Qual foi a causa da morte de Nana Caymmi? Cantora morre aos 84 anos no RJ
Nana Caymmi é uma das maiores vozes da música popular brasileira. Artista estava internada na Clínica São José, no RJ, há nove meses
Morreu na tarde dessa quinta-feira, 01, a cantora Nana Caymmi. A artista estava internada há nove meses na Casa de Saúde São José. As complicações vieram após Nana passar por procedimentos de cateterismo e implante de marcapasso. A cantora já sofria com a arritmia cardíaca.
Integrante de uma família cheia de talentos, Nana Caymmi era primogênita do violonista Dorival Caymmi e da cantora Stella Maris, Dinahir Tostes Caymmi. De maneira idêntica, ela também é irmã do compositor, Dori Caymmi e do cantor Danilo Caymmi e tia de Alice Caymmi (com quem se desentendeu por causas de diversões políticas, já que Nana era defensora de Jair Bolsonaro).
Qual foi a causa da morte de Nana Caymmi?
De acordo com o irmão de Nana, Danilo Caymmi a causa da morte da artista foram sequências de complicações que acarretaram sua saúde desde a sua internação em agosto de ano passado. Nana estava com 84 anos.
“[Foram] Nove meses de UTI, muito difícil. Chegou em consequência de várias coisas, mas, basicamente, obesidade (…)
Ela botou um marcapasso, depois teve uma osteomielite [infecção óssea], problema nos pulmões… ela passou por muito problema pulmonar, foi até uma benção para ela acabar com esse sofrimento que estava passando”- disse Danilo Caymmi à GloboNews.
Ademais o músico também ressaltou a importância de Nana para o cenário da música nacional e internacional: “O Brasil pede uma grande cantora, uma das maiores intérpretes que já teve. Uma técnica apurada, sentimento. Ela era muito emotiva, e carregava isso para dentro da música, com uma categoria enorme”.
Ainda em entrevista para a GloboNews, Danilo lembrou que Nana era uma das intérpretes preferidas de Tom Jobim e classificou a cantora como “bem-humorada” e “muito querida”.
Relacionadas
10 famosos que começaram a carreira cedo e brilharam desde criança
9 famosos que deixaram a carreira artística e você talvez não saiba
10 nomes diferentes de filhos de famosos que fogem do óbvio
Quem foi Nana Caymmi?

Dinahir Tostes Caymmi nasceu em 29 de abril de 1941. Como resultado, a pequena ariana já inspirou o pai logo quando criança e Dorival então compôs e gravou a canção, “Acalanto”. Mais tarde, em 1960, ele regravou a faixa ao lado da filha, que fez ali a estreia no setor fonográfico.
Aos 19 anos, a artista se casou com o médico venezuelano Gilberto José Aponte Paoli, com quem teve duas filhas, Stella Teresa e Denise Maria. Após morar quatro anos em Caracas, na Venezuela, Nana retornou ao Brasil, grávida do seu terceiro filho, João Gilberto. Em 1996 venceu o Festival Internacional de Canção com a música, “Saveiros”, composta por seu irmão, Dory Caymmi e Nelson Motta.
Em 1967 se casa com Gilberto Gil. Os dois chegaram a apresentar um programa musical na TV Record, contudo, tanto o casamento como a atração televisiva foram breves. Em 1969 os dois se separam. Em seguida a artista inicia um namoro com o músico João Donato.
Já na década de 1970, fez turnês com o irmão Dori pelo Uruguai e na Argentina. Ao longo de mais de 50 anos de carreira, Nana gravou músicas de Tom Jobim, Milton Nascimento e Vinicius de Moraes. Em 1998, gravou a música “Resposta ao Tempo”. A canção foi tema da minissérie Hilda Furacão que fez grande sucesso na Globo. Dessa forma, a artista recebeu um disco de ouro.
- Siga o Fashion Bubbles no Google News! É só clicar aqui e, depois, na estrelinha lá no News!
Por fim, Os últimos álbuns lançados pela cantora são “Nana, Tom, Vinicius” (2020) e “Nana Caymmi Canta Tito Madi” (2019).


















