mulher usando computador para converter PDF sem programa instalado

Entenda como é possível converter PDF sem precisar de programa instalado

Você sabia que é possível converter PDF para Word, Excel, PPT e JPG? Dá para fazer online e de forma simples, sem ter que baixar nenhuma aplicação!

Compartilhe

Ao contrário do que pode parecer, converter arquivos que estão em PDF é bastante simples. Mesmo
que a pessoa não tenha Adobe instalado, que é o software padrão de PDF, ela pode transformar esse
tipo de documento caso precise.

Em geral, as pessoas fazem o caminho inverso, ou seja, salvam os documentos em PDF. A situação mais
popular é com o Word. Apesar de o editor da Microsoft ser bastante útil, instituições de ensino e
governo exigem que a troca de informações seja em um formato fechado, como o PDF. Porém, se for
necessário, é possível converter de PDF para Word e outros recursos. Veja só!

Onde converter PDF para outro formato?

Embora não seja preciso ter um programa instalado na máquina, para converter PDF é necessário usar um recurso específico. Ou seja, não existe uma configuração do computador que seja capaz de realizar a tarefa. 

A boa notícia é que existem sites confiáveis que fazem a mudança. O SmallPDF é o principal deles, onde é possível converter PDF em Word, PPT, Excel e até JPG. Basta acessar a plataforma, escolher o arquivo e clicar em converter. Logo em seguida é só baixar o novo arquivo que já estará no formato desejado. Vale notar que a troca não exclui o arquivo original, mas apenas cria uma cópia dele em outra versão. 

A conversão é feita em poucos segundos, sendo um dos motivos por ser feita na nuvem. Em outras palavras, como a plataforma utiliza vários servidores, o processo pode ser realizado rapidamente, e sem necessitar qualquer instalação.

É seguro converter PDF sem precisar de programa?

A conversão de PDF para outro formato é tão segura quanto a de outro formato para PDF. O que varia entre as plataformas pode ser a qualidade do arquivo. Ou seja, em alguns recursos o conteúdo sai mais nítido, e em outros a visualização não é tão clara. Por esse motivo, é interessante experimentar as plataformas e saber como cada uma funciona. 

No que diz respeito à segurança dos dados disponibilizados on-line, vale observar a política de dados do site que está utilizando. Nos mais confiáveis, os dados são armazenados durante pouco depois, como uma hora, e em seguida são deletados. Até porque é menos custoso e mais seguro que eles não guardem os arquivos por muito tempo. 

Quando vale a pena converter PDF?

O PDF é conhecido mundialmente como um formato de troca de informações. Os estudantes entregam trabalhos dessa forma, assim como os profissionais enviam documentos em anexo e compartilham as entregas. 

No entanto, há situações em que ajustes precisam ser feitos, e o próprio PDF editável não dá conta do recado. Para corrigir uma apresentação corporativa do PowerPoint, por exemplo, o ideal é fazer com que ela volte a ser um PPT. Já no caso de textos escritos, o Word costuma ser a melhor opção. 

Há casos ainda em que uma pessoa cria um arquivo, em Word por exemplo, o salva em PDF e exclui o original, que estava em Word. Assim, caso seja necessário mudar algo do conteúdo, ela teria três opções: começar do zero, copiando alguns trechos do PDF (o que nem sempre resolve); usar um PDF editável (o que muitos não sabem como funciona) ou fazer a conversão para o formato em que estava. 

O mercado percebeu essa necessidade, e por isso hoje existem conversores que facilitam o dia a dia. Para fazer conversões simples, os usuários, muitas vezes, nem precisam gastar dinheiro, o que torna a tarefa mais simples. 

Para quem trabalha o dia todo com informação é importante saber sobre as possibilidades que existem. Muitas vezes, há ferramentas que podem tornar a rotina menos burocrática e as pessoas não sabem. Esse é o caso do conversor de PDF. Há quem ainda acredite que só é possível fazer a troca de um formato para PDF e não o contrário – que, como visto, é simples, rápido e não exige qualquer conhecimento técnico. 

Compartilhe

Newsletter

Inscreva-se em nosso newsletter e receba diretamente em seu e-mail artigos exclusivos, dicas de beleza imperdíveis e as últimas novidades dos reality shows mais badalados. Não perca a chance de estar sempre à frente, conhecendo as tendências e segredos que só os verdadeiros conhecedores do universo fashion e do glamour dos realitys têm acesso!

Não fazemos spam! Leia mais em nossa política de privacidade.


Últimas notícias