Jeans Ecológico – Inovação brasileira feita com algodão naturalmente colorido

- Continue depois da Publicidade -

Em parceria com a Embrapa, a empresa paraibana Natural Cotton Color anuncia o lançamento do seu jeans ecológico. Ele é produzido a partir do algodão naturalmente colorido  BRS Rubi, dispensando o processo de tingimento. Confira tudo sobre a novidade:
 
Veja também Moda do Futuro: como a tecnologia está mudando o universo fashion. E Economia Afetiva com foco no propósito além de a Moda do Amanhã, com 10 caminhos e tendências para o futuro da moda.

Jeans ecológico brasileiro é feito com algodão naturalmente colorido

Jeans Ecológico feito com algodão naturalmente colorido
Jeans Ecológico é feito com algodão que já nasce colorido, dispensando tingimento! Imagem: Edna Maria Cosme dos Santos via Embrapa

- Continue depois da Publicidade -

Enquanto um jeans convencional chega a usar até 11 mil litros de água em sua fabricação, o material ecológico criado pela Natural Cotton Color reduz significativamente essa quantidade.
Isso porque esse jeans ecológico é produzido a partir de fibras de algodão naturalmente colorido. Isso mesmo: o algodão já nasce, no pé, em diferentes cores, dispensando o processo de tingimento.
Essa novidade irá estrear na semana de moda sustentável  Brasil Eco Fashion Week. Anteriormente, o jeans de algodão colorido teve excelente aceitação na Première Vision Paris.

Jeans Ecológico feito com algodão naturalmente colorido
Detalhe do jeans ecológico desenvolvido no Brasil

- Continue depois da Publicidade -

Jeans Ecológico feito com algodão naturalmente colorido
Jeans ecológico feito com algodão naturalmente colorido. Imagem: divulgação Natural Cotton Color


Para chegar a esse resultado, a empresa contou com o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), por meio de um edital de inovação em 2016. Após anos de pesquisa, eles conseguiram desenvolver o primeiro jeans nacional produzido à partir desse algodão.

Você também pode gostar!

- Continue depois da Publicidade -

O que é o algodão naturalmente colorido?

- Continue depois da Publicidade -

Jeans Ecológico feito com algodão naturalmente colorido
Roupas feitas com o algodão naturalmente colorido, matéria prima do jeans ecológico. Foto: Sérgio Cobel da Silva

Trata-se de um melhoramento de espécies que já existem na natureza. De acordo com a Embrapa, o algodão colorido é tão antigo quanto o branco, com registro de espécies nativas há mais de 4.500 anos.
No entanto, esse algodão naturalmente colorido possui fibras curtas e fracas. Foi esse o fator que impossibilitou o seu uso na fabricação de tecidos.

Algodão colorido BRS Rubi. Foto: Edna Maria Cosme dos Santos


Porém, após anos de estudo, os pesquisadores da Embrapa conseguiram melhorar a resistência e aumentar o comprimento das fibras. Hoje, já são produzidas  seis variedades no Brasil, com tons de marrom, vermelho e verde claro.

Leia também:
+ GRAFENO NA MODA – MATERIAL SUPER RESISTENTE PODE REVOLUCIONAR A INDÚSTRIA
+ VAREJO E TECNOLOGIA – 4 TENDÊNCIAS PARA O MERCADO DA BELEZA

Algodão naturalmente azul é aposta para a indústria do jeans

Rolos de tecido produzidos com algodão colorido natural. Foto: Senai

Com o aumento da demanda por produtos sustentáveis, a tecnologia é resposta para melhorar práticas antigas. Não há, por exemplo, uma planta de algodão naturalmente azul.
Para resolver esse dilema, pesquisadores da Embrapa e mais 19 países (entre eles Austrália e EUA) buscam, na biotecnologia, a resposta para o chamado “gene for jeans” (gene para jeans). Para Luiz Paulo Carvalho, pesquisador responsável pelo desenvolvimento das tonalidades de algodão colorido, o algodão azul seria uma contribuição inestimável para a ciência.
Em resumo, seria um grande avanço para a indústria da moda, uma vez que o jeans é fabricado no mundo inteiro de maneira tradicional, gastando milhares de litros de água.

Para ler mais sobre essa novidade no site da Embrapa, clique aqui.

- Continue depois da Publicidade -

você pode gostar também

“Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência. Ao utilizar nossos serviços, você concorda.” Tudo bem Mais detalhes