O que fez jovem amassar borboleta, misturar com água e injetar na perna? Adolescente de 14 anos morreu na BA
Polícia ainda investiga causas da morte de Davi Nunes Moreira que morreu após amassar uma borboleta, misturar com água e injetar na perna
A Polícia Civil da Bahia está investigando a morte de um jovem de 14 anos, na Bahia. Segundo informações do UOL e do G1, Davi Nunes Moreira veio à óbito na última quarta-feira, 12 em um hospital de Vitória da Conquista (BA). Com efeito, dados apurados até aqui indicam que Davi teria misturado fluídos de uma borboleta amassada com água e injetado na perna.
De acordo com o UOL, a Polícia trabalha com a hipótese de Davi ter realizado um desafio da internet. Todavia, as investigações ainda seguem. Inclusive, o laudo cadavérico de Davi ainda não foi concluído para saber a real causa da morte do jovem.
- Veja também – Ana Maria Braga detalha como foi picada por um escorpião dentro de sua casa: “Que susto”
Por que amassar uma borboleta, misturar com água e injetar pode ser fatal?
Antes de ser levado para o hospital, Davi começou a mancar e na sequência apresentou quadro de vômitos. Ele só disse sobre o procedimento de amassar uma borboleta, misturar com água e aplicar na perna quando já estava internado, para a médica.

Na sequência, os pais do garoto, que mora Planalto (BA), encontraram a seringa no quarto. A princípio o jovem fez tudo sozinho. De fato, especialistas explicam que os fluídos de uma borboleta podem representar sérios riscos à saúde. Isso porque, elas assim como outros insetos produzem substâncias tóxicas que funcionam como mecanismos de defesa contra predadores.
A matéria do G1 cita o caso da borboleta-monarca, cujas lagartas se alimentam de algodão-de-seda e acumulam compostos tóxicos que afastam predadores. Contudo, especialistas ponderam que as toxinas produzidas por uma borboleta podem não ser suficientes para apresentar risco fatal a um humano.
“As borboletas têm uma biologia complexa, e os fluidos presentes em seus corpos não foram estudados de forma aprofundada quanto à toxicidade para seres humanos”– diz Marcelo Duarte, diretor do Museu de Zoologia da USP e especialista em borboletas e mariposas (lepidoptera).
Relacionadas
Will Smith e Tatyana Ali recriam icônica foto de “Um Maluco no Pedaço”
Amado Batista e esposa desfrutam lua de mel em resort na Bahia
A Usurpadora: 27 anos depois, veja como está hoje o elenco da novela
Riscos de infecções graves
O que deve ser levado em conta é que o corpo humano não está preparado para receber nenhum líquido não estéril. E dessa forma, sem a solução adequada tais líquidos podem causar infecções graves, especialmente quando há contato com a corrente sanguínea.
“Ao injetar uma substância desconhecida, a pessoa corre o risco de ter reações alérgicas severas, infecções e, em alguns casos, complicações fatais”- completa Marcelo Duarte.
André Victor Lucci Freitas acredita que diante dos fatos apresentados, Davi Nunes pode ter ido à óbito devido a uma infecção causada pela injeção do líquido contaminado, e NÃO pela toxina do inseto.
“Borboletas não vivem apenas em flores“
“O primeiro ponto a considerar é se o inseto era realmente uma borboleta ou uma mariposa, já que essa distinção nem sempre é clara para quem não é especialista”, explica André Victor Freitas, coordenador do Laboratório de Borboletas da Unicamp.
“Borboletas não vivem apenas em flores. Muitas pousam em solos úmidos para absorver sais minerais de locais com urina, fezes e matéria orgânica em decomposição. Se esse material foi triturado e injetado, há grande chance de o organismo ter sido exposto a uma carga significativa de patógenos, levando a uma infecção generalizada (…)
Nosso corpo possui barreiras naturais contra bactérias, vírus e protozoários na pele e no sistema digestivo. Mas, ao ultrapassar essas barreiras com uma injeção, esses microrganismos encontram um ambiente favorável para se espalhar rapidamente”- disse André Victor.
Por fim, o corpo de Davi foi enterrado nesta sexta-feira (14).
- Siga o Fashion Bubbles no Google News! É só clicar aqui e, depois, na estrelinha lá no News!
Enquete BBB 25: quem é o participante mais odiado após a eliminação de Gracyanne?
Assim como existem os participantes mais amados e queridos Big Brother, também tem o outro lado da moeda. Com o programa passando e o jogo seguindo rumos diferentes, as expectativas do público vão mudando, por isso, queremos saber: qual o brother mais detestado desta edição? Participe da nossa enquete e escolha o participante mais odiado do BBB 25: