Foto de personagens Nise e Leonardo, filho de Odete Roitman em Vale Tudo
·

Vale Tudo: cineasta PcD questiona escalação do filho de Odete Roitman. Veja vídeo!

Produção do remake de Vale Tudo é alvo de críticas por escalar ator sem deficiência para viver filho de Odete Roitman, personagem cadeirante

Compartilhe

A escolha do ator Guilherme Magon para interpretar Leonardo, o filho de Odete Roitman (Debora Bloch) no remake de Vale Tudo, gerou debates sobre representatividade. Vários internautas criticaram a escalação, entre eles o cineasta Daniel Gonçalves, diretor de filmes como “Assexybilidade” e “Meu nome é Daniel”.

No remake, Leonardo é o irmão gêmeo de Heleninha (Paolla Oliveira), mantido escondido pela mãe após sofrer um acidente de carro que o deixou paraplégico. A personagem sofreu modificações em relação à versão original de 1988, na qual Leonardo morria no acidente. Agora, ele retorna como uma figura misteriosa e estratégica na narrativa.

Daniel Gonçalves denuncia cripface em Vale Tudo

YouTube video
Siga a Fashion Bubbles no Instagram

O cineasta e diretor Daniel Gonçalves, que é uma pessoa com deficiência (PcD), se pronunciou nas redes sociais sobre o caso, criticando a escolha da produção da novela. Ele acusou a emissora de praticar cripface — termo que se refere à escalação de atores sem deficiência para interpretar personagens com deficiência.

Em um desabafo publicado no Instagram, Daniel expressou sua insatisfação. “Cripface em Vale Tudo e eu me pergunto de que vale ter vários departamentos de diversidade se na produção mais importante do ano colocam um ator sem deficiência pra interpretar um personagem Def…”, disse na legenda do seu post.

De acordo com ele, há muitos atores com deficiência disponíveis, inclusive dentro da própria Globo. Assim, a escalação de Guilherme Magon configuraria uma grande contradição.

Relacionadas

O que é cripface?

Cripface é um termo usado para descrever a prática de escalar atores sem deficiência para interpretar personagens com deficiência. A palavra é formada por “crip”, uma abreviação de “crippled” (termo pejorativo em inglês para pessoas com deficiência, que foi ressignificado por alguns movimentos ativistas), e “face”, em alusão a práticas como blackface ou yellowface, em que atores brancos representavam pessoas negras ou asiáticas de forma estereotipada e ofensiva.

Assim como esses outros termos, cripface é criticado por reforçar estigmas, excluir artistas com deficiência de oportunidades e perpetuar uma representação muitas vezes sensacionalista dessas vivências.

A crítica central é: se existem atores com deficiência talentosos e disponíveis, por que não os escolher para interpretar papéis que falam de suas próprias experiências? Até o momento da publicação desta matéria, a Globo ainda não se pronunciou sobre a escalação do filho de Odete Roitman em Vale Tudo.

Compartilhe

Enquete Power Couple Brasil 7: qual casal do top 5 você quer que ganhe o reality?

Já tivemos 8 eliminações e 1 desistência até aqui no Power Couple Brasil 7, mas ainda restam 5 casais na disputa pelo prêmio. Com o jogo a todo vapor, quem deve ganhar o reality show da Record? Muitos participantes despontam como prováveis vencedores da atração, e na enquete você pode votar na sua dupla favorita e ver como está a opinião do público:


Newsletter

Inscreva-se em nosso newsletter e receba diretamente em seu e-mail artigos exclusivos, dicas de beleza imperdíveis e as últimas novidades dos reality shows mais badalados. Não perca a chance de estar sempre à frente, conhecendo as tendências e segredos que só os verdadeiros conhecedores do universo fashion e do glamour dos realitys têm acesso!

Não fazemos spam! Leia mais em nossa política de privacidade.


Descontos e Promoções

Últimas notícias