WGSN – Doze anos antecipando tendências no mundo da moda
A WGSN é considerada uma autoridade global em estilo e design. A empresa identifica e analisa tendências de estilo atuais e futuras e oferece ferramentas…
A WGSN é considerada uma autoridade global em estilo e design. A empresa identifica e analisa tendências de estilo atuais e futuras e oferece ferramentas on-line que podem ser usadas para criar serviços e produtos de sucesso comercial.
Os clientes são líderes mundiais em vestuário, estilo e design – são mais de 36 mil usuários espalhados pelo globo que têm a produção definida pelas informações precisas da WGSN.
A empresa surgiu em Londres, no ano de 1998, fundada por Marc Worth e seu irmão Julian Worth. Eles perceberam que a indústria da moda precisava obter informações em diversas fontes, o que demandava dias e semanas viajando pelo mundo para participar de desfiles.
Em entrevista ao site Couromoda.com, Marc Worth declarou: “Concluímos, então, que este mundo acelerado da moda necessitava de seu próprio ‘Bloomberg’ ou ‘Reuters’, um único serviço que fornecesse informações globais online, em tempo real, especificamente para as indústrias de moda e estilismo. E para suprir essa carência, criamos a WGSN”.
São centenas de profissionais envolvidos, de sociólogos a fotógrafos. A base da empresa fica em Londres, mas a WGSN também está presente em Nova Iorque, Hong Kong, Seul, Los Angeles, Melbourne e Tokyo.
Aqui no Brasil são seis anos de história com o escritório em São Paulo, único na América Latina. Durante as semanas de moda na capital paulista e no Rio de Janeiro os funcionários saem a campo com o reforço dos caçadores de tendência de outros países que chegam em busca de pesquisas.
Para ter acesso às fotos de vitrines, tendências de maquiagem e passarelas, reportagens sobre o setor e ainda um arquivo de 12 anos com mais de 5 milhões de imagens e 650 mil páginas de informação, é preciso pagar uma quantia bastante apimentada. Entretanto, se o serviço não fosse bom, a WGSN não teria clientes como Adidas, Burberry, H&M, Diesel, Dolce & Gabanna, Zara, Pottery Barn, Reebook e L’Oréal, entre tantos outros.
Recentemente, no dia 07 de setembro, a WGSN lançou mundialmente uma inovadora e multi-facetada plataforma digital, chamada FONTIS, que foi desenvolvida para trazer consistência na entrega de visões, inspirações e ações para empresas na junção da moda com estilo e varejo.
A nova plataforma transforma e aumenta a interação e eficácia dos times de criação, compras, visual merchandising e marketing, além de melhorar consideravelmente a relação da empresa com a velocidade do mercado – o que diminui os riscos de planejamento.
FONTIS, nome que em latim significa fonte ou nascente, utiliza uma tecnologia de ponta para reestruturar o conteúdo de design, imagens, previsão de tendências, análise de mercado, reports, entre outras ferramentas da WGSN.
Isso permite que designers e executivos de moda possam pesquisar o conteúdo com maior eficácia e de forma personalizada. O portal WGSN inclui hoje mais de 600 mil páginas de informação, número que supera até o arquivo do Financial Times.
Leia aqui a entrevista completa de Marc Worth ao Couromoda.com.
Veja alguns vídeos usados em apresentações da WGSN
[http://www.youtube.com/watch?v=Ee8-dNOnvJQ]
[http://www.youtube.com/watch?v=g4r00MjJsNg]
Foto: Rosenbaum Design