Morre o cantor e compositor, João Donato aos 88 anos
Contribuinte da MPB e divulgador da arte brasileira no exterior, João Donato foi considerado: Gênio, desligado, louco, de tudo um pouco
João Donato faleceu na manhã dessa segunda-feira, 17, no Rio de Janeiro. A informação foi passada através de um comunicado oficial.
“Hoje o céu dos compositores amanheceu mais feliz: João Donato foi para lá tocar suas lindas melodias. Agora, sua alegria e seus acordes permanecem eternos por todo o universo”- disse a equipe do compositor.
A causa da morte de João Donato não foi confirmada, contudo o cantor vinha enfrentando uma série de problemas de saúde. Recentemente, tratou uma infecção nos pulmões, e junho, o filho do cantor, Donatinho, contou que o compositor ficou internado.
- Veja também – Quem é Jorge Aragão? Aos 74 anos, cantor é diagnosticado com câncer: “Contando com apoio e orações”
Quem foi João Donato?
Nascido em Rio Branco no dia 17 de agosto de 1934, João Donato foi um dos grandes nomes da bossa-nova, ao lado de João Gilberto, Tom Jobim, Vinícius de Moraes e Johnny Alf.
Filho de um um major da aeronáutica e de uma dona de casa, Donato mostrou talento para a música logo cedo. Sua família mudou-se para o Rio de Janeiro quando ele tinha apenas 5 anos, e nessa idade ele já tocava muito bem acordeon.
A inspiração veio da família. O pai do cantor além de militar tocava bandolim, a mãe também cantava e a irmã mais velha era pianista. Pouco tempo depois, o irmão mais novo de João Donato nasceu e mais tarde se formou em letras, ajudando nas composições.
O músico chegou a tentar a sorte no programa de rádio de Ary Barroso. O apresentador no entanto alegou que não gostava de meninos prodígios.
Aos 15 anos, João Donato se profissionalizou. Entre as décadas de 50 e 60, João Donato atuou como musicista contribuindo para gravações de vários músicos. Ainda em 50 mudou-se para os Estados Unidos,
Por lá o músico conseguiu incorporar swing latino ao jazz. Dessa forma, grava o disco A Bad Donato e compõe músicas como “Amazonas”, “A Rã” e “Cadê Jodel”.
- E mais – Resumo Mundo dos Famosos – Vítima que denunciou Prior de estupro desabafa: “Fez uma poça de sangue”
Um dos melhores do mundo
João Donato criou o próprio grupo, Donato e Seu Conjunto, em 1953, e também integrou o grupo Os Namorados.
A volta para o Brasil aconteceu em 1962, já casado com a atriz norte-americana Patricia del Sasser, mas acabou retornando para os EUA .
De fato, com sua criatividade e investigação, João Donato conseguiu ajudar a moldar o que hoje chamamos de MPB. Todavia, o cantor nunca entrou para o hall midiático dos artistas.
O disco, “Quem é Quem” de 1973 foi listado entre os 100 melhores discos brasileiros da revista “Rolling Stone”.
Famosos se despedem de João Donato
Como resultado, assim que a notícia da morte do cantor foi anunciada, diversos cantores famosos se manifestaram e prestaram homenagem a esse grande artista brasileiro.
“João Donato foi um dos seres humanos mais incríveis que conheci nessa passagem, um Brasileiro sensacional… me chamava de Marcelinho e isso enchia meu coração. Vou sentir muito sua falta meu amigo, descanse em paz” – escreveu Marcelo D2.
De maneira idêntica, Cissa Guimarães também usou as redes para se despedir do amigo: “Vai na luz, meu amigo. Muito obrigada por tudo”.
“R.I.P. João Donato. Tive o privilégio de receber João na minha casa 2 ou 3 vezes por semana durante todo o ano de 1989. Ele vinha gravar suas ‘demos’ no meu estúdio. Aprendi muito de música Brasileira com ele. Vá em paz, meu amigo! Grato pela honra de te conhecer pessoalmente”- escreveu Ritchie, cantor.
“Obrigada por tudo mestre”– disse Gaby Amarantos.
- Siga o Fashion Bubbles no Google News! É só clicar aqui e, depois, na estrelinha🌟 lá no News!
Por fim, veja como a notícia foi contada na BandNews