Jandira Martini morre aos 78 anos.

O que aconteceu com Jandira Martini? Atriz faleceu aos 78 anos após longa batalha contra doença

Jandira Martini estava internada no Hospital 9 de Julho em São Paulo, a informação foi confirmada por Marcos Caruso nas redes sociais,

Compartilhe

Um dos grandes nomes da TV, teatro e cinema nos deixou na manhã dessa terça-feira, 30. Jandira Martini morreu aos 78 anos de idade. Há anos a atriz lutava contra um câncer no pulmão.

Jandira estava internada em um hospital e São Paulo e nessa mesma cidade onde morava ela será velada e cremada em uma cerimônia restrita aos amigos e familiares. A cerimônia de cremação acontecerá na manhã da quarta-feira, 31.

Enquete BBB 24 Grande Final – quem você quer que vença: Davi, Isabelle ou Matteus?

Quem é Jandira Martini?

Jandira Martini morre aos 78 anos.
Jandira Martini estava afastada das novelas desde Salve Jorge, em 2012. Fonte: Globo/Instagram

Filha do ourives Alfredo Lalia e da dona-de-casa Jandira Gião, Jandira Martini foi uma aluna aplicada e dedicada. Sua primeira formação foi em letras, em 1967 pela Universidade Católica de Santos e mais tarde se graduou pela USP no curso de Interpretação.

Em uma de suas entrevistas a atriz defendeu o estudo como um dos diferenciais para um bom ator. Contudo, ela enfatizava que precisava de muito mais do que conhecimento para a área.

“Tem que ter coragem e muito estudo. O estudo favorece, mas não resolve. É uma profissão muito difícil. Mas a profissão do ator, que já era difícil, ficou mais ainda. Quanto mais crise econômica houver, mais a Cultura será jogada fora. Se você tem realmente essa vontade, use bem e com coragem”- disse Jandira em entrevista ao Persona em Foco, da TV Cultura em 2017.

Seus principais trabalhos foram realizados no teatro, onde ela se sentia melhor com seu ofício. Um dos seus amigos pessoais foi o ator Marcos Caruso. Com ele a atriz contracenou na premiada peça, Porca Miséria, em 1993. Nessa produção ela foi indicada e eleita como melhor atriz ao prêmio Shell daquele ano.

Além do teatro, Marcos Caruso e Jandira Martini trabalharam juntos na novela Éramos Seis, de 1994 no SBT. A dupla também foi responsável pelo texto da novela Ana Raio e Zé Trovão, na extinta TV Manchete. Contudo, Jandira afirma que ela apenas dava ideia para cenas e sequências do folhetim para o amigo.

“Eu ajudava dando ideias, não exercia o ato de escrever. Tinha feito como atriz, e aí o Jayme Monjardim me pediu para continuar ajudando a dar ideias porque era uma novela complicada. Não me sinto autora, muito menos de novela”- disse a atriz em entrevista.

Relacionadas

Quais novelas Jandira Martini fez na Globo?

Jandira Martini morre aos  78 anos.
O principal papel da atriz na TV foi como Zoraide na novela, O Clone. Fonte: Globo

Além do SBT e Manchete, Jandira Martini também fez uma série de trabalhos na Globo. Ela teve pequenas participações em novelas nas décadas de 1970 e 1980, como Saramandaia (1976), Dancin’ Days (1978) e Roda de Fogo (1986). Todavia, seu primeiro grande destaque foi como Teodora de Sassaricando (1987).

Após participações em outras emissores e muitos trabalhos no teatro, Jandira só retornou ao plim-plim em uma participação na série, Os Maias, em 2001. Com efeito, na sequência veio um do seus maiores papéis na TV: Zoraide de O Clone.

A personagem era cúmplice de Jade e mesmo com muito medo ajudava sua amiga nas maiores confusões. Como resultado, essa novela de Gloria Perez também lhe rendeu um prêmio APCA, como Melhor atriz coadjuvante de 2001.

Me satisfaz meu trabalho na TV. É diferente do teatro, mas do ponto de vista de atriz é a mesma coisa. Você não sente a plateia ao mesmo tempo, mas existem os câmeras, os maquinistas… Eu faço televisão como quem faz teatro”- disse a atriz na TV Cultura em 2017.

Na Globo ela ainda fez mais novelas em parceira com Gloria Perez, como América (2005), Amazônia, de Galvez a Chico Mendes (2007), Caminho das Índias (2009) e Salve Jorge (2012).

De maneira idêntica ela também esteve nas produções: A Casa das Sete Mulheres (2003), Desejo Proibido (2007), Escrito nas Estrelas (2010) e Morde & Assopra (2011).

Ela chegou a ser convidada para trabalhar com Gloria em A Força do Querer (2017) mas preferiu dedicar-se ao teatro. Assim sendo, seu último trabalho na telinha foi uma participação na série: Manual para se Defender de Aliens, Ninjas e Zumbis (2017), no canal Warner.

Por fim, veja como a noticia foi contada no SBT:

Compartilhe

Newsletter

Inscreva-se em nosso newsletter e receba diretamente em seu e-mail artigos exclusivos, dicas de beleza imperdíveis e as últimas novidades dos reality shows mais badalados. Não perca a chance de estar sempre à frente, conhecendo as tendências e segredos que só os verdadeiros conhecedores do universo fashion e do glamour dos realitys têm acesso!

Não fazemos spam! Leia mais em nossa política de privacidade.


Últimas notícias BBB

Últimas notícias