios imperdíveis!

Kathmandu é a maior cidade do Nepal e, recentemente, passei 2 noites por lá. Como sempre viajo sozinha, resolvi escrever esse guia com algumas dicas que usei para otimizar o meu tempo e garantir boas experiências.
Eu saí de Nova Delhi e fiz um voo direto para o Aeroporto Internacional Tribhuvan, pela Nepal Airlines. Durou cerca de 1h45, mas o embarque acabou atrasando o voo em meia hora.

1. Visto para o Nepal

Patan, ao lado de Kathmandu

Sim, você precisa de um visto para entrar no Nepal. É possível fazer na embaixada, preencher o cadastro previamente online ou optar pelo visto na entrada, logo quando você chega no aeroporto. As durações são: visto de trânsito (1 dia), 15, 30 ou 90 dias. Clique aqui para conferir mais detalhes no site do Governo Nepalês.

Os Himalayas vistos de Nagarkoth. Um passeio imperdível a 2 horas de carro da cidade.

Eu optei pelo visto de 15 dias e paguei 30 dólares. Dica número 1: o pagamento é aceito preferencialmente em dólares e não pode ser feito com cartão de crédito. O processo dentro do aeroporto é um pouco confuso, mas basta pedir ajuda para os responsáveis que eles irão direcionar tudo corretamente.

2. A moeda do Nepal

Guia de viagem Kathmandu
O Nepal é um destino místico e com uma energia incrível.

A moeda nacional é a rúpia nepalesa. Você pode trocar seu dinheiro direto no aeroporto (com a pior cotação) ou usar uma ATM Machine e sacar diretamente em moeda nacional. O hotel onde me hospedei me ofereceu uma cotação melhor para a troca.
Como saí da India, viajei com rúpias indianas e acabei trocando no hotel ou mesmo no comércio local. Eles aceitam o pagamento nessa moeda e fazem a conversão instantânea, na sua frente.

Você também pode gostar!

3. Transporte em Kathmandu

Durbar Square Patan Nepal
Patan Durbar Square. A cidade fica coladinha em Kathmandu.

Conforme falei anteriormente, viajo sozinha e tinha pouco tempo para aproveitar a cidade. Por isso resolvi otimizar, entrei em contato com o hotel e solicitei, com antecedência, um motorista para me buscar no aeroporto. O valor é cerca de 7 dólares e o motorista irá aguardar logo na porta, segurando uma placa com o seu nome.
Chegando no hotel, aproveitei para contratar todos os passeios e já garanti motorista para os dois dias.
Geralmente eu chego no país e já compro um SIM Card para não ficar sem 4G. Dessa vez, como o tempo estava curto, preferi contratar tudo e não precisar me preocupar. Além disso, a segurança já fica 100% garantida.

Leia mais:
+
GALTA JI TEMPLE – VISITANDO O TEMPLO DOS MACACOS EM JAIPUR, INDIA – VIAGEM
+
GUIA JAIPUR – O QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE VIAJAR PARA A PINK CITY, NA ÍNDIA
+
ALHAMBRA E GENERALIFE – ROTEIRO IMPERDÍVEL NA ANDALUZIA NA ESPANHA

4. Onde se hospedar em Kathmandu?

Nepal - Guia Kathmandu
Kathmandu Boutique Hotel, localizado em Thamel.

Thamel é um bairro super bem localizado, considerado o centro do turismo em Kathmandu. Eu optei pelo Kathmandu Boutique Hotel, super bem localizado e com preços bem convidativos. Todo o staff do hotel é um amor e me surpreendeu positivamente. Eles também tem uma agência de viagens, um restaurante e bar, tudo o que você precisa para se hospedar com tranquilidade.

A cidade é enorme e tem bastante trânsito. Vale à pena contratar um motorista para fazer os passeios com tranquilidade.

O mercado de Thamel fica a poucos minutos a pé e você pode se perder no emaranhado de lojinhas artesanais. Aliás, as verdadeiras pashminas são encontradas no Nepal. Elas são feitas 100% de cashmere e tem a melhor qualidade do mundo. O que nos leva ao próximo tópico.

5. O que comprar em Kathmandu?

Thamel Market Kathmandu Nepal
Mercado de Thamel, em Kathmandu. Destino imperdível para os apaixonados por moda!

Além das peças em lã e cashemira, o mercado de Thamel também oferece uma variedade maravilhosa de chás e cafés orgânicos, produzidos nas montanhas. Ainda vale a pena garantir bons cosméticos e incensos naturais a preços quase ínfimos. Bolsas, lenços e decorações bordadas à mão também pipocam pelas ruas estreitas do mercado. São itens cheios de personalidade, daqueles para comprar hoje e usar para sempre.

Thamel Market Kathmandu Nepal
Bordados à perder de vista nos mercados. Capriche na barganha e garanta peças únicas com preços excelentes.
Paraíso das pashminas verdadeiras. Modelos bordados e que misturam cashemira com seda também são ótimas apostas.

Gostaram do Guia Kathmandu? Elenquei as principais dúvidas nesse post e, na sequência, teremos um apenas com os passeios maravilhosos que fiz na cidade.

você pode gostar também