Qual foi a causa da morte de Bira Presidente? Fundador do Fundo de Quintal morre aos 88 anos
Fundador do bloco carnavalesco Cacique de Ramos e também do Fundo de Quintal, Bira Presidente também era mangueirense e flamenguista
Faleceu na noite do último sábado, 14, o sambista, compositor e instrumentista, Bira Presidente. Ubirajara Félix do Nascimento estava internado desde o início da semana passada no Hospital da Unimed Ferj, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro.
Aos 88 anos, Bira Presidente enfrentava problemas de saúde em decorrência de câncer de próstata e também ao Alzheimer. Por enquanto, os familiares ainda não divulgaram informações sobre velório e enterro, que deverão acontecer no Rio de Janeiro.
Quem foi Bira Presidente?
Nascido no Rio de Janeiro em 23 de março de 1937, Ubirajara Félix do Nascimento foi o irmão mais velho dos quatro filhos de Domingos Félix do Nascimento e de Conceição de Souza Nascimento. A herança de artista veio do pai que além de serralheiro era boêmio do bairro do Estácio de Sá. Já a religiosidade veio da mãe: que foi era mãe de santo da Umbanda, e iniciada no Candomblé pela ialorixá Mãe Menininha do Gantois.

No samba, Bira Presidente “foi batizado” ao sete anos. Isso porque o pai levava os três filhos mais velhos para a quadra de samba da Mangueira. Como resultado, Bira teve vivência com grandes mestres do samba como: Donga (músico), João da Baiana, Pixinguinha, Bide da flauta, Carlos Cachaça, Aniceto do Império. Já, Honório Guarda e Gastão Viana foram seus inspiradores na arte de tocar pandeiro.
A casa da família no bairro de Ramos, no Rio de Janeiro, era ponto de encontro para a parte espiritual seguida de rodas de samba que serviam de confraternização entre os amigos. Dessa forma, anos mais tarde, Bira reuniu os amigos para fundar o bloco carnavalesco, Cacique de Ramos (um dos mais tradicionais do RJ).
Em 1979, Bira e alguns amigos do bloco Cacique de Ramos foi convidados para participar do show “Samba é no fundo de quintal”, no Teatro Opinião. Com efeito, a repercussão foi tão boa que eles seguiram convidados para outras apresentações e acabaram adotando o nome Fundo de Quintal.
Relacionadas
Novela de Regina Duarte vence trama de Vera Fischer em voto popular e canal da Globo anuncia estreia
Gisa Custolli – marido de musa +18 quer título de “maior corno do Brasil” e casal fatura R$ 70 mil juntos
Aos 95 anos, Lima Duarte reflete após morte de Francisco Cuoco: “Estou a caminho também”
Relacionadas
Mais sobre Bira Presidente e o Fundo de Quintal

Como percussionista, Bira Presidente participou de gravações de discos de diversos artistas. Entre eles, Beth Carvalho, Gonzaguinha, Mestre Marçal, Maria Bethânia, Jorge Aragão, Zeca Pagodinho, Ivan Lins, Dudu Nobre. Com o grupo Fundo de Quintal, também cantou ao lado de nomes renomados do samba como: Dona Ivone Lara, Nelson Sargento e Clementina de Jesus.
Cabe ressaltar que antes de vida artística se firmar, Bira Presidente também foi servidor público na administração pública federal, e também na do estado do Rio de Janeiro. Isso por décadas. Sua exoneração aconteceu depois que os compromissos com a música e viagens começaram a tomar mais sua agenda.
Ademais, famosos como Belo, Xande de Pilares e Marcelo D2, além de outros como Suel, Paula Lima, Vavá, o grupo Art Popular e Tiee usaram as redes sociais para homenagear Bira Presidente. Por fim, Ubirajara Felix deixa as filhas Karla Marcelly e Christian Kelly, os netos Yan e Brian, e a bisneta Lua.
- Siga o Fashion Bubbles no Google News! É só clicar aqui e, depois, na estrelinha lá no News!
Enquete Power Couple Brasil 7: qual casal é o mais odiado da temporada?
Alguns participantes já deixaram o reality, mas ainda tem muita gente que está deixando o público irritado. Qual é o casal mais odiado do Power Couple Brasil 7? Aquele que você não suporta e deve ser o próximo eliminado? Deixe seu voto na enquete: