Qual é a trama de História de Amor? Novela da 1ª Helena de Regina Duarte chegou a ter sinopse censurada na Globo
História de Amor trata de relações entre pais e filhos e paixões mal resolvidas. Novela de 1995 foi a melhor Helena de Regina Duarte
“Lembra de mim/Dos beijos que escrevi nos muros a giz/Os mais bonitos continuam por lá/Documentando que alguém foi feliz”- esses são os versos da música “Lembra de Mim”- de Ivan Lins. De hoje até daqui alguns meses os noveleiros da Globo cantaram a trilha que embala História de Amor que reestreia 30 anos após sua exibição original.
Agora, a novela de Manoel Carlos será exibida na faixa, 14h45, na chamada “Edição Especial”. Isso é mais uma prova que a Globo está disposta a exibir novelas do século passado, mesmo com a qualidade da imagem em “tons analógico”. Tieta (em cartaz no Vale a Pena Ver de Novo) é uma prova que o público está mais interessado em boas histórias em folhetins. E mais, História de Amor marca “a volta” de Regina Duarte à Globo.
- Veja também – Regina Duarte reage após Fernanda Torres ganhar Globo de Ouro por filme que critica a ditadura militar
Qual é a história de História de Amor?
Escrita por Manoel Carlos e dirigida por Ricardo Waddington, História de Amor é uma novela de crônicas da vida real. Ou seja, Maneco traz à tela o cotidiano de pessoas comuns com (muitas) pitadas de drama e recheada de histórias românticas.

A protagonista é Helena (Regina Duarte). Helena é corretora de imóveis, divorciada e que cuida da filha – quase adulta- Joyce (Carla Marins). A vida de Helena começa a ficar tumultuada quando ela descobre que a filha ficou grávida de Caio (Angelo Paes Leme). Caio é um falso bon vivant, que vive de mesada da madrinha que é patroa de seus pais, empregados domésticos.
A novela se passa em 1995 – ano em que foi exibida-. Na época, gravidez na adolescência ainda era uma grande polêmica. O caso ganha mais agravante pois o pai de Joyce, Assunção (Nuno Leal Maia) é um educador físico “casca grossa” que não aceita o namoro da filha.
A história começa com Joyce revelando para Caio que está grávida e ele dizendo que não assumirá o filho. Nisso ela acaba atropelada por Carlos (José Mayer) que está a caminho de seu casamento com Paula (Carolina Ferraz). O casamento atrasa por causa do noivo que é médico e resolve socorrer Joyce.
Capítulos depois, com Carlos casado, Joyce acaba encontrando com Carlos em um bar e o apresenta para sua mãe, Helena. A paixão dos dois começa nesse instante. Em paralelo a isso, Carlos também vê a insistência de Sheila (Lilia Cabral) sua ex-namorada e sócia da clínica que não esconde que ainda segue apaixonada pelo médico.
Relacionadas
Quem é Andrucha Waddington? Conheça marido de Fernanda Torres e diretor de “Vitória”
Olhar de Alessandro Jodar gera especulações nas redes sociais. Veja vídeo!
Memes da internet: como estão hoje os rostos por trás de 9 vídeos virais?
Curiosidades de História de Amor

Enquanto Joyce e Sheila travam brigas pelo amor de Carlos, o médico fica cada vez mais apaixonado por Helena que totalmente o contrario das duas. Helena é uma boa mãe, boa vizinha e ótima amiga. E é ai que a jornada da paixão dos dois começa.
As curiosidades de História de Amor é que a princípio, Joyce ficaria apaixonada por Carlos e o disputaria com Helena. A sinopse não foi aprovada na época por se tratar de uma novela das seis e o público rejeitar um triângulo amoroso envolvendo mãe e filha. Todavia, Manoel Carlos aproveitou essa trama em Laços de Família, quando colocou Helena (Vera Fisher) e Camila (Carolina Deickmann) disputando o amor de Edu ( Reynaldo Gianecchini). Mas ai já era ano 2000 e agora a novela era das nove.
Melhor Helena de Regina Duarte
Outra curiosidade de Maneco é colocar Helena e Valquíria numa ótima relação. Valquíria é a personagem de Cláudia Mauro que na novela interpreta a atual esposa de Assunção. A ex-mulher e a atual esposa até trocam figurinhas sobre o (ex) marido.
Além de gravidez na adolescência, História de Amor também vai falar de câncer de mama e discutir direitos de pessoas com deficiência física, já que Assunção ficará paraplégico no decorrer da trama. Maneco também fala com humor de um casal de ex-ricos que estão a beira da falência e tentam manter a pose. Tais personagens são magistralmente interpretados pelos saudosos, Claudio Correia e Castro e Eva Wilma.
A novela faz sucesso pois consolida Manoel Carlos como um autor de novelas que retrata o cotidiano “comum” dos brasileiros ao mesmo tempo que alerta o público a políticas sociais e problemas de saúde.
Ademais, a própria Regina Duarte já declarou que a Helena de História de Amor é a sua preferida e torcia para que a novela virasse uma série. O que não aconteceu.
- Siga o Fashion Bubbles no Google News! É só clicar aqui e, depois, na estrelinha lá no News!
Enquete favorito BBB 25: qual participante você quer que ganhe o reality depois da saída de Thamiris? Vote!
A nova edição do Big Brother Brasil começou no dia 13 de janeiro com 12 duplas e já está bombando. Logo após 8 eliminações, 2 duplas e 6 individuais, restam 14 pessoas confinadas entre famosos e anônimos. Quem é o seu participante favorito?