Escrito "Domingo de Páscoa" em folha branca com vários símbolos da data em volta, como ovos, por exemplo.

Qual é o Domingo de Páscoa? Saiba em que dia da semana se comemora a Páscoa

Descubra o verdadeiro significado da Páscoa e saiba em que dia da semana é comemorada! Veja ainda, as diferenças entre a Páscoa judaica e a cristã

Compartilhe

Você sabe por que a Páscoa é sempre celebrada em um domingo? Além de ser muito importante para a religião cristã, será que existe algum motivo específico para a escolha desse dia da semana?

Se você já pensou nisso e quer sanar sua curiosidade, veio ao lugar certo! O Fashion Bubbles vai te explicar o que torna o domingo tão especial para a comemoração da Páscoa. Role a tela e confira agora mesmo!

Qual é o verdadeiro significado da Páscoa?

Menina e mãe com orelhas de coelho se escondendo atrás de mesa com ovos de galinha pintados para a Páscoa.
Fonte: Freepik

A Páscoa pode ser sinônimo de ovos de chocolate, coelhinhos fofos e reuniões em família para muitos. No entanto, a verdade é que por trás dessa festividade existe um significado muito mais profundo e histórico.

Desse modo, a Páscoa marca a ressurreição de Jesus Cristo, um fato bíblico que mudou o curso da história. Fora que inspirou milhões de pessoas em todo o mundo.

Como a Páscoa surgiu e por que ela é tão importante?

As primeiras celebrações da Páscoa surgiram em tradições judaicas e cristãs. Para os judeus, a Páscoa marca a libertação dos hebreus da escravidão no Egito, segundo diz a Bíblia.

Conforme a história, Deus teria enviado 10 pragas ao Egito a fim de convencer o faraó a libertar o povo judeu. A última praga matou os primogênitos, mas os judeus foram poupados porque haviam marcado suas portas com o sangue de um cordeiro. Esse evento, aliás, e conhecido como “Páscoa judaica”.

Cruz com pano roxo sob o céu nublado.
Fonte: Canva

Por outro lado, na tradição crista, a Páscoa marca a ressurreição de Jesus Cristo, após sua morte na cruz. Conforme a Bíblia, Jesus foi crucificado enquanto ocorria a celebração judaica da Páscoa e ressuscitou 3 dias depois. Essa história é uma das mais importantes do cristianismo, sendo todos os anos lembrada.

Com o passar dos séculos, a comemoração da Páscoa evoluiu. Assim sendo, hoje inclui rituais e tradições diversas por todo o mundo. Desde a decoração de ovos até a celebração de missas e cultos.

Assista agora: diferenças entre a Páscoa judaica e a cristã

https://youtu.be/OtZu2QBX0gY

Em que dia da semana se comemora a Páscoa?

Todos os anos, a Páscoa sempre cai em um domingo. Ela é lembrada neste dia da semana, pois, segundo a tradição cristã, Jesus Cristo ressuscitou 3 dias após a sua morte, que foi em uma sexta-feira.

Portanto, o domingo é conhecido como o Dia da Ressurreição. Ou ainda, o Domingo de Páscoa.

Dois ovos de galinha com rostinho e orelhas de coelho segurando pincel marcando data da Páscoa em calendário.
Fonte: Freepik

Desse modo, celebramos a Páscoa sempre no 1º domingo após a 1ª lua cheia que ocorre depois do equinócio de primavera no hemisfério norte (ou do equinócio de outono no hemisfério sul).

Isso quer dizer que a Páscoa sempre ocorre entre os dias 22 de março e 25 de abril, a depender do ano e da região do mundo onde acontece a comemoração.

Qual é o Domingo de Páscoa?

Em 2023, a Páscoa cai no dia 9 de abril, um domingo. Veja quando será o domingo de Páscoa nos próximos 5 anos:

  • 2024: 31 de março;
  • 2025: 20 de abril;
  • 2026: 5 de abril;
  • 2027: 28 de março;
  • 2028: 16 de abril.

Enfim, não perca tempo e confira nossas matérias especiais sobre a Páscoa! De cardápio a cestas até lembrancinhas e coelhinhos artesanais, temos tudo para tornar sua Páscoa ainda mais memorável. Clique nos links acima e inspire-se para celebrar a data comemorativa!

Compartilhe

Newsletter

Inscreva-se em nosso newsletter e receba diretamente em seu e-mail artigos exclusivos, dicas de beleza imperdíveis e as últimas novidades dos reality shows mais badalados. Não perca a chance de estar sempre à frente, conhecendo as tendências e segredos que só os verdadeiros conhecedores do universo fashion e do glamour dos realitys têm acesso!

Não fazemos spam! Leia mais em nossa política de privacidade.


Últimas notícias