Bondinho passando no centro de Lisboa

Roteiro Lisboa: o que você não pode deixar de visitar quando for a Portugal

Planeje sua viagem com nossos roteiros por Lisboa e descubra a rica história, cultura e sabores da capital portuguesa.

Compartilhe

A capital de Portugal é uma cidade que mistura tradição e modernidade de maneira única. E por conta disso, atrai visitantes de todos os lugares do mundo que buscam fazer um roteiro por Lisboa e aproveitar para passear por suas redondezas.

Lisboa traz história, cultura, gastronomia e beleza natural. Com mercados animados, bairros culturais e uma forte cena artística e criativa, a cidade respeita sua herança mesclando-a com o ar da juventude.

Confira mais de um roteiro para Lisboa e veja o que você pode fazer na capital portuguesa, os lugares imperdíveis e como se locomover para suas redondezas!

Quantos dias são suficientes para conhecer Lisboa?

O tempo que você passa em uma cidade ou país depende muito de seus gostos pessoais e dinheiro disponível. Contudo, cerca de 4 dias é o suficiente para conferir os pontos principais de Lisboa.

Torre de Belém, localizada em Lisboa, Portugal
Torre de Belém/Fonte: Pixabay

Em dois ou três dias, você pode percorrer a cidade, indo do centro histórico ao Castelo de São Jorge (15 euros a entrada), passando pela Sé de Lisboa, o pitoresco bairro de Alfama e deixando um tempo extra para o Mosteiro dos Jerónimos (a partir de 10 euros) e a Torre de Belém (6 euros para entrar).

E de noite, não deixe de jantar em um restaurante típico com Fado, um estilo musical melancólico de Portugal. Reservando uma noite para passear pelos bares do Bairro Alto.

Fonte: YouTube

Mas isso são apenas algumas dicas de um roteiro por Lisboa. Confira de maneira mais detalhada o que você pode conhecer pela capital!

É muito caro viajar para Lisboa?

Viajar para Lisboa é uma experiência cativante e rica culturalmente falando, mas a questão do custo é sempre uma consideração importante. A boa notícia é que, em comparação com muitas outras cidades europeias, Lisboa é uma opção mais acessível para os viajantes.

Igreja de Sé em Lisboa, Portugal
Sé de Lisboa/Fonte: Pixabay

É claro que tudo irá depender do estilo de viagem que você quer fazer. Afinal, as acomodações em Lisboa vão dos mais baratos hostels, a partir de 20 euros a noite (um pouco mais de 100 reais, dependendo da cotação do dia) até hotéis de luxo.

E em relação aos restaurantes, também é possível encontrar opções caras e mais acessíveis. Sendo que sanduíches e comidas prontas no mercado estão a partir de 2 euros (10 reais, podendo variar com a cotação).

Por fim, o transporte também é relativamente econômico em Lisboa. O metrô, trem e os bondes são meios populares de locomoção com bilhetes a partir de 1,50 euros (cerca de 8 reais). E o uber também não é uma alternativa de transporte cara no país.

Em suma, com o euro em alta, viajar para Lisboa não é a alternativa mais barata, mas entre outras opções na Europa, acaba sendo mais viável. E buscando passagens aéreas fora da alta temporada, tem como achar um voo direto sem gastar tanto!

  • Confira também Foto de viagem: 12 dicas para tirar as melhores fotografias de paisagem + 40 ideias de poses criativas

O que saber antes de ir a Lisboa?

Antes de embarcar nessa aventura e começar seu roteiro para Lisboa, vale levar em conta alguns aspectos sobre a capital portuguesa.

vista de cima da cidade de Lisboa
Lisboa/Fonte: Pixabay

Primeiramente, leve em consideração o clima da cidade. Lisboa possui invernos suaves e verões quentes. Então, no geral, prepare sua mala com roupas leves e casacos finos para o vento que faz de noite.

Entretanto, se sua viagem for durante o inverno europeu (dezembro, janeiro ou fevereiro), você não passará tanto frio como em outros países, mas vale levar roupas quentes, já que as temperaturas variam de 9 a 16ºC.

Outra questão importante que já foi comentada é que a moeda utilizada em Portugal é o euro (€) e, no ano de 2023, pode valer 5 vezes mais do que o real. Assim, passe em uma casa de câmbio ainda no Brasil e tenha em mãos um cartão internacional.

Por fim, leve sapatos confortáveis. As ruas de Lisboa são íngremes e pode não ser tão fácil passear por lá caso você não esteja preparado!

  • Após essa leitura, confira também Frases de viagem: 100 mensagens para usar em legenda para foto

Como fazer um roteiro para Lisboa?

Criar um roteiro para Lisboa é a chave para a sua viagem ser um sucesso! Claro que nem tudo vai sair como o planejado, e você precisa ter isso em mente. Mas o planejamento vai te ajudar a saber para onde ir, os pontos próximos e como aproveitar melhor seu tempo.

Ponte 24 e abril, em Lisboa
Ponte 25 de abril/Fonte: Pixabay

Dito isso, confira algumas dicas de roteiro em Lisboa, variando os dias e os planos!

O que fazer em Lisboa em 7 dias?

Quatro dias são o suficiente para curtir Lisboa. Todavia, se você quiser ir com mais calma, pode ficar uma semana na capital e aproveitar para passear pelos lugares mais próximos!

Praia de Cascas, em Portugal, em um dia se sol, com muitos banhistas
Praia de Cascais/Fonte: Pixabay

Com uma semana inteira para explorar Lisboa, você terá a oportunidade de vivenciar a cidade de maneira tranquila e abrangente. Nos primeiros dias, a dica é conhecer a história do lugar. Vá para os bairros centrais, Alfama, Castelo de São Jorge, Torre de Belém, Mosteiro dos Jerónimos e Arco da Rua Augusta!

Dessa forma, você poderá passar 3 dias indo com calma nos grandes pontos turísticos e desbravando eles por completo em seu interior. Sendo assim, no quarto dia, recupere as energias, ande de bondinho elétrico de tarde e vá ao Bairro Alto jantar ao som do Fado. Porém, caso queira mais agitação, passe pela pink street de noite e se entretenha com as baladas e bares da região.

Nesse sentido, separe o quinto dia para ir às praias ao redor de Lisboa, como Carcavelos e Cascais. No sexto dia, visite Sintra, uma cidade mágica com palácios coloridos e belos jardins.

Por último, como no sétimo dia já chega a hora de voltar para casa, certifique-se que não faltou nada e coma um último pastel de nata, doce de ovos ou bolinho de bacalhau.

  • Decerto, você se interessará por Marrocos: curiosidades, o que fazer e como acampar no Deserto do Saara

O que fazer em 5 dias em Portugal?

Se o seu tempo em Lisboa for um pouco menor, não tem problema! Como dissemos lá no começo, 4 dias são o suficiente para conhecer a capital, só é preciso planejar bem!

Castelo de Sintra, em Portugal
Sintra/Fonte: Pixabay

No primeiro dia vá ao Mosteiro dos Jerónimos e a Torre de Belém, reservando o horário do almoço ou do jantar para provar a culinária típica do local no Bairro Alto!

No segundo dia vá até a Sé de Lisboa, Castelo de São Jorge e logo depois passeie pelo bairro de Almafa, que fica ali próximo. Aproveite e dê uma parada no Miradouro de Santa Luzia para comer e ver o pôr do sol.

No terceiro dia, vá até a Praça da Figueira, experimente o bolinho de bacalhau e o pastel de nata mais famosos, tire uma foto com o Arco da Rua Augusta e termine a noite bebendo algo na pink street.

No quarto dia explore os arredores de Lisboa e vá para a praia de Cascais! Se for verão, com certeza irá pegar um tempo quente, talvez acima dos 30ºC, mas não se engane, a água do mar é bem gelada por lá.

Dito isso, no quinto dia, se ainda não for seu último, pegue o trem até Sintra. Caso contrário, pode dar uma volta na Avenida da Liberdade para conhecer lojas e restaurantes de alto nível em Lisboa.

O que fazer em Lisboa e arredores em 4 dias?

Se o seu tempo em Lisboa for menor ainda e você fizer mais questão de ir aos arredores da capital, ou até mesmo para outras cidades de Portugal, precisa montar seu roteiro com muito capricho.

Cidade de Porto, em Portugal
Porto/Fonte: Pixabay

Explore Lisboa no primeiro dia, talvez não entrando no Mosteiro ou no Castelo, mas visitando os monumentos por fora, assim como a Torre de Belém e o Arco da Rua Augusta. E de noite, jante no Bairro Alto ao som de Fado.

No segundo dia, alugue um carro ou pegue um ônibus de 3 horas até Porto, segunda maior cidade de Portugal e famosa por seu vinho. Passe algum tempo explorando o centro histórico e becos pitorescos, visite vinhedos e adegas ou faça um cruzeiro pelo Rio Douro antes de voltar para Lisboa.

Entretanto, no segundo dia você pode dormir ir para a encantadora cidade de Aveiro, conhecida como a “Veneza de Portugal” e passear de barco por seus canais. Em seguida, ainda nesse dia, seguir para Coimbra conhecer sua famosa universidade e centro histórico. Assim, você pode dirigir mais uma hora até Porto e dormir lá para começar o terceiro na cidade.

Contudo, também é possível seguir para o sul do país, fazendo um bate-volta em um dia e deixando os outros para ir ao norte, com um pouco menos de paradas.

Ao sul de Lisboa, 2h30 de carro, fica a região de Algarve, onde você pode conhecer as incríveis praias paradisíacas de Faro. Além disso, no mesmo dia, tem como ir à praia de Benagil fazer um passeio de caiaque ou barco até as cavernas no meio do mar.

O que não pode deixar de visitar em Lisboa?

Não dá para ir à Paris sem passar pela Torre Eiffel. Com isso, também há lugares em Lisboa que você não pode deixar de ir se estiver pela capital portuguesa.

Praia em Algarve, Portugal, onde há a caverna de Benagil
Algarve/Fonte: Pixabay

De fato, a Torre de Belém não pode ficar de fora, já que é um importante cartão postal da cidade. Assim como um passeio de bondinho, o centro histórico e a visita à alguma praia, dependendo da época do ano. Mas o restante vai muito de acordo com o desejo de cada um e o motivo da viagem e escolha do país.

Já pelos arredores, há cidades que não citamos como Fátima e Nazaré – onde as maiores ondas do mundo já foram surfadas por profissionais. E elas podem entrar ou não no seu roteiro dependendo do gosto pessoal, vontades e planejamento financeiro.

Roteiro Lisboa: conclusão

Lisboa é uma cidade que convida a explorar suas ruas encantadoras, mergulhar em sua rica história e saborear sua deliciosa culinária. Assim, vale muito a pena ser conhecida e cativa o coração de quem passa.

Por fim, fique de olho no canal Mundo e Viagens do Fashion Bubbles para não perder nenhuma dica do que fazer pelo mundo afora.

Compartilhe

Newsletter

Inscreva-se em nosso newsletter e receba diretamente em seu e-mail artigos exclusivos, dicas de beleza imperdíveis e as últimas novidades dos reality shows mais badalados. Não perca a chance de estar sempre à frente, conhecendo as tendências e segredos que só os verdadeiros conhecedores do universo fashion e do glamour dos realitys têm acesso!

Não fazemos spam! Leia mais em nossa política de privacidade.


Últimas notícias