Paulo Borges desvenda os segredos de negócio por traz do sucesso da SPFW – SPFW Nº 46

O que anda rolando no SPFW, o evento mais badalado da Moda.

 TRAN[SP]POSIÇÃO  é o tema da  edição, provocando todos a ir além de suas próprias convicções e certezas, e inaugura um novo ciclo na história de 23 anos da plataforma que consolidou e projetou a moda brasileira para o mundo.

Em uma coletiva direcionada aos jornalistas, Paulo Borges, o idealizador e diretor criativo da São Paulo Fashion Week desvenda os segredos do sucesso e a receita para a longevidade do evento, que já se consolidou como a maior semana de moda da América Latina.

“Eu vou contar a receita da vovó, a receita da mãe: as pessoas me veem como aquela pessoa que faz a direção do evento, ou aquela pessoa que vai atrás do Santander ou que procura a Jeep. Eu faço isso também, mas antes, eu faço uma coisa chamada conexão!

Eu fico conectando pessoas e empresas. Não é a toa que hoje a Chilli Beans faz uma série de ações com protagonistas que participam da SPFW. Isso não é o acaso, não é o destino, é uma construção! Não é um acaso, que o Santander está aqui – foi uma elaboração estratégica, econômica e financeira.  O mesmo acontece com o Senai.

Existem conexões pensadas, e esse processo ocupa 70% do meu tempo. Eu fico colocando um ponto no outro, o tempo todo, isto é, juntando partes para que se fomentem outros negócios, que se crie outras conexões. Esse é sem dúvida, o sucesso do SPFW.” Revela Paulo Borges.

Ainda exemplificando sobre as conexões, ele explica:

“O meu trabalho é costurar um e outro. Por exemplo, a Braskem entrou em contato sobre um projeto: um polímero reciclado a partir do plástico e que depois vira um fio e eles precisavam que esse fio virasse um tecido para ir para passarela. Fui na Berlan para fazer o tecido, procurei a Patricia Bonaldi – tenho um projeto que é a sua cara, vamos tomar um café! – Senta todo mundo junto e aí eles fazem. E isso gera todo um novo negócio. É esse processo que eu faço e que alimenta o São Paulo Fashion Week.”

Traduzindo, o grande segredo da energia do evento, que já passa das duas décadas de sucesso, é gerar negócio e visibilidade aos participantes, tendo como pano de fundo não só o glamour da moda, mas toda uma reflexão sobre o novo na cultura.

Não é à toa que a semana de moda de São Paulo, dá um show de sustentabilidade e mostra sua maturidade em tempos de crise, fazendo os ajustes necessários e explorando novos espaços e conexões. Com uma cultura mais acolhedora e menos competitiva, o evento está charmoso, mas não pretensioso. Permanece explorando as fronteiras do glamour e mostra que apesar das crises e tempestades, a moda brasileira está cada dia mais madura e consolidada.

 
Paulo Borges, Idealizador da São Paulo Fashion Week, Denise Pitta do Fashion Bubbles e Roberto Ethel da MKTMix

Sobre as Redes Sociais

Questionado sobre o impacto das redes sociais na moda, Paulo Borges, pondera:

“O mais bacana das redes sociais, é que ela deu um universo particular de estado de alma,  em que eu posso ter um negócio menor, pequeno. Por exemplo,  a minha ideia é tão importante que ela é relevante, mas eu não quero vender um milhão de peças, eu quero vender mil…

Aí eu vou entender se eu sobrevivo, se fico feliz com estas mil peças… Se não, agora eu quero vender 100 mil peças. Essa possibilidade de ajuste individual de cada negócio, atualmente é possível, porque você tem formas de se comunicar e você pode ir criando as suas próprias redes. ”

E por falar em redes sociais, acompanhe super dicas, novidades e lançamentos da moda, arte e cultura seguindo nosso Instagram: @fashionbubblesoficial.

 

O que anda rolando na SPFW N46, além dos desfiles

O São Paulo Fashion Week chegou à sua 46ª edição e o Sebrae marcou presença no maior evento de moda da América Latina com amplo espaço e ações dedicadas aos pequenos empreendedores de todo o país. Também está acontecendo o Top Five, tradicional desfile da semana de moda, fruto de projeto do Sebrae e In-Mod, com as marcas Karine Fouvry Resort, LED, Vankoke, Borana e Studio Kalline. Os estilistas apresentaram suas novas coleções ao seleto público do SPFW no ARCA, sua nova casa.

É no espaço Arca, um galpão na Vila Leopoldina que a maior parte da programação está acontecendo, com exceção de alguns desfiles e das masterclasses que integram a programação do Projeto Estufa e ocorrem no Farol Santander, no centro da cidade.

Nas masterclasses do Projeto Estufa, Fred Gelli, cofundador, CEO e diretor de criação da Tátil Design, abordou a “Inteligência Natural – Biomimetismo e Design”. Enquanto Álvaro Machado, neurocientista cognitivo, e Eduardo Oda, matemático computacional e fundador do primeiro e maior hackerspace da América Latina (Garôa) apresentaram:  “Blockchain, singularidade e o sentido da mudança e a inauguração do século”.

No lounge do Sebrae aconteceram ainda pitches com startups da cadeia da moda e foram promovidos matchmaking entre startups e empresários. As duas ações fizeram parte da programação do Projeto Estufa.

Related Post

Já a agência Approach abordou a comunicação de propósito, marcas e marketing de causas.

Marcas do Top Five brilham no 46º São Paulo Fashion Week

Pequenos negócios apresentaram as coleções na maior semana da moda da América Latina

Empresários, profissionais do setor, imprensa especializada e fashionistas lotaram a sala de desfile do ARCA para prestigiarem o Top Five, desfile de marcas de pequenos negócios no São Paulo Fashion Week.  As marcas Karine Fouvry Resort, LED, Vankoke, Borana e Studio Kalline por Eduardo Rizzotto apresentaram à seleta plateia as novas coleções. O desfile coletivo é fruto do convênio Contextualizar na Moda III, firmado entre o Sebrae e o In-Mod, e oferece aos micro e pequenos empresários do setor a oportunidade de aprofundar conhecimento no universo de alto valor agregado da indústria da moda.

A cadeia produtiva da moda emprega 2 milhões de pessoas no Brasil e a expectativa é que esse mercado registre um crescimento anual, em média, de 2,6% em volume de recursos, até 2021. “Os micro e pequenos empresários são parte fundamental do universo da moda. Nesse sentido, o nosso objetivo é o de sempre apoiar o empreendedor. O Sebrae reitera este ano a sua missão e nos mantemos atuantes no São Paulo Fashion Week, já que a moda é uma constante inovação.”, disse Guilherme Afif Domingos, presidente do Sebrae.

O projeto Top Five é realizado desde 2016. Todas as marcas recebem consultorias de um grupo multidisciplinar que as auxiliam na estruturação de suas coleções e produtos, na formatação de preço e networking, no relacionamento com fornecedores e na participação direcionada em plataformas de imagem.

Por meio da oportunidade, elas ganham visibilidade e perspectiva de alavancar novos negócios, já que as atividades realizadas pelo convênio visam fomentar a abertura de novos mercados, inserir os pequenos negócios no circuito de moda mais importante do país e fortalecer a rede de parceiros.

Karine Fouvry - Top 5 - SPFW N46 out/2018 foto: Ze Takahashi / FOTOSITE
Karine Fouvry - Top 5 - SPFW N46 out/2018 foto: Ze Takahashi / FOTOSITE
Borana - Top 5 - SPFW N46 out/2018 foto: Ze Takahashi / FOTOSITE
Borana - Top 5 - SPFW N46 out/2018 foto: Ze Takahashi / FOTOSITE
Vankoke - Top 5 - SPFW N46 out/2018 foto: Ze Takahashi / FOTOSITE
Vankoke - Top 5 - SPFW N46 out/2018 foto: Ze Takahashi / FOTOSITE
Led - Top 5 - SPFW N46 out/2018 foto: Ze Takahashi / FOTOSITE
Led - Top 5 - SPFW N46 out/2018 foto: Ze Takahashi / FOTOSITE
Led - Top 5 - SPFW N46 out/2018 foto: Ze Takahashi / FOTOSITE
Studio Kalline - Top 5 - SPFW N46 out/2018 foto: Ze Takahashi / FOTOSITE
Studio Kalline - Top 5 - SPFW N46 out/2018 foto: Ze Takahashi / FOTOSITE
Studio Kalline - Top 5 - SPFW N46 out/2018 foto: Ze Takahashi / FOTOSITE

 LIVO Eyewear assina os óculos para o desfile da Modem no SPFW

LIVO Eyewear aceitou o convite para desenvolver um óculos futurista que cruzou a passarela da Modem no SPFW. Os óculos, feitos à mão em acetato premium, fizeram parte do styling do desfile de Inverno 2019 da marca de André Boffano.

Em comum, LIVO e Modem têm a busca por inovação e matérias-primas nobres. “Houve um estudo muito intenso de formas, cores e shapes por trás do desenvolvimento dessa coleção, isso foi essencial para o resultado final, um modelo conceitual e com estética futurista”, explica André Boffano, diretor criativo da Modem.

O modelo de óculos reproduzido em três cores faz referência ao puxador usado nas roupas da Modem desde a primeira coleção: um shape inspirado nos móbiles do artista Alexandre Calder.

“Colaborar com estilistas é um laboratório experimental. Além de um longo histórico de collabs com marcas de moda, a LIVO já participou do SPFW junto de A.BRAND, Reserva, Cotton Project e Gloria Coelho. Desta vez, entregamos um óculos que traduz o DNA vanguarda da Modem e que leva o trabalho artesanal da LIVO à outro nível”, conta Rafaela Mercaldo, MKT e PR da LIVO.

O modelo conceitual foi desenvolvido para o desfile e não será comercializado.

Sou de Algodão no SPFW N46

O Sou de Algodão, movimento desenvolvido pela Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), com diversas ações para incentivar o uso da fibra na indústria têxtil do país participou novamente do São Paulo Fashion Week.

Nesta edição, fez sua primeira parceria com João Pimenta, que desenvolveu uma coleção inteiramente feita de algodão, com uma fibra só, o que representou um desafio para o estilista que costuma trabalhar com muitos fios.

“Estar mais uma vez na São Paulo Fashion Week teve uma importância, inclusive simbólica, para o Sou de Algodão. Foi nesse evento, o maior da moda no país, que nosso movimento estreou, mostrando aos players brasileiros e ao público participante que a moda pode ser, sim, mais natural e sustentável, sem perder em estilo e criatividade”, comemora Arlindo Moura, presidente da Abrapa.

                    

Häagen-Dazs estreia na São Paulo Fashion Week

Pela primeira vez, a Häagen-Dazs – referência mundial em sorvetes premium –, levará alguns de seus sabores para o maior evento de moda do Brasil. Conectada com o público ligado ao mundo fashion, a marca é uma das patrocinadoras oficiais da 46ª edição da SPFW e está com um espaço exclusivo no ARCA, onde os visitantes poderão conhecer o seu mais recente lançamento: os stickbars (sorvete no palito) em dois deliciosos sabores (Vanilla Caramel Almond e Chocolate Choc Almond), feitos com casquinha de chocolate belga e amêndoas crocantes, calda cremosa e o tradicional sorvete Häagen-Dazs.

 ***

Por Denise Pitta de Almeida

Denise Pitta: Denise Pitta é digital influencer e empreendedora. Uma das primeiras blogueiras de moda do país, é idealizadora do Fashion Bubbles, e também CEO do portal que já recebeu mais de 110 milhões de visitas. Estilista, formada em Moda e Artes Plásticas, atuou em diversas confecções e teve marca própria de lingeries, a Lility. Começou o blog em Janeiro de 2006 e atualmente desenvolve pesquisas de Moda Simbólica, História e Identidade Brasileira na Moda e Inovação. Além de prestar consultoria em novos negócios para Internet. É apaixonada por filosofia, física quântica, psicanálise e política. Siga Denise no Instagram: @denisepitta e @fashionbubblesoficial

Usamos cookies em nosso site para oferecer uma melhor experiência. Ao clicar em “Aceitar tudo”, você concorda com o uso de TODOS os cookies. No entanto, você pode visitar "Configurações" para ajustar quais cookies deseja aceitar ou não em nossa Política de Privacidade.

Leia mais