foto de bancada de pedra com lanches rápidos energéticos: nozes, frutas e iogurte

4 lanches rápidos que dão energia para o corpo

Procurando ideias de lanches rápidos para repor a energia, sem deixar de lado a saúde? Nós separamos 4 opções saborosas!

Compartilhe

A falta de energia geralmente ocorre em pessoas que trabalham muitas horas por dia e não têm tanto tempo livre para comer, ou que pulam refeições devido à carga de trabalho. Dessa forma, os lanches rápidos são alimentos importantes, que podem acrescentar ao corpo o ânimo necessário para se manter ativo durante o dia.

O estilo de vida sedentário também é uma causa comum do cansaço. Para combater isso, praticar exercícios físicos e consumir alimentos saudáveis é essencial. É indicado ainda consultar um nutricionista que avalia e ajuda a criar uma dieta específica para cada tipo de rotina. Continue lendo a fim de entender mais sobre o assunto.

Lanches que aumentam a energia

Assim que precisamos de uma energia extra, estamos acostumados a recorrer a alimentos ricos em açúcar e carboidratos. Entretanto, a saciedade que eles proporcionam é momentânea, gerando os conhecidos “picos de açúcar” e “picos de carboidrato”.

De fato, esse tipo de comida aumenta o consumo de calorias e dá energia por um período muito curto. Portanto, é importante conhecer os lanches rápidos que podem te sustentar por mais tempo e de maneira mais saudável. Por exemplo:

1. Iogurte grego natural

O iogurte contém boa quantidade de proteína, o que ajuda a fornecer energia uma vez consumida. Além disso, o iogurte grego natural geralmente tem muito menos açúcar do que o iogurte comum, o que evita as oscilações da glicose.

tigela de iogurte grego natural em cima de toalha xadrez vermelha
Fonte: YelenaYemchuk/Getty Images

2. Chocolate amargo

Sim, isto pode ser um pouco surpreendente para alguns, mas o chocolate, com moderação, é um lanche saudável. Isto porque possui antioxidantes que retardam o envelhecimento celular e reduzem o risco de pressão alta.

3. Castanhas e frutas secas são boas para lanches rápidos

Uma excelente maneira de reduzir o apetite é comer amêndoas, amendoins e nozes em pequenas porções. São também ótimos lanches energéticos, que podem aumentar a disposição.

potes brancos vistos de cima com castanhas e frutas secas, opções saudáveis de lanches rápidos
Fonte: tbralnina/Getty Images

No entanto, recomenda-se o consumo moderado. Afinal, eles são ricos em gorduras vegetais e calorias.

4. Barras proteicas

As barras proteicas são excelentes petiscos para enfrentar os momentos em que você precisa de uma dose extra de energia. São, assim uma boa opção para evitar a sonolência e o cansaço. 

Conclusão: lanches rápidos e saudáveis

Além dos quatro lanches mencionados acima, os abacates também são ricos em nutrientes como betacaroteno, vitaminas e gorduras saudáveis. Essas frutas ajudam a fortalecer o coração e o sistema imunológico e, acima de tudo, adicionam energia graças aos seus componentes.

cesta com abacates ao lado de pote de guacamole
Fonte: Val Ibarrola de Studio Mexico/Canva

Manter nosso corpo disposto é importante para evitar problemas tanto no trabalho quanto em nossa rotina diária, devido à falta de concentração e produtividade. É importante que não só os lanches rápidos sejam incluídos, mas as refeições saudáveis em geral, incluindo saladas, legumes, frutas e vegetais.

A manutenção de uma dieta equilibrada evitará a desidratação e problemas gerais de saúde.

Referências:

Portilho, G. (5 de julho de 2018). Como é obtida a energia que faz nosso corpo funcionar? Super.

A energia do nosso corpo vem de onde? (14 de dezembro de 2015). Medworld.

Compartilhe

Notícias em Alta

Últimas Notícias