Foto do estilista Paco Rabanne.

Morre Paco Rabanne, estilista espanhol, aos 88 anos

Paco Rabanne morreu em Portsall, na França. Relembre carreira do estilista que ficou conhecido por ousar em seus desfiles

Compartilhe

Morre o estilista Paco Rabanne, aos 88 anos. O grupo que controla a marca Paco Rabanne, Puig, confirmou a informação nesta sexta-feira, 3.

Conforme o jornal francês “Le Monde”, Rabanne morreu em Portsall, na França. O motivo da morte não foi divulgado. Marc Puig, presidente e CEO da Puig, disse: “Estou profundamente triste com a morte do Sr. Paco Rabanne”.

Paco Rabanne dedicou a vida à moda

Francisco Rabaneda y Cuervo, nome original dele, começou a aparecer na moda com conjuntos e designs inspirados na era espacial da década de 1960.

Apaixonado desde a infância pelas artes, especialmente pinturas, começou a desenhar aos 7 anos, e elevou sua habilidade a um nível bem avançado quando estudou arquitetura, área da qual, aliás, tirou ideias que aplicaria depois na moda.

Rabanne nasceu em 1934, no dia 18 de fevereiro, em Pasaia, província de Guipuscoa, parte do País Basco espanhol. Ele entrou no mundo da moda devido à mãe, que trabalhava para Cristobal Balenciaga.

Aos 17, em Paris, estudou arquitetura por 10 anos na Ecole Nationale des BeauxArts.

Sua estreia como estilista foi em 1964, quando chamou atenção por seus vestidos experimentais e pelo fato de as modelos estarem descalças;

Foto do estilista Paco Rabanne.
Fonte: Instagram @pacorabanne

Paco Rabanne também era apaixonado por esoterismo, sobre o qual escreveu diversos livros de sucesso. Enfim, por volta de 1990, passou a frequentar constantemente a TV francesa, falando mais sobre bolas de cristal do que sobre roupas.

Qual a nacionalidade de Paco Rabanne?

Paco Rabanne, como é conhecido, é um estilista espanhol radicado na França.

“Metalúrgico” da moda

Esse apelido Paco Rabanne ganhou da estilista francesa Coco Chanel. Isso porque o estilista conquistou um lugar especial na moda munido apenas de pinças e placas de metal.

Ele foi o responsável por promover o uso do metal na moda, bem como o de fundar uma das mais famosas linhas de perfumes do mundo.

View this post on Instagram

A post shared by victoria (@silver__hf)

Seu 1º desfile com materiais contemporâneos foi em 1966, quando apresentou 12 vestidos metálicos que pesavam mais de 30 quilos. As modelos que desfilaram eram todas negras e estavam com os pés descalços. Sem dúvidas, foi um sucesso esmagador.

Assista uma das principais criações de Paco Rabanne:

Hoje, por exemplo, suas criações inspiram roupas com placas metálicas em todo o mundo. As famosas usam e todo mundo pode usar.

Aliás, uma das tendências de Carnaval 2023, que são as saias de lantejoulas, são criações inspiradas no trabalho de Paco Rabanne. Veja:

Foto saia Carnaval inspirada nas criações de Paco Rabanne.
Fonte: Instagram @suianeangelo

Enfim, conheça mais sobre Paco Rabanne e a origem de sua marca! Logo depois, acesse nossas categorias famosos e moda para ficar por dentro das novidades.

Compartilhe

Enquete BBB 2024: Bia ou Matteus; quem Pitel vai colocar no Paredão?

Beatriz Reis e Matteus Amaral estão Na Mira do Líder. E nesta sexta, Pitel terá que colocar um deles no Paredão! Qual dos dois ela vai escolher? Participe da votação na enquete Fashion Bubbles e confira resultado parcial em tempo real!


Newsletter

Inscreva-se em nosso newsletter e receba diretamente em seu e-mail artigos exclusivos, dicas de beleza imperdíveis e as últimas novidades dos reality shows mais badalados. Não perca a chance de estar sempre à frente, conhecendo as tendências e segredos que só os verdadeiros conhecedores do universo fashion e do glamour dos realitys têm acesso!

Não fazemos spam! Leia mais em nossa política de privacidade.


Últimas notícias BBB

Últimas notícias