Novo Fiat Uno deve chegar em 2010

- Continue depois da Publicidade -

O Fiat Uno, hoje chamado de Mille, é um dos carros de pequeno porte de maior sucesso no país. Seu design foi projetado para durar 10 anos, mas continuou trazendo resultados por 26 anos e ainda hoje tem vendas superiores a 11 mil unidades por mês. No entanto, elas estão previstas para serem encerraradas em 2014.

Mas os fãs das vantagens do Mille não devem se preocupar. Foi comprovado que um outro carrinho simpático baseado no Fiat Panda europeu foi projetado para substituí-lo. Esse novo modelo será lançado no começo do ano que vem.

Fiat Panda 01

Fiat Panda: inspiração para substituir o popular Mille.

Alguns problemas do Uno tornaram a sua manutenção no mercado insustentável. Um deles é a impossibilidade de adaptar os freios para o sistema ABS sem rafazer grande parte do carro, o que faria com que um dos maiores trunfos dele fosse comprometido: o preço baixo. O mesmo aconteceria se fosse disponibilizado o airbag, tanto como item de série como opcional. O equipamento será exigido por lei a partir de 2014, ano de despedida do Mille antigo.

- Continue depois da Publicidade -

Apesar de baseado no Panda, o novo modelo pode ter algumas diferenças relevantes. Além de ser provavelmente maior, o Uno novo não terá as lanternas ocupando toda a traseira do carro. Elas vão acabar junto com o vidro de trás, como uma moldura. Estiloso, não?

Lanternas como moldura para o vidro traseiro.

- Continue depois da Publicidade -

Fiat Panda 02

Lanternas traseiras longas, não utilizadas no carro brasileiro.

O protótipo avistado nas ruas de Belo Horizonte.

Você também pode gostar!

- Continue depois da Publicidade -

História do Uno

Foi apresentado à imprensa em 20 de janeiro de 1983 no Cabo Canaveral, hoje Cabo Kennedy, como o primeiro carro internacional da Fiat.  O Uno substituía o 127, que tinha dado origem em terras brasileiras ao popular Fiat 147. A finalidade do projeto era combater a invasão japonesa na categoria de pequeno porte. O design duradouro era de Giorgetto Giugiaro, que na época foi considerado tão inovador quanto o de outra recente criação sua: o Fiat Punto.

Fiat Uno 1980

Fiat Uno 1983.

Fiat Uno 2010

Fiat Mille 2010.

Conheça a história completa do Uno Mille no Best Cars e no Uno Club.

Fonte: Webmotors.

Por Cláudia Bueno Franco.

- Continue depois da Publicidade -

você pode gostar também

“Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência. Ao utilizar nossos serviços, você concorda.” Tudo bem Mais detalhes