Qual foi o motivo da morte de Zagallo? Lenda do futebol brasileiro morre aos 92 anos
Com inúmeras funções, Zagallo esteve presente em praticamente todas as conquistas mundiais de futebol do Brasil
Dono de um dos bordões mais famosos e eternos do Brasil: “Vocês vão ter que me engolir”, Mário Jorge Lobo Zagallo morreu aos 92 anos no Rio de Janeiro.
A notícia foi confirmada na rede social oficial do ex-atleta: “É com enorme pesar que informamos o falecimento de nosso eterno tetracampeão mundial Mario Jorge Lobo Zagallo”- diz a nota. Vem saber mais sobre essa triste notícia.
Qual foi o motivo da morte de Zagallo?
O início da madrugada desse sábado, 06 de janeiro de 2024 o Brasil perdeu um de seus maiores ícones do futebol: Zagallo. De acordo com as informações do G1, O ex-jogador, técnico e integrante da comissão da seleção brasileira estava internado desde o final de dezembro de 2023.
Segundo o Ge e G1, a causa da morte foi falência múltipla dos órgãos. De fato, em agosto de 2023, Zagallo ficou 22 dias internado para tratar uma infecção urinária. Já em 2022, ele foi hospitalizado com um quadro de infecção respiratória.
“Um pai devotado, avô amoroso, sogro carinhoso, amigo fiel, profissional vitorioso e um grande ser humano. Ídolo gigante. Um patriota que nos deixa um legado de grandes conquistas”- diz a nota nas redes sociais.
Agradecemos a Deus pelo tempo que pudemos conviver com você e pedimos ao Pai que encontremos conforto nas boas lembranças e no grande exemplo que você nos deixa”- diz a nota.
Relacionadas
O que aconteceu com Datena no debate da TV Cultura? Apresentador deu cadeirada em Pablo Marçal
Ana Hickmann fica noiva de Edu Guedes com festa intimista e vestido de 100 mil pérolas
Bruna Marquezine e João Guilherme fazem duras exigências para pisarem no Rock in Rio
Quem foi Zagallo?
Mário Jorge Lobo Zagallo nasceu em 9 de agosto de 1931, em Atalaia (AL). Todavia, aos 8 meses ele foi para o Rio de Janeiro. Apaixonado por futebol e morador da Tijuca (Zona Norte do RJ), Zagallo partiu rapidamente das “peladas” do Maracanã (antes mesmo de ser um estádio) para as categorias de base do América, que tinha sede na Tijuca, antes de ir para o Flamengo.
Todavia, na Copa do Mundo de 50, o jogador estava servindo o exército. Dessa forma, Zagallo foi designado a fazer a segurança das arquibancadas do Maracanã. Assim sendo, ele acompanhou de perto a derrota do Brasil para o Uruguai, no que ficou conhecido como o fatídico Maracanazzo.
Na sequência, ele jogou para o Flamengo e tornou-se tricampeão pelo time entre 1953 a 1955. Já em 58, Zagallo jogou pelo Brasil e fez gol na conquista da primeira Copa do Mundo do país, na Suécia. Por ser um jogador rápido e dar auxílio aos colegas, Mário Jorge também era chamado de Formiguinha.
Com efeito, em 1962, Zagallo atuava no Botafogo, quando foi novamente convocado para a seleção na Copa do Mundo do Chile. Dessa forma, o Formiguinha ajudou o Brasil no bicampeonato.
O Tetra
Em 1964, Zagallo para de atuar como jogador e passa a ser um treinador. Sua primeira experiência foi no Botafogo. Na Copa do Mundo de 70, foi como técnico que Zagallo coordenou Pelé e companhia para o tricampeonato mundial.
1994 foi o ano o tetra e Zagallo estava lá, dessa vez como Coordenador Técnico ao lado de Parreira. Nos Estados Unidos o Brasil levantou a taça mais uma vez. Em 1998, Mário Jorge quase conseguiu o penta. Todavia, o Brasil perdeu para França na final e pelos pênaltis.
‘Vão ter que me engolir!’
Além de Flamengo, Vasco, Fluminense e Bangu, Zagallo também foi técnico de times internacionais. Ele teve passagens pelas seleções de Kwait, Emirados Árabes e Arábia Saudita – onde também comandou o Al Hilal, o atual time de Neymar.
Em 1997, quando dirigia a seleção, o técnico brasileiro encarava fortes críticas por uma fase não tão brilhante do Brasil. Contudo, após vencer a Copa América, Zagallo entrou na frente da câmera e gritou para todos: “Vocês vão ter que me engolir”.
“Estavam fazendo uma onda muito grande para colocar o Luxemburgo no meu lugar, e partiu do [Juca] Kfouri e do Juarez Soares, e eu não podia falar nada, tinha que esperar acontecer, e aconteceu: o título veio, e aí eu dei uma explosão. Foi uma resposta indireta para eles”- relembrou Zagallo em entrevista para o UOL, em 2017.
O ícone também era fanático pelo número 13 e tudo o que envolvia o número: “Brasil campeão tem 13 letras, e Argentina vice também”. De maneira idêntica, ele usou a contagem para incentivar a população a tomar vacina contra a Covid em 2021: “Dose de reforço tem 13 letras”.
Treze também foi o dia em que se casou com a mulher, Alcina, que também fazia aniversário no dia 13. Também é “31” ao contrário – ano de nascimento de Zagallo.
Por fim, o Velho Lobo deixa seis filhos: Maria Emilia de Castro Zagallo, Paulo Jorge de Castro Zagallo, Mário César Zagallo, Maria Cristina de Castro Zagallo. Sua esposa, Alcina de Castro, com quem foi casado por 57 anos, Alcina, havia morrido em 2012.
- Siga o Fashion Bubbles no Google News! É só clicar aqui e, depois, na estrelinha🌟 lá no News!
Veja como a notícia foi contada na CNN: