Cobertura de Tatuagem: Cover-up, a técnica que substitui tattoo antiga ou indesejada

Descubra como cobrir uma tatuagem antiga. Novo desenho de Juliette Freire cobre tattoo antiga. Entenda como e quando fazer a sua, caso tenha alguma que não te faz feliz

  • 739
    Shares

- Continue depois da Publicidade -

A ganhadora do Big Brother Brasil 21, Juliette Freire, abriu o coração no Instagram sobre o processo de cobertura, ou cover-up, da sua tatuagem nas costelas.

Onde, em princípio ela tinha mensagens dedicadas à sua família, escritas com sua própria caligrafia e formando um coração, agora tem três rosas em preto e branco que também formam um coração e cobrem a imagem antiga perfeitamente. Veja como a técnica funciona!

 

 

Cobrir tatuagem no ombro e braço
A caveira  (à esquerda) cobriu um símbolo tribal (à direita). Foto: Pinterest

 

 

Cobertura de tatuagem: É possível cobrir uma tattoo com outra?

 

 

Cobertura ou cover-up é, simplesmente, a técnica de cobrir uma tatuagem com outra tattoo.  É, portanto,  o ato de tatuar em cima de uma tatuagem anterior, com um novo desenho modificado.

 

 

 

- Continue depois da Publicidade -

Três fotos lado a lado de tatuagens no mesmo lugar do braço de uma pessoa. A primeira tatuagem é um desenho de flores coloridas em efeito de giz. A segunda imagem é dessa tatuagem embaixo de um desenho rascunhado de uma espada e flores. A segunda é a tatuagem das flores coberta pela tatuagem nova da espada com flores ao redor.
Exemplo de como ocorre a cobertura de uma tatuagem média. Fonte: Instagram

 

 

 

Geralmente, a cobertura da tatuagem é vista ainda como uma das duas formas de remoção para tattoos indesejadas, já que cobre a original, com uma nova e melhorada. Enquanto, a outra opção é a remoção a laser.

 

 

- Continue depois da Publicidade -

  • Enquanto isso, aproveite e nos siga no Google News para saber tudo sobre Moda, Beleza, Famosos, Décor e muito mais. É só clicar aqui, depois na estrelinha ⭐ lá no News.

 

 

 

Imagem de um esboço de um desenho de alien segurando um coração por cima de uma tatuagem antiga de coração. Do lado dela, tem a imagem da tatuagem do alien pronta e com cores.
Antes e depois de uma cobertura de uma tatuagem pequena e desbotada. Fonte: Instagram

 

 

 

Por que Juliette cobriu as tatuagens?

 

 

- Continue depois da Publicidade -

Foto de Juliette Freire de lado, com calça e top pretos e chapéu de cangaceiro, segurando o instrumento triângulo. Dá para ver uma parte da tatuagem dela nas costelas.
Dá pra ver um pedacinho da tatuagem nova de Juliette nas costelas. Fonte: Instagram

 

 

Vocês conhecem a história da minha tatuagem? Fiz em homenagem aos meus irmãos, mãe, avó e à minha irmã Eninha”, escreveu Juliette na legenda da foto da tattoo nova em uma rede social.

Contudo, como acontece com muitas tatuagens, as palavras ficaram desgastadas e ilegíveis com o tempo. Então, a nova milionária decidiu ajeitar o desenho e ficou lindo, né?

 

 

Duas imagens lado a lado da tatuagem na costela de Juliette Freire com antes e depois do Cover-up
Juliette mostra o antes e depois da cobertura da tatuagem. Fonte: Instagram

 

 

Entretanto, o caso de Juliette é bem comum. Afinal, existem muitas razões diferentes para uma pessoa querer se livrar de uma tatuagem antiga.

 

 

 

Tatuagem antiga de um sol saindo atrás de montanhas. A segunda imagem é da cobertura dessa tatuagem: um ramo de folhas e frutos pretos.
A cor preta é a mais usada para fazer cobertura de tatuagem. Fonte: Pinterest

 

 

 

Ou ela pode estar desgastada e ter perdido a beleza original, ou ainda,  a tatuagem pode relembrar uma época da sua vida que você quer muito esquecer.

Você pode, também, não ter gostado do lugar no corpo que tatuou ou talvez esperava uma coisa do desenho e se decepcionou com o resultado obtido.

 

 

 

Antes e depois da cobertura de tatuagem. A primeira imagem mostra uma tatuagem de um pinheiro muito desbotada no braço de alguém. A segunda imagem é desse mesmo local, mas agora com uma tatuagem colorida cheia de flores e detalhes.
Quando a tatuagem antiga está desbotada, o desenho novo pode usar cores mais diversas. Fonte: Instagram

 

 

 

Em conclusão, tem muita gente por aí que pode querer mudar ou remover uma imagem que tatuou no corpo.

 

 

 

 

A foto de uma tatuagem de uma cobra cercada de flores vermelhas.
Tatuagem de cobra, feita por cover-up. Fonte: Instagram

 

 

Laser ou cover-up para substituir a tatuagem?

 

 

Antes de mais nada, você precisa decidir se quer remover a tatuagem por completo à laser ou fazer um cover-up da imagem que já está ali.

A remoção a laser é dolorida, certamente feita por um profissional em um lugar de confiança. Além disso, geralmente precisa de algumas sessões para fazer a tatuagem desaparecer.

 

 

 

Duas fotos da parte de trás do braço de alguém. Na primeira a pessoa tem uma tatuagem desbotada de um bonequinho. Na segunda essa tatuagem está coberta por uma tatuagem de uma paisagem a noite, colorida.
Antes e depois de uma cobertura de tatuagem no braço. Fonte: Pinterest

 

 

Todavia, é a escolha ideal se você quer aquele local do seu corpo sem desenho nenhum, como resultado.

Mas se você quer continuar com uma tatuagem ali, e só quer substituir o desenho, a melhor escolha é a cobertura da tattoo indesejada!

 

 

 

Antes e depois da cobertura de uma tatuagem. A antiga tatuagem é de uma lua pequena. A nova é de um pingente preto e branco.
Cobertura de uma tatuagem pequena. Fonte: Instagram

 

 

Como funciona cobertura de tatuagem?

 

 

 

Duas fotos do pulso de uma pessoa, uma foto do lado da outra. A primeira mostra uma tatuagem de uma estrela roxa e lilás com um símbolo do infinito no meio. A segunda foto é essa tatuagem coberta por outra, maior, da imagem de uma flor roxa e azul.
Remoção de tatuagem antes e depois: Com a técnica Cover-up  uma tatuagem antiga foi transformada em outra mais bonita. Fonte: Instagram

 

O cover-up deve ser feito por um tatuador especialista em cobertura, pois é uma técnica complexa.

O artista utiliza-se de aspectos da tatuagem antiga para formular um desenho novo que se encaixe ali, e substitua a outra imagem.

 

 

 

 

Acima de tudo, é necessário conversar com o tatuador que vai realizar a cobertura. É preciso tempo e paciência para que vocês decidam juntos qual a melhor forma de cobrir aquele desenho.

 

 

Três fotos, lado a lado, da nuca da mesma pessoa. A primeira foto mostra uma tatuagem de um pentagrama desbotando. A segunda mostra o esboço do desenho do artista cobrindo a tatuagem anterior. A terceira mostra a tatuagem nova pronta: a imagem de um pássaro pousado em um galho com flores azuis.
Cobertura de tatuagem antes e depois: O passo a passo da técnica  Cover-up  para cobrir tatuagens indesejadas. Fonte: Instagram

 

 

Cobrir tatuagem - montagem de antes e depois de tatuagem masculina que foi coberta
Antes e depois de uma cobertura de tatuagem. Foto: Pinterest

 

 

O processo de cobertura de tatuagem ocorre similarmente ao da primeira tatuagem. O artista injeta a tinta apropriada a cerca de 1mm de profundidade na pele, no mesmo lugar da tattoo antiga.

Salvo pelo fato de que tem outro desenho ali, o processo de aplicação não é tão diferente.

 

 

A primeira tatuagem é uma tribal preta. A segunda é de um pássaro preto, com detalhes em vermelho.
Tatuagem escura coberta por outra tatuagem também escura. Fonte: Pinterest

 

 

A forma de fazer o desenho que é complicada. Ainda mais, muitas vezes o cliente não vai ter muitas opções de desenho. Fica tudo a critério do tatuador que estudou muito para cobrir aquela tatuagem de forma correta.

A parte mais importante de uma cobertura de tatuagem não é disfarçar o desenho que está ali já. Mas sim não deixar nenhum vestígio daquela imagem velha.

 

 

 

Antes de depois de uma cobertura de uma tatuagem na clavícula. A tatuagem nova é uma de uma flor roxa, e a da outra rosa cercadas de folhas.
Cobertura de tatuagem colorida. Fonte: Instagram

 

 

 

O ideal é que não dê nem para perceber que aquela é uma cobertura, entendeu?

Entretanto, outra questão para se pensar é que é sim possível cobrir tatuagens novas. Contudo, as antigas são mais fáceis de esconder.

 

 

 

Duas fotos lado a lado. A primeira mostra o pulso de uma pessoa com uma tatuagem preta de um símbolo de uma flor. A segunda é uma tatuagem de frutas vermelhas que cobrem a tatuagem antiga de flor.
Não perceber a tatuagem antiga é o ideal. Fonte: Instagram

 

 

 

Quanto custa uma cobertura de tatuagem?

 

 

Questões de preço dependem mais do tatuador, do que da técnica em si.

 

 

 

Três imagens do processo de cobertura de uma tatuagem fina de um símbolo. A segunda imagem é do esboço da nova tatuagem em vermelho. A última imagem é da tatuagem nova de uma cobra enrolada em várias rosas vermelhas.
Técnica de cobertura de tatuagem. Fonte: Instagram

 

 

Da mesma forma que o profissional pode cobrar o mesmo preço que ele cobraria para uma tatuagem normal. Ele também pode escolher um preço mais alto, devido à dificuldade da técnica.

Também é provável que o preço aumente por causa do tamanho do desenho, que tem que ser maior que a tatuagem antiga para poder devidamente cobri-la.

 

 

 

Tatuagem antiga em preto, coberta por uma muito maior, com a imagem de um pássaro azul cercado de flores rosas, nas costas de alguém.
Tatuagens grandes são necessárias para cobrir o desenho antigo. Fonte: Instagram

 

 

Não apenas isso, as cores especificas utilizadas podem ser um fator para o encarecimento da sua cobertura de tatuagem.

 

 

Existem formas diferentes de fazer cobertura de tatuagem?

 

 

 

Tatuagem antiga é um sol colorido. Foi substituída pelo girassol e lua, também coloridos, da segunda foto.
Antes e depois de uma cobertura de tatuagem. Fonte: Instagram

 

 

Você pode escolher cobrir o desenho antigo completamente. Porém, esse não é o único jeito de transformar sua tatuagem.

Ou seja: é possível melhorar o desenho que já existe. Muitas vezes adicionando cores mais intensas, e reforçando as linhas da imagem.

 

 

 

Duas fotos das costas de uma pessoa, uma foto do lado da outra. A primeira mostra uma tatuagem de borboleta desgastada. A segunda foto é da mesma tatuagem de borboleta com cores e linhas mais intensas e mais bonitas.
Antes e depois do tatuador melhorar o desenho de tattoo com a técnica Cover-up. Fonte: Instagram

 

 

Certamente que essas cores vão ser mais escuras. É comum que a tinta marrom, preta e azul sejam as mais usadas para cover-ups.

No caso da cor azul, até ela em tons mais claros pode funcionar como cobertura.

 

 

 

Duas fotos lado a lado. A primeira do outline de um felino feito em tinta preta. Na segunda foto é o mesmo outline, mas foi aproveitado pelo artista para fazer a tatuagem de um tigre colorido.
O artista da cobertura tem que saber utilizar as linhas da tatuagem antiga, para  que possa criar a nova. Fonte: Instagram

 

 

Porque misturar cores claras novas com cores fortes antigas é muito difícil de se fazer. Apenas poucos tatuadores conseguem, e o resultado pode não ficar muito bom.

Inesperadamente, o tatuador pode usar a tinta de cor branca na cobertura também. Porém, ela só deve ser usada em detalhes da tatuagem nova. Ou para dar destaque e volume a uma área, ou para distrair a atenção de quem está olhando aquela tatuagem.

 

 

 

Duas fotos lado a lado. A primeira imagem é do braço de alguém com a tatuagem colorida de uma constelação. A segunda é uma tatuagem do formato da das constelações, mas cheia de flores e insetos coloridos.
O artista utiliza-se de aspectos da tatuagem antiga para fazer um desenho que se encaixe ali. Fonte: Instagram

 

 

Além disso, outro jeito de disfarçar partes da tattoo anterior é com o uso de sombras mais escuras.

 

 

 

 

 

Antes e depois de uma tatuagem colorida do peixe Nemo da Disney.
Por exemplo: Antes de depois de um tatuador melhorar uma tatuagem antiga. Fonte: Pinterest

 

 

Quantas sessões para cobrir uma tatuagem?

 

 

Você também pode gostar!
Depois e antes da cobertura de uma tatuagem de garras verdes. A tatuagem nova é a cabeça de um lobo preta.
Em conclusão: é melhor cobrir uma imagem com um desenho mais escuro que ela. Fonte: Pinterest

 

 

Assim como no caso do preço, o número de sessões necessárias para fazer uma tatuagem para cobrir outra depende.

Pode ser que o tatuador precise de apenas uma sessão para realizar a cobertura por completo. Bem como, pode ser que demore mais de uma sessão por causa do tamanho maior da tatuagem de cobertura.

 

 

 

Cobertura de uma tatuagem de árvore colorida com outra tatuagem de árvore colorida mais bonita, e rosa.
O tatuador também pode manter o tema da tatuagem, mas melhorar o desenho. Fonte: Instagram

 

 

Da mesma forma que a tatuagem pode parecer pronta após uma sessão. Mas depois apresentar manchas, resquícios da tatuagem antiga por trás.

Talvez provavelmente você precise voltar para retocar a tattoo.

 

 

Cobertura de uma tatuagem preta, com outra de um microfone colorido cercado por rosas vermelhas.
Em conclusão, cobrir tatuagens escuras é difícil, mas não impossível. Fonte: Pinterest

 

 

Qual o melhor desenho para cobrir uma tatuagem?

 

Em primeiro lugar: é melhor cobrir uma imagem com um desenho maior e mais escuro que ela.

 

 

 

Uma tatuagem de asas cobre uma antiga escrita.
Por exemplo: Asas são texturas ótimas para cobertura de tatuagem. Fonte: Pinterest

 

 

O uso de texturas também é indicado. Por exemplo, o uso de escamas em desenhos de peixes, ou de plumas na imagem da pena, cobrem muito bem a maior parte dos desenhos antigos.

Contudo, essa decisão está sujeita a vários fatores.

 

 

 

Tatuagem de flores coloridas cobre uma antiga e menor de flores pretas.
A tatuagem de cobertura tem que ser maior que a antiga, na maioria das vezes. Fonte: Instagram

 

 

Pode ser que a sua tattoo anterior seja pequena e possa ser coberta por uma tatuagem também pequena.

Ou ela pode ser escura de um jeito que só outras cores escuras serão usadas, ou a sua tatuagem no braço pode estar desbotada o suficiente que você pode escolher uma tatuagem nova feita de cores claras.

 

 

 

Cobertura de uma tatuagem de um símbolo em vermelho, por uma do mesmo símbolo mas mais colorido e intenso.
Cobertura de tatuagem vermelha. Fonte: Pinterest

 

 

Uma conversa com seu tatuador profissional em técnica de cobertura, pode esclarecer todas as suas dúvidas.

 

 

 

 

Tem como cobrir uma tatuagem grande?

 

 

 

Tatuagem de um tubarão colorido cobre outra de um tubarão feita em preto.
Tatuagens grandes podem sim ser cobertas. Fonte: Instagram

 

 

É possível cobrir uma tatuagem grande, com outra maior ainda.

Mas também, muitas pessoas utilizam do laser para clarear a tatuagem antiga, para depois cobri-la com mais facilidade.

 

 

Tatuagem de uma pena azul e pássaros. Ela foi coberta por outra tatuagem, maior, de uma flor colorida.
Por exemplo: tatuagem grande coberta por uma maior e mais colorida. Fonte: Pinterest

 

 

Nesse caso, somente algumas sessões do laser seriam necessárias. Porque você não quer eliminar aquele desenho por completo, só deixar ele desbotado.

Por isso, as escolhas de tatuagem para cobrir a outra ficam mais diversas. Por outro lado, você gastaria dinheiro com o laser, e depois com a cobertura da tatuagem.

 

 

 

Tatuagem nas costas. A cobertura foi feita em uma tatuagem de duas folhas coloridas, a tatuagem nova é de duas flores coloridas grandes.
Cobertura por uma tatuagem muito maior que a antiga. Fonte: Pinterest

 

 

Quais os cuidados necessários após a cobertura de tatuagem?

 

 

Duas imagens lado a lado. A primeira de uma tatuagem de um coração completo com um avião na ponta atrás da orelha de uma pessoa. A segunda é dessa mesma pessoa, com uma tatuagem de flor cobrindo a do coração, atrás da orelha da pessoa.
Cover-up de uma tatuagem atrás da orelha, em que uma tatuagem antiga foi substituída por outra melhorada. Fonte: Instagram

 

 

Sabe aqueles cuidados todos que seu tatuador te deu quando você fez seu primeiro desenho? Eles são:

1 – Manter a tatuagem protegida com plástico por pelo menos 4 horas depois de tatuar;

2 – Limpar a tatuagem com água e sabão todos os dias;

3 – Não coçar a tatuagem;

4 – Evitar carne de porco e fritura;

5 – Não pegar sol.

 

 

 

Tatuagem de um gato, substituída por uma tatuagem de um gato melhorada.
Por exemplo: tatuagem melhorada pela técnica de cobertura. Fonte: Instagram

 

 

 

6 – Evitar ir à praia;

7 – Não retirar as casquinhas, porque elas caem sozinhas;

8 – Ter cuidado ao se exercitar, assim como não malhar a região que foi tatuada;

9 – Não usar roupa muito apertada, para a pele poder respirar;

10 – E passar pomadas, como Bepantol, por exemplo, de forma correta.

 

 

 

Tatuagem de um símbolo preto no tornozelo, coberta pela tatuagem de flores coloridas.
Cobertura de tatuagem no tornozelo. Fonte: Instagram

 

 

Além de não poder fazer nada que impeça a cicatrização da tatuagem.

Pois é! Então, cuidar de uma tatuagem cover-up precisa disso e mais um pouco!

 

 

 

Foto da cobertura de uma tatuagem de texto no braço. A tatuagem nova é uma de flores preto e branco.
Cobertura de tatuagem no braço. Fonte: Instagram

 

 

Vale ressaltar, que a tatuagem é uma cicatriz, e, cobrir, é fazer um desenho por cima de outro. Desta forma, os cuidados com a lesão na pele deverão ser ainda mais intensos.

 

 

 

Duas fotos das costas de uma pessoa, uma foto do lado da outra. A primeira mostra uma tatuagem de uma pantera de corpo inteiro, desgastada. A segunda foto é das mesmas costas, com a primeira tatuagem coberta por outra: da metade do rosto de um gato cinza.
Antes de Depois do cobrimento de uma tatuagem nas costas. Fonte: Instagram

 

 

Cobrir tatuagem – Veja mais imagens de antes e depois do Cover-up

 

 

montagem com antes e depois de tatuagens que foram cobertas - Cover-up
Compilado de fotos. Foto: Pinterest

 

 

Cobertura de  tatuagem na nuca

 

 

cobrir tatuagem antes e depois nuca
Cobertura de tatuagem antes e depois – Nuca masculina. Fonte: Pinterest

 

 

Antes e depois de cobrir tatuagem nuca
Aqui, o anjo foi transformado em triângulo flores através do Cover-up. Fonte: Pinterest

 

 

 antes e depois de cobertura de tatuagem na nuca: também temos um nome que foi coberto por flores e borboleta.
Já nesta imagem, temos outro antes e depois de cobertura de tatuagem na nuca: também temos um nome que foi coberto por flores e borboleta. Fonte: Pinterest

 

 

Cobertura de tatuagem no braço

 

 

 

Cobrir tatuagem - Frase coberta com pena na tecnica cover-up
Certamente uma frase ou nome pode ser coberto com outra tatuagem. Neste caso , o nome foi coberto com uma tattoo de pena. Fonte: Pinterest

 

 

cobrir tatuagem no braço antes e depois
Na sequência, outro exemplo de Cover-up no braço. Fonte: Pinterest

 

 

imagem de como cobrir tatuagem no braço
Seguindo com outra imagem de como cobrir tatuagem no braço – Águia coberta por olho. Fonte: Pinterest.

 

 

Cobertura de  tatuagem no ombro

 

 

"<yoastmark
Por exemplo: Cobertura de tatuagem no braço. Fonte: Pinterest

 

 

passo a passo de cobertura de tatuagem no ombro - Flores tomaram o lugar de um sol.
Decerto, mais um passo a passo de cobertura de tatuagem no ombro – Flores tomaram o lugar de um sol. Foto Pinterest.

 

Cobrir tatuagem na perna e pé

 

 

cobertura de tatuagem na perna, onde um nome foi coberto por uma pena.
Seguindo com cobertura de tatuagem na perna, onde um nome foi coberto por uma pena. Fonte: Pinterest

 

 

 pé feminino com tatuage
Aqui temos um pé feminino com tatuagem preta e manchada, coberta por outra tattoo mais colorida e bonita. Foto: Pinterest

 

Cobrir tatuagem no quadril

 

 

Cobertura de tatuagem antes e depois com nome sendo coberto por pena
Novamente, temos uma tattoo de pena sendo usada para cobrir um nome. Foto: Pinterest

 

 

Por fim, veja também Tatuagem em cicatriz com 70 melhores tattoos para cobrir. Além de Tatuagem de cintura – 12 estilos e 113 tattoos para inspirar.

 

 

 

  • 739
    Shares

- Continue depois da Publicidade -

você pode gostar também

“Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência. Ao utilizar nossos serviços, você concorda.” Tudo bem Mais detalhes