Campeão mundial de remo morre aos 26 anos

O esportista lutava desde o ano passado contra um osteossarcoma na perna esquerda

Compartilhe

Filippo Mondelli, campeão mundial de remo que ajudou a Itália a se classificar para as Olimpíadas de Tóquio, morreu aos 26 anos de câncer ósseo, anunciou o Comitê Olímpico Italiano (CONI) na quinta-feira.

O remador conquistou o título mundial de quadruple scull em 2018 e também foi bicampeão europeu, em double scull em 2017 e em quadruple scull no ano seguinte.

Mondelli junto com seus companheiros de equipe Andrea Panizza, Luca Rambaldi e Giacomo Gentili qualificaram a Itália para o scull quádruplo nos Jogos de Tóquio, que deveriam ser realizados em 2020, mas devido à pandemia de coronavírus será realizada no mesmo local em 2021.

O presidente do CONI, Giovanni Malago, descreveu o remador como:

“um grande campeão, dentro e fora d’água, um exemplo de habilidade e coragem, um campeão dos valores que tornam o mundo do esporte grande”.

Mondelli foi diagnosticado com um osteossarcoma na perna esquerda há um ano e foi operado. No entanto, ele não conseguiu superar a doença e três anos depois de ser campeão mundial, ele morreu.

 

Mondelli e sua trajetória no remo

 

Filippo Mondelli

 

Mondelli começou a remar em 2007 e em 2015 conquistou o ouro na 4ª Competição do Mundial Sub 23. Ingressou na seleção principal após as Olimpíadas Rio 2016, disputou uma temporada inteira, conquistando a medalha de ouro no Europeu de 2017 e a medalha de bronze no Mundial do mesmo ano.

O tumor foi descoberto por causa de dores no joelho. Assim começou aquela batalha que, apesar das terapias, ele não conseguiu vencer.

“Fazia alguns dias que vinha reclamando de uma dor no joelho e esse diagnóstico foi inesperado – revelou Mondelli em janeiro de um ano atrás. Espero voltar logo totalmente recuperado. Preciso agradecer aos meus companheiros, aos médicos, aos técnicos e aos gestores federais e a tantas pessoas que, nos últimos dias, sempre estiveram perto de mim”, disse ele ao site da Federação Nacional de Remo.

 

  • Veja também: Surfista que iria para as Olimpíadas morre atingida por um raio no mar

 

A doença

 

Uma dor no joelho que não lhe deu trégua o obrigou a recorrer a exames diagnósticos aprofundados para entender qual era a causa daquela doença. Ele percebeu isso depois de ter iniciado o encontro pré-olímpico e foram os médicos da federação que o dirigiram. E desde então nada mais foi o mesmo.

 

  • Siga o Fashion Bubbles no  Google News para poder acompanhar tudo sobre famosos direto em seu smartphone. É só clicar aqui, depois na estrelinha 🌟 lá no News.

 

Os dirigentes, técnicos e atletas deixaram mensagens afetuosas à sua família e expressam as suas mais profundas condolências.

 

 

Filippo Mondelli deixou a seguinte mensagem no Instagram:

Aqui estou!
Desculpe pela ausência.
Hoje pela primeira vez desde a operação me levantei!
Nos primeiros dias, pequenos movimentos da perna enquanto estava deitado, depois nos últimos dois dias, levantei lentamente para cima.
ESTOU BEM!
Agradeço a todos, realmente a todos.

Compartilhe

Newsletter

Inscreva-se em nosso newsletter e receba diretamente em seu e-mail artigos exclusivos, dicas de beleza imperdíveis e as últimas novidades dos reality shows mais badalados. Não perca a chance de estar sempre à frente, conhecendo as tendências e segredos que só os verdadeiros conhecedores do universo fashion e do glamour dos realitys têm acesso!

Não fazemos spam! Leia mais em nossa política de privacidade.


Últimas notícias BBB

Últimas notícias