fundo azul com desenho de carinhas felizes e de lâmpada representando empreendedorismo além do óbvio

Empreendedorismo além do óbvio pode ser o melhor caminho para o sucesso

Brechó de luxo e moda circular, food trucks e dark kitchens. Ideias diferentes levam sucesso a empreendedores que olham o mercado com mais atenção

Compartilhe

Abrir uma empresa que localiza vazamento de água, uma especializada em limpeza de lustres, um espaço para consertar pranchas de surf ou uma loja que ofereça as melhores raquetes de beach tennis? Apesar de muito diferentes, todas as opções têm algo em comum: levam o empreendedorismo além do óbvio e  trabalham com nichos muito específicos de mercado. E esse é o caminho perfeito para quem quer empreender com mais chances de sucesso.

Abrir um negócio de alimentação ou comércio de roupas e acessórios é o mais comum quando se trata de dar início a uma jornada empreendedora, segundo dados publicados pelo Sebrae, no artigo “Qual o perfil das empresas de pequeno porte (EPP) no Brasil”. No entanto, fazer isso seguindo o mesmo padrão que todos os novos empreendedores pode não ser a melhor estratégia para o negócio. Entenda!

Restaurante ou bar?

É possível empreender no segmento de alimentação investindo em um food truck, por exemplo. As dark kitchens também estão em alta. Mas não para por aí. A alimentação vegetariana, vegana, sem glúten e sem lactose também são ótimos nichos dentro do setor.

Quando o assunto é a venda de roupas e acessórios, investir em um brechó de luxo pode ser muito mais lucrativo do que vender itens novos, por exemplo.

A moda circular está em alta, e trabalhar com itens de marcas renomadas como Gucci, Prada e Chanel pode fazer com que o ticket médio e a margem de lucro sobre as vendas sejam bem maiores do que as vendas realizadas no mercado tradicional de roupas. Afinal, você não compete diretamente com a China e mega players.

Como começar sem seguir o convencional?

De acordo com o presidente do Sebrae, Décio Lima, em 2022, 47,3% dos empreendedores iniciaram suas atividades por necessidade, e não por oportunidade. Diante da necessidade, no entanto, não é tão fácil pensar claramente no que priorizar.

Já que têm pouco tempo, a maioria se insere no que parece mais simples e começa “da forma que dá”. Mas é possível, sim, apostar no empreendedorismo além do óbvio e fazer algo um pouco melhor do que se lançar aos tubarões sem grandes chances de sobrevivência.

Realização de pesquisa de mercado profunda 

Antes de mergulhar de cabeça, é crucial o entendimento do mercado no qual se está entrando.  Desse modo, uma pesquisa abrangente deve ser feita para identificar concorrentes, demanda do mercado, tendências e lacunas que possam ser preenchidas pelo produto ou serviço. 

A compreensão do público-alvo é essencial porque dela depende o desenvolvimento de uma estratégia de negócios eficaz.

Elaboração de plano de negócios robusto

Um guia para o sucesso conta com um plano de negócios bem elaborado. Deve-se incluir uma análise detalhada do mercado, estratégias de marketing, estrutura organizacional, projeções financeiras realistas e metas de curto e longo prazo. 

Este documento não orienta apenas as ações, mas também é importante na hora de buscar investidores ou empréstimos.

Seleção do nicho 

Em vez de tentar agradar a todos, recomenda-se a concentração em um nicho específico. Afinal, isso auxilia na direção dos esforços de marketing e na construção de uma base de clientes leais. A escolha de um nicho que esteja alinhado com a paixão e expertise é garantia de uma abordagem mais autêntica e sustentável.

Familiarização com leis e regulamentações 

Com toda a certeza, você deve conhecer as leis e regulamentações que regem o setor, e isso inclui licenças, impostos e requisitos de conformidade. 

A ignorância desses aspectos pode resultar em complicações legais que prejudicam o crescimento do negócio. Além disso, consultar um profissional jurídico é uma jogada inteligente.

Gestão financeira bem gerenciada 

A vitalidade para a sobrevivência do negócio é atribuída à gestão financeira eficaz. É necessário programar um sistema contábil claro e realizar registros precisos.

O controle do fluxo de caixa, a gestão sábia das despesas e a prontidão para ajustar a estratégia financeira à medida que o negócio evolui são essenciais para a sobrevivência do negócio.

Implementação de marketing estratégico faz parte do empreendedorismo além do óbvio

A alocação de tempo e recursos em estratégias de marketing é essencial para atrair clientes. 

A construção de uma presença online sólida, a utilização das redes sociais, a otimização do site para motores de busca (SEO) e a consideração de táticas tradicionais de marketing, dependendo do público-alvo, são elementos-chave. 

Uma estratégia de marketing personalizada é essencial para o crescimento rápido.

Estabelecimento de networking eficiente 

A construção de relacionamentos é fundamental para o sucesso nos negócios. Aliás, recomenda-se a participação em eventos do setor, reuniões de networking e aproveitamento de oportunidades online. Parcerias estratégicas e conexões sólidas funcionam como facilitadoras para novas oportunidades e clientes.

Oferta de atendimento excepcional ao cliente 

Um diferencial competitivo significativo se deve ao atendimento ao cliente e, por isso, recomenda-se a oferta de um serviço excepcional ao consumidor desde o início. 

Leve em conta a prontidão para responder rapidamente às perguntas, resolver problemas de maneira eficaz e buscar feedback constantemente para melhorar.

Adaptação contínua 

Destacamos, ainda mais, a preparação para se adaptar às novas tendências, tecnologias e demandas do mercado. A flexibilidade e a capacidade de inovação são características cruciais para a sustentabilidade a longo prazo.

Busca constante de aprendizado

A busca constante de conhecimento está intrinsecamente ligada ao sucesso empresarial. Isso inclui a disposição para aprender com os erros, aprimorar habilidades e se manter atualizado sobre as últimas tendências do setor.

A participação em cursos, workshops e a leitura contínua são práticas que trazem inúmeros benefícios para o empreendimento.

Ao seguir essas dicas práticas e apostar no empreendedorismo além do óbvio, você constrói uma base sólida para o negócio. Por fim, o sucesso não ocorre da noite para o dia; é o resultado de esforços consistentes, comprometimento e uma abordagem inteligente. 

Por Bruna Bozano

Compartilhe

Enquete BBB 2024: Nanda, Lucas ou Rodriguinho: quem vai ser eliminado?

Fernanda, Lucas e Rodriguinho estão no Paredão, e você já pode votar para eliminar um deles na terça (27). Qual delas você acha que merece deixar o reality? Participe da votação na enquete Fashion Bubbles e confira resultado parcial em tempo real!


Newsletter

Inscreva-se em nosso newsletter e receba diretamente em seu e-mail artigos exclusivos, dicas de beleza imperdíveis e as últimas novidades dos reality shows mais badalados. Não perca a chance de estar sempre à frente, conhecendo as tendências e segredos que só os verdadeiros conhecedores do universo fashion e do glamour dos realitys têm acesso!

Não fazemos spam! Leia mais em nossa política de privacidade.


Últimas notícias BBB

Últimas notícias