Montagem de duas fotos de mulher com curativos no nariz.

O que diz a teoria de Lamark? Mulher supostamente faz rinoplastia para seus filhos herdarem “nariz lindo” e caso viraliza no Twitter

A teoria de Lamarck sugere que as características adquiridas ao longo da vida de um indivíduo podem ser transmitidas para sua descendência. Mas será que isso é verdade? Descubra!

Compartilhe

Um caso curioso se espalhou pelo Twitter na quarta-feira (22): uma mulher teria supostamente feito uma rinoplastia (cirurgia no nariz) para que seus filhos herdassem seu “nariz lindo”.

O assunto viralizou rapidamente, gerando muitos comentários zoando a situação e apontando a teoria de Lamark. Essa teoria, desenvolvida no século XVIII pelo naturalista francês Jean-Baptiste Lamarck, sugere que as características adquiridas ao longo da vida de um indivíduo podem ser transmitidas para sua descendência.

Se você quer entender melhor o que afirma a teoria de Lamark e se ela é verdadeira, o Fashion Bubbles te conta abaixo! Role a tela e confira agora mesmo.

Caso da mulher que supostamente fez rinoplastia para seus filhos herdarem “nariz lindo” viraliza no Twitter

Mulher com curativo no nariz.
Fonte: Twitter @AcervoCharts

Uma publicação do perfil Acervo (@AcervoCharts) no Twitter rendeu assunto na rede social durante a madrugada de quarta-feira (22). O post apresentava duas fotos de uma mulher com curativos no nariz e a legenda: “REAL: Mulher fez rinoplastia para que seus filhos herdem ‘um nariz lindo'”.

Não demorou muito e o assunto logo viralizou entre os internautas, gerando uma série de comentários sobre o suposto caso. Muitos, inclusive, apontaram a teoria de Lamark.

Alguns internautas, por exemplo, ficaram em dúvida se realmente seria possível “herdar” um nariz após uma cirurgia plástica. Veja alguns comentários:

Por outro lado, outros fizeram comentários zombando do suposto caso da mulher, apontando a teoria de Lamark. Veja:

https://twitter.com/PaiDeCacto/status/1638336267917094916
https://twitter.com/woolmay_mayden/status/1638368472970280960
https://twitter.com/sant0smay/status/1638336159171461120

Mas, afinal, isso seria possível? O que diz a teoria de Lamark? Entenda abaixo!

O que diz a teoria de Lamark?

A teoria de Lamark, pesquisador do século XVIII, possui a “lei do uso e desuso” e a “lei da herança dos caracteres adquiridos”. Ela propõe que as espécies evoluem em direção à maior complexidade em resposta às pressões externas do meio ambiente.

O próprio exemplificou sua teoria com as girafas. Ele dizia que, inicialmente, as girafas tinham pescoço curto, mas precisavam esticá-lo para alcançar o alimento em árvores altas.

Tal esforço constante para conseguir alimento fez com que o pescoço fosse aumentado de tamanho progressivamente, e a cada geração, apresentava-se maior do que na geração anterior.

Mas será que essa teoria é verídica? Hoje, sabemos que as coisas não funcionam bem assim. Entenda:

Por que essa teoria não procede?

Na verdade, os cientistas descobriram que as características adquiridas durante a vida não são repassadas para as gerações futuras. Ou seja, se uma pessoa faz rinoplastia, por exemplo, não conseguirá passar seu novo nariz aos seus filhos. Isso acontece porque apenas alterações ao nível genético podem ser herdadas.

Apesar disso, as ideias de Lamark foram uteis para impulsionar a discussão sobre a evolução das espécies e abriram caminhos para novas descobertas.

Por fim, assista agora: como funciona a genética humana?

Compartilhe

Newsletter

Inscreva-se em nosso newsletter e receba diretamente em seu e-mail artigos exclusivos, dicas de beleza imperdíveis e as últimas novidades dos reality shows mais badalados. Não perca a chance de estar sempre à frente, conhecendo as tendências e segredos que só os verdadeiros conhecedores do universo fashion e do glamour dos realitys têm acesso!

Não fazemos spam! Leia mais em nossa política de privacidade.


Últimas notícias