Sucesso de Alma Gêmea faz Globo repensar veto de tramas espíritas para agradar evangélicos
Já faz um bom tempo que a Globo tem preferido não tocar em temas sobrenaturais em suas novelas a pedido do público evangélico. Alma Gêmea pode reverter esse “veto”
Novelas de sucesso como, A Viagem, O Profeta, Amor Eterno Amor e Alma Gêmea sempre fizeram sucesso com o público. Mas a Globo está atenta a tendências e acompanha as mudanças do gosto do público. Claro que uma emissora séria e com know-how em produzir novelas não tira conceitos de suas vontades ou achismos. Dessa forma, a Globo sempre encomenda pesquisas para acompanhar os gostos dos seus telespectadores.
Para a surpresa da diretoria da Globo, alguns dados mostraram a alta do público evangélico em sua audiência. Todavia, alguns enredos dentro dos seus folhetins eram desaprovados por esses expectadores. O canal da família Marinho, inclusive chegou a encomendar uma novela com um forte núcleo evangélico. Vai na Fé, escrita pela talentosa autora, Rosane Svartman fez muito sucesso no ano passado. E assim a Globo passou a “declinar” temas espíritas em suas tramas.
- Ao mesmo tempo, leia Por onde anda a atriz Liliana de Castro, que fez Luna em Alma Gêmea?
Sucesso de Alma Gêmea
Mas agora, uma novela exibida há vinte anos atrás volta à tela da Globo e resgata uma audiência que a emissora não via há um tempo na faixa das 17h. Escrita por Walcyr Carrasco e exibida em 2005, Alma Gêmea cravou vinte pontos de audiência, na quarta-feira, 22. A novela chegou a superar o “ibope” da trama inédita das sete, “Família É Tudo”.
O detalhe é que, Alma Gêmea está apenas em sua terceira semana e ainda tem muita história para acontecer. A trama principal traz Serena (Priscila Fantin) e Rafael (Eduardo Moscovis) como casal central da história. Serena é uma indígena que reencarnou com o espírito da ex-mulher de Rafael. Essa por sua vez, foi assassinada a mando da prima, Cristina (Flávia Alessandra) em um dos seus melhores momentos da TV.
O fato é que até o final de Alma Gêmea muitos espíritos irão aparecer e outras situações sobrenaturais acontecerão. E o público já está ansioso. Walcyr Carrasco gosta de alguns enredos que abordam o além, e com um viés espírita.
Para esse ano, a Globo exibiria na faixa especial de novelas (às 14h) a novela A Viagem. Todavia, o canal desistiu da ideia após uma repercussão negativa do público evangélico. Dessa forma, a novela foi parar no Viva (canal fechado do grupo Globo).
Diabinho de Renascer
De maneira idêntica, a Globo também diminuiu cenas de Renascer onde o protagonista mostrava um “diabinho na garrafa”. Tal artefato, na novela de Benedito Ruy Barbosa, era tratado como um instrumento de “proteção” de José Inocêncio. Para esse remake, tanto o autor, Bruno Luperi, como o diretor, Pedro Peregrino tem usado mais menções e takes distantes.
Relacionadas
Maria Alice briga com Virginia: “Quero ir lá no céu”
Fernanda Torres é indicada ao Oscar na categoria de Melhor Atriz
Sister se mija na cozinha do BBB 25, casais flertam e brother chora; o que rolou na festa de quarta
Próximas novelas da Globo
Cabe ressaltar que para as próximas novelas da Globo, não há informações de conteúdo espíritas em seus enredos. Depois de Renascer, o canal irá exibir a novela, Mania de Você. A história vai girar em meio a uma vingança da personagem principal contra um vilão.
Já a próxima novela das sete, a Globo apostará num enredo de mais aventura e ação: Volta por Cima falará de um romance que acontecerá após um acidente de ônibus que marcará a vida dos protagonistas.
E após Rancho Fundo, a Globo exibirá Tutti-Frutti. A trama de época terá uma protagonista negra e discutirá o preconceito no mundo da moda na década de 50. E você, gosta de novelas com enredo espírita?
- Siga o Fashion Bubbles no Google News! É só clicar aqui e, depois, na estrelinha lá no News!
Por fim, veja uma das cenas marcantes de Alma Gêmea: