As vendas pela internet de muitas empresas já representam uma parcela significativa de suas vendas totais, enquanto outras se concentram apenas nessa área.

Para ter sucesso no comércio online, você deve alcançar os clientes certos, e plataformas de mídia social como Instagram e Facebook podem ajudá-lo a fazer isso.

Em apenas 5 etapas, mostraremos como iniciar uma loja no Instagram e obter sucesso. Podemos revelar agora que um dos fatores mais significativos é criar postagens interessantes no Instagram. Continue lendo para conhecer nossas dicas.


Como montar uma loja no Instagram do zero?


1. Verifique se você está vendendo um produto que o Instagram permite que você venda


Foto de celular com o Instagram aberto.
Fonte: Canva

Antes de avançar e investir seu tempo e possivelmente dinheiro na criação de uma loja no Instagram, é necessário se familiarizar com as políticas da plataforma. É importante garantir que os produtos que você está vendendo são aceitos pela rede em questão.

Depois de verificar esse aspecto, você precisará decidir em qual mercado deseja vender, bem como um site onde fará suas vendas.

Se você ainda não possui um site ou deseja atualizar sua loja online atual, recomendamos o uso de plataformas de comércio eletrônico como Shopify, Oberlo ou algo semelhante.

A vantagem destas plataformas especializadas é que possuem catálogos de produtos pré-definidos, simples de configurar e que estão integrados com redes sociais como Instagram e Facebook, bem como com sistemas de gestão, faturação, entre outros que possa necessitar.


2. Tenha uma conta no Instagram com um perfil comercial


Foto do feed de conta do Instagram.
Fonte: Canva

Para poder criar sua própria loja no Instagram e promovê-la de forma eficaz, você deve utilizar uma conta comercial em vez de uma conta pessoal. Isso significa que você deve declarar claramente que seu objetivo é comercial.

Dessa forma, você terá acesso a ferramentas que permitem acompanhar métricas importantes para o sucesso de suas vendas, como o número de visualizações, o nível de interação que seus visitantes têm com suas páginas e diversos outros dados.

Você também pode promover anúncios online, o que significa que você pode escolher um determinado produto ou serviço para divulgar, criar um layout atraente para promovê-lo e selecionar o público que quer atingir. Assim, seu anúncio aparecerá para quem estiver interessado nele.

Esse tipo de anúncio, que pode ser segmentado e exibido apenas para um grupo específico de pessoas, aumenta muito as chances de sucesso nas vendas.


3. Registre-se no Facebook


Foto do facebook no celular.
Fonte: Canva

O Facebook é mais uma rede social de grande porte e, como tal, é um canal de vendas viável que deve ser considerado.

Um dos principais benefícios de estabelecer esse link é que seus seguidores do Facebook que também têm uma conta no Instagram, mas não seguem você no Instagram (muitas vezes porque não percebem que você tem uma conta nesta rede) ficarão cientes de sua existência.

Como resultado, você poderá aumentar seus seguidores no Instagram e, consequentemente, seus clientes em potencial.

Além disso, o Facebook comprou o Instagram e as duas plataformas agora estão vinculadas. Por isso, fazer essa conexão é ainda mais importante, pois basta uma conta para gerar sua presença e seus anúncios em duas plataformas altamente relevantes.


4. Crie um catálogo de produtos


Foto criando um catálogo de produtos para o Instagram.
Fonte: Canva

Para garantir que sua loja do Instagram alcance o maior sucesso, você deve disponibilizar seu catálogo de produtos para visualização. Com isso, seus seguidores e visitantes poderão conhecer seus artigos de forma simples e rápida.

Vale a pena notar que, para criar seu catálogo de produtos, você precisará estar conectado a uma conta do Facebook. Se você ainda não o fez, agora é a hora de dedicar alguns minutos a esse processo.


5. Finalmente, é hora de começar a vender pelo Instagram


Foto de feed de loja no Instagram.
Fonte: UnSplash

Depois de criar seu catálogo online e este ser aprovado, é hora de começar a vender!

Não se esqueça de criar anúncios e fazer publicações regulares e interessantes para que seus visitantes continuem interessados ​​em seguir sua página comercial.

Às vezes, as postagens mais simples, como uma foto de uma xícara de café básica e uma mensagem de “Bom dia”, são suficientes para que seus seguidores interajam com sua página.

Quando se trata de construir uma comunidade de seguidores e clientes em potencial, um dos fatores mais importantes a considerar é estabelecer interações que promovam um sentimento de pertencimento e união.


Conclusão: não se esqueça!


Para resumir, ter um site base, usar um perfil comercial, estabelecer um link com uma conta do Facebook e construir um catálogo de produtos são necessários para o sucesso da loja no Instagram.

Além disso, faça postagens frequentes e incentive a interação com seus seguidores. Se o público se identificar com a sua página, você terá mais oportunidades de vender.