·

Morre Pierre Cardin, o estilista futurista que marcou o século, aos 98 anos

Morre, aos 98 anos, Pierre Cardin, figura da moda que marcou o século. Seu legado é uma longa trajetória que revolucionou a moda.

Compartilhe

Morreu, na manhã desta terça-feira (29), Pierre Cardin, um dos maiores nomes da moda. O estilista foi  uma figura marcante para o século. Apesar de ter nascido na Itália em 1922, foi para França ainda criança. Desse modo, ele construiu, ao longo dos seus 98 anos, uma trajetória revolucionária na moda internacional.

 

Morre Pierre Cardin, estilista que marcou o século.
Morre Pierre Cardin, estilista que marcou o século.

Trajetória de Pierre Cardin

Apesar de italiano, ele foi para França muito pequeno. Dessa forma, a decisão de sua família  faria dele o grande Pierre Cardin. Após a Segunda Guerra Mundial, ele adentrou o fascinante mundo da alta-costura francesa.  Trabalhou com grande nomes da moda. Principalmente, com Christian Dior. Isso fez com que ele estivesse envolvido na criação do famoso “New Look”, o visual que deu um ponta pé no estilo pós-guerra.

 

Editorial Pierre Cardin
Pierre Cardin marcou o mundo da moda.

 

Nos anos 1950, abriu seu próprio ateliê, onde criaria a primeira coleção de prét-à-porter feminina da história. Fazia parte, também, da Fédération de la Haute Couture, organização francesa que foi responsável pela consolidação da Alta-Costura.

Seu estilo futurista era visionário. Por isso, suas modelagens inusitadas e geométricas tomaram conta das grandes revistas da época. As roupas  prontas para vestir ganhavam tom lúdico e um tanto quanto espacial.

Assim, é possível afirmar que Cardin foi  símbolo da época já que incorporou em todas as suas criações  o contexto histórico e social no qual estava inserido. Ou seja, a corrida espacial, os avanços industriais e o crescimento  da independência feminina se refletem em suas peças.

 

Editorial Pierre Cardin conjuntos com recorte.
As formas futurista de Pierre Cardin.
Vestido de Pierre Cardin
Vestido de Pierre Cardin.

 

Pierre Cardin no Brasil – FENIT

 

Assim como teve grande influência na forma de consumir e produzir roupa em escala industrial, Cardin influenciou a moda Brasileira. Isso porque em 1958 a primeira edição da FENIT acontecia aqui no país. Com o intuito de estimular a produção de roupas nacionais, a feira unia fornecedores e criadores. Nesse sentido, Pierre Cardin foi um dos grandes destaques internacionais em diversas edições do evento.

Vestido vazado Pierre Cardin
O estilista que explorava formas abstratas e geométricas nas modelagens.
Paletó maxi ombreira Pierre Cardin
Coleção década 1980 – a geometria marcante virou a cara da grife.

 

Vestido Pierre cardin
Recortes, bolsos e mangas de Pierre Cardin são marcantes pela geometria.

Pierre Cardin morre, mas nos deixa  sua força transformadora e seus looks icônicos que revolucionaram a moda.

 

Nos siga no Instagram para acompanhar notícias e tendência de moda.

Por Julia H. Mattos

Compartilhe

Newsletter

Inscreva-se em nosso newsletter e receba diretamente em seu e-mail artigos exclusivos, dicas de beleza imperdíveis e as últimas novidades dos reality shows mais badalados. Não perca a chance de estar sempre à frente, conhecendo as tendências e segredos que só os verdadeiros conhecedores do universo fashion e do glamour dos realitys têm acesso!

Não fazemos spam! Leia mais em nossa política de privacidade.


Últimas notícias BBB

Últimas notícias