Jeans Ecológico – Inovação brasileira feita com algodão naturalmente colorido

369
Em parceria com a Embrapa, a empresa paraibana Natural Cotton Color anuncia o lançamento do seu jeans ecológico. Ele é produzido a partir do algodão naturalmente colorido  BRS Rubi, dispensando o processo de tingimento. Confira tudo sobre a novidade:
 
Veja também Moda do Futuro: como a tecnologia está mudando o universo fashion. E Economia Afetiva com foco no propósito além de a Moda do Amanhã, com 10 caminhos e tendências para o futuro da moda.

Jeans ecológico brasileiro é feito com algodão naturalmente colorido

Jeans Ecológico feito com algodão naturalmente colorido
Jeans Ecológico é feito com algodão que já nasce colorido, dispensando tingimento! Imagem: Edna Maria Cosme dos Santos via Embrapa

Enquanto um jeans convencional chega a usar até 11 mil litros de água em sua fabricação, o material ecológico criado pela Natural Cotton Color reduz significativamente essa quantidade.
Isso porque esse jeans ecológico é produzido a partir de fibras de algodão naturalmente colorido. Isso mesmo: o algodão já nasce, no pé, em diferentes cores, dispensando o processo de tingimento.
Essa novidade irá estrear na semana de moda sustentável  Brasil Eco Fashion Week. Anteriormente, o jeans de algodão colorido teve excelente aceitação na Première Vision Paris.

Jeans Ecológico feito com algodão naturalmente colorido
Detalhe do jeans ecológico desenvolvido no Brasil
Jeans Ecológico feito com algodão naturalmente colorido
Jeans ecológico feito com algodão naturalmente colorido. Imagem: divulgação Natural Cotton Color
Você também pode gostar!


Para chegar a esse resultado, a empresa contou com o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), por meio de um edital de inovação em 2016. Após anos de pesquisa, eles conseguiram desenvolver o primeiro jeans nacional produzido à partir desse algodão.

O que é o algodão naturalmente colorido?

Jeans Ecológico feito com algodão naturalmente colorido
Roupas feitas com o algodão naturalmente colorido, matéria prima do jeans ecológico. Foto: Sérgio Cobel da Silva

Trata-se de um melhoramento de espécies que já existem na natureza. De acordo com a Embrapa, o algodão colorido é tão antigo quanto o branco, com registro de espécies nativas há mais de 4.500 anos.
No entanto, esse algodão naturalmente colorido possui fibras curtas e fracas. Foi esse o fator que impossibilitou o seu uso na fabricação de tecidos.

Algodão colorido BRS Rubi. Foto: Edna Maria Cosme dos Santos


Porém, após anos de estudo, os pesquisadores da Embrapa conseguiram melhorar a resistência e aumentar o comprimento das fibras. Hoje, já são produzidas  seis variedades no Brasil, com tons de marrom, vermelho e verde claro.

Leia também:
+ GRAFENO NA MODA – MATERIAL SUPER RESISTENTE PODE REVOLUCIONAR A INDÚSTRIA
+ VAREJO E TECNOLOGIA – 4 TENDÊNCIAS PARA O MERCADO DA BELEZA

Algodão naturalmente azul é aposta para a indústria do jeans

Rolos de tecido produzidos com algodão colorido natural. Foto: Senai

Com o aumento da demanda por produtos sustentáveis, a tecnologia é resposta para melhorar práticas antigas. Não há, por exemplo, uma planta de algodão naturalmente azul.
Para resolver esse dilema, pesquisadores da Embrapa e mais 19 países (entre eles Austrália e EUA) buscam, na biotecnologia, a resposta para o chamado “gene for jeans” (gene para jeans). Para Luiz Paulo Carvalho, pesquisador responsável pelo desenvolvimento das tonalidades de algodão colorido, o algodão azul seria uma contribuição inestimável para a ciência.
Em resumo, seria um grande avanço para a indústria da moda, uma vez que o jeans é fabricado no mundo inteiro de maneira tradicional, gastando milhares de litros de água.

Para ler mais sobre essa novidade no site da Embrapa, clique aqui.

você pode gostar também