Título de eleitor digital: saiba como ter o seu e as vantagens de usá-lo

O título de eleitor digital é uma boa opção tanto para quem tem a versão impressa quanto para os que ainda não pediram o alistamento….

Compartilhe

O título de eleitor digital é uma boa opção tanto para quem tem a versão impressa quanto para os que ainda não pediram o alistamento. Então, saiba como pedir o seu e ter os seus documentos válidos para votar mais acessíveis no dia da eleição.

Entenda o que é o título de eleitor digital

Lançado em 2017, este é o tradicional documento que todos acima de 18 anos e menores de 70 anos precisam ter para votar. Dessa forma, a versão digital foi criada com a intenção de facilitar a hora de solicitar o documento e obter informações relevantes sobre a votação.

O app foi ideia do TSE do Acre, o qual é muito fácil de usar em celulares com os principais sistemas operacionais. Assim, é uma solução para os que ainda vão tirar o título e para os que perderam o documento físico.

Mais facilidade para você

Em primeiro lugar, é um papel a menos para se preocupar em guardar. Além disso, é uma opção que permite a boa parte dos cidadãos tirar a primeira ou segunda via sem precisar ir até uma unidade física, ou seja, sem sair de casa.

Fora isso, o app envia notificações muito úteis para os que irão votar em 2022. Então, saiba como instalar e usar essa aplicação e conheça as principais vantagens de ter a sua versão de título de eleitor online.

mulher de óculos sorrindo sentada em frente a um notebook e olhando para o celular
Foto: o título de eleitor digital só pode ser acessado por meio do celular

Existem penalidades para quem não tira o título?

Mesmo que algumas pessoas não concordem sobre o voto obrigatório, não fazê-lo terá consequências. Aliás, será muito difícil manter a sua rotina normal sem estar com a situação eleitoral regular. Dessa forma, quem não tira o documento está impedido de:

  • Obter passaporte ou RG;
  • Receber remuneração, proventos ou salário;
  • Participar das eleições políticas como candidato ou eleitor;
  • Inscrever-se em processos e concursos públicos.

Diante disso, o app é uma solução muito útil e que vai ajudar você a manter a sua situação regular no país. Além disso, não comparecer no dia da votação também têm efeitos negativos e será preciso pagar uma multa por isso e justificar a falta.

Por conta desses motivos, fazer o título de eleitor online é uma opção muito mais prática. Então, saiba como encontrar esse aplicativo e conheça as suas principais funções a seguir.

e-Título, o título de eleitor digital

É um app que serve para acessar a versão digital do documento. Além disso, ele permite fazer a consulta de informações relevantes para o dia da eleição como o local em que vai votar.

Para conseguir acesso a tudo isso, basta baixar o app na loja oficial do seu celular e fazer o cadastro. Em seguida, será feita uma análise para validar os seus dados e, assim, já é possível usá-lo como documento oficial.

Onde você encontra esse app?

É possível baixar o aplicativo nas lojas oficiais Play Store e App Store. Dessa forma, os usuários de ambos os sistemas operacionais têm acesso gratuito tanto na hora de fazer o download quanto para usar suas funções e o título de eleitor digital.

Como instalar o e-Título?

O primeiro passo é abrir o aplicativo da Play Store ou App Store e buscar pelo nome do app do governo. Assim, clique em baixar e a instalação será feita de modo automático. Em seguida, é hora de fazer o cadastro.

Um processo simples e prático

Ao abrir o aplicativo, a primeira tela que vai aparecer é a dos termos de uso. Então, leia e confirme se concorda com eles. Depois, é preciso preencher os dados pessoais como:

  • Seu nome completo;
  • Data de nascimento;
  • Número do título de eleitor impresso ou CPF;
  • E o nome da mãe e do pai.

Para completar a validação do seu cadastro, é preciso responder a um desafio de perguntas sobre o seu atual local de votação e seu grau de instrução. Por fim, o último passo é criar senha que será usada para acessar o aplicativo.

Os celulares que têm o desbloqueio por biometria também podem usar esse método de segurança no e-Título. Mas é algo que fica a critério do usuário, será uma das últimas questões. Então, a última tela vai mostrar todos os seus dados e uma foto sua.

Vídeo com tutorial sobre como baixar o e-Título

É possível usar o título de eleitor digital mesmo sem a via impressa?

Quem não estiver com a via impressa ao alcance pode consultar o número no site do TRE ou pelo canal 148, o Disque- Eleitor. Mas é possível usar o número do CPF também para conseguir concluir o seu cadastro.

Já os que ainda não têm a primeira via do documento, também podem fazer título de eleitor online. Para isso, é preciso acessar o sistema de autoatendimento Título Net usando celular ou tablet. Assim, clique na guia de que não tem o título e preencha os dados:

  • Data e local de nascimento;
  • Nome completo;
  • RG;
  • Email.

Para comprovar a sua identidade, será preciso enviar fotos selfie com o RG e apenas dele em frente e verso. Além disso, também é preciso tirar uma foto de um comprovante de residência e enviar.

Vale lembrar que todas as imagens devem ter boa qualidade e todos os documentos devem estar legíveis. Então, escolha um local claro e garanta que a nitidez está boa em todas as fotos.

Acompanhe a solicitação

O acesso ao título não será liberado de imediato, por isso, guarde o número do protocolo e use-o para acompanhar o processo.

Tudo o que o e-Título oferece

Depois de cadastrar o seu título de eleitor digital, terá todos os dados com segurança no app e um QRcode. Além disso, usar esse aplicativo é uma boa opção para ter as seguintes vantagens:

  • Serve como documento oficial;
  • Informa onde você deve votar;
  • Fácil acesso a certidão de quitação eleitoral.

Caso ocorra qualquer mudança no seu local de votação, você receberá uma notificação com o dado atualizado. Assim, é muito útil para não ter surpresas apenas no dia da eleição.

Esse é um app bastante completo

O aplicativo também conta com a função de rota do seu local para o lugar de votação. Por isso, ele pede acesso a localização do seu celular. Mas isso só está disponível para áreas que têm o cadastro geográfico.

Fora isso, você não precisa preencher todos os dados de novo, caso feche o app. Assim, eles ficam salvos na memória do celular e só serão apagados se escolher essa função.

mulher de óculos com aspecto sério, sentada em frente ao notebook e usando o celular
Foto: o título de eleitor digital pode ser usado no dia da votação

Os reais benefícios de ter um título de eleitor digital

Em primeiro lugar, é um papel a menos para se perder. Além disso, não é preciso se preocupar com o bom estado dele ou em ter que tirar uma segunda via por um bom tempo e:

  • Reduz o risco de extravios;
  • Mantém os seus dados seguros em um só lugar;
  • Deixa as certidões de quitação eleitoral com fácil acesso.

O app e-Título cumpre tudo isso e ainda ajuda você a se planejar no dia de ir votar. Aliás, ter as certidões ao alcance também é muito útil, já que elas fazem parte dos documentos exigidos em alguns processos seletivos, matrículas e posse em cargo público.

Use o e-Título no dia da votação

É possível usar o seu título de eleitor online no dia da votação, sem precisar levar a versão impressa. Dessa forma, os que já tiraram a primeira via digital não devem se preocupar com isso.

Caso já tenha passado pelo cadastro biométrico, a versão digital é suficiente para participar da votação. Mas se esse não é o seu caso ainda, deve levar também um documento com foto como RG ou CNH.

Processo de rezoneamento

Os cidadãos que estão em zonas que passaram por esse processo terão os dados atuais no app. Então, é possível confirmar a sua nova zona e talvez a nova seção também.

O título de eleitor digital atualiza seus dados cadastrais 

Caso você perceba que os dados da versão digital estão diferentes da versão impressa, isso ocorre porque eles estão atualizados. Dessa forma, isso indica que o seu município passou pelo processo de rezoneamento.

O que fazer?

Para confirmar os novos dados do seu título de eleitor digital, entre em contato com a zona eleitoral do seu cadastro. Além disso, outra opção é ligar para o número 148, o Disque-Eleitor. Então, poderá entender o que de fato ocorreu na sua região.

Fora essa situação, caso você faça qualquer mudança em um cartório, por exemplo, seus dados também serão alterados no app. Mas isso não ocorre de forma imediata, já que precisa passar pela análise do TSE.

Como é feita a validação das certidões eleitorais no app?

O processo é feito da mesma maneira que o site faz, ou seja, com um código de validação. Então, também não precisa se preocupar com isso, já que seja no site ou no app, o valor é o mesmo.

Vídeo sobre as funções do e-Título e como usá-lo

O e-Título ainda promete muito mais no futuro

Sem dúvida, o título de eleitor digital é um recurso que facilita a vida não apenas no dia de votar. Assim, há promessas de melhorias para o app no futuro, mas, por enquanto, já é possível:

  • Conferir biometria;
  • Ver locais para justificar ausência;
  • Consultar débitos com a Justiça Eleitoral.

Para acompanhar as inovações no app, pode-se usar a versão beta e contribuir para as melhorias. Agora você já sabe como ter esse documento e as vantagens que ele oferece, então, faça o seu cadastro.

Compartilhe

Enquete BBB 2024: Bia ou Matteus; quem Pitel vai colocar no Paredão?

Beatriz Reis e Matteus Amaral estão Na Mira do Líder. E nesta sexta, Pitel terá que colocar um deles no Paredão! Qual dos dois ela vai escolher? Participe da votação na enquete Fashion Bubbles e confira resultado parcial em tempo real!


Newsletter

Inscreva-se em nosso newsletter e receba diretamente em seu e-mail artigos exclusivos, dicas de beleza imperdíveis e as últimas novidades dos reality shows mais badalados. Não perca a chance de estar sempre à frente, conhecendo as tendências e segredos que só os verdadeiros conhecedores do universo fashion e do glamour dos realitys têm acesso!

Não fazemos spam! Leia mais em nossa política de privacidade.


Últimas notícias BBB

Últimas notícias