mulher frustrada olhando para a tela de um notebook após apagar fotos do computador

Apaguei fotos do computador, e agora?

Antes de ficar triste por apagar fotos do computador, saiba que já existem ferramentas capazes de recuperar arquivos excluídos. Conheça!

Compartilhe

Se você sem querer apagou fotos do computador, não precisa se desesperar! Existem soluções rápidas que podem te ajudar. Por mais desesperador que parece ter fotos excluídas acidentalmente ou por falhas no sistema, nem tudo é o fim do mundo.

De fato, já existem ferramentas que foram desenvolvidas para recuperar arquivos apagados, e são softwares especializados para trazer segurança e agilidade.

Afinal, já pensou confiar seus dados pessoais a uma solução que seja confiável? De jeito nenhum!

Dessa forma, uma das formas mais eficazes de recuperação de dados é através desses programas. Neste artigo, trouxemos uma dica para recuperar fotos excluídas com a ferramenta correta.

Recupere fotos excluídas com o Recoverit

Talvez você ainda não conheça, mas o Wondershare Recoverit é um dos melhores programas de recuperação e reparação de dados do mercado. 

Por isso, se você deseja restaurar fotos excluídas do computador com segurança e praticidade, essa ferramenta é a mais indicada. 

Esse software é tão poderoso que consegue recuperar até fotos que foram excluídas permanentemente. Ou que tenham sido corrompidas através de ataques de vírus, falhas do disco rígido ou de limpezas do cache erradas. 

Como recuperar fotos do computador que foram apagadas?

Saiba como recuperar imagens excluídas com o Recoverit! Confira o passo a passo em seguida:

1. Para começar, realize o download do programa

O primeiro passo para recuperar fotos excluídas através do Recoverit é baixar e instalar o programa em seu computador. 

Para isso, pode-se acessar o site oficial da plataforma e fazer o download gratuitamente. No site, também é disponibilizada uma versão de teste grátis. Basta escolher o sistema operacional do computador e clicar para baixar. 

Vale lembrar que o Recoverit é compatível com Mac e Windows. 

2. Identifique o local de recuperação das fotos do computador

Depois de ter o programa instalado, o próximo passo é abrir a interface inicial e clicar em “Recuperação de Arquivos”. 

Na tela, você pode notar que existem três opções de dispositivos locais no canto esquerdo, que são: 

  • Discos Rígidos e Localizações. 
  • Computador com Sistema Danificado. 
  • Recuperação Avançada de Vídeo. 
print da tela do Recoverit, programa que recupera fotos do computador que foram excluídas
Fonte: Recoverit

Como você deseja recuperar fotos excluídas do computador, a melhor alternativa é a de “Discos Rígidos e Localizações”. Neste guia, encontram-se mais opções de recuperação, assim como discos externos. 

Se você preferir, é possível realizar a mesma ação clicando em “Área de Trabalho” e logo depois em “Selecionar o local”. Ou, se você já souber exatamente onde estão localizados os arquivos de imagem, utilize o guia de “Acesso Rápido”. 

Após selecionar o local de recuperação, clique em “Digitalizar” para dar início a nova etapa. 

3. Inicie a verificação local

Antes de recuperar todos os arquivos removidos, o programa realiza uma verificação completa para identificar cada um dos dados excluídos.

Essa etapa é muito importante, e durante esse processo é possível reconhecer arquivos que foram apagados recentemente ou há algum tempo do armazenamento local.

Por esse motivo, a depender da quantidade de imagens e arquivos pode demorar um pouco mais do que o esperado.

print da tela do Recoverit, programa que recupera fotos do computador que foram excluídas
Fonte: Recoverit

Mas não se preocupe, o Recoverit também possui mecanismos para agilizar a busca de imagens. Pode-se utilizar a caixa de pesquisa (localizada no canto superior direito da tela), ou os filtros de busca. 

São oferecidos 4 filtros diferentes, que são: 

  • Tempo. 
  • Tamanho do arquivo. 
  • Todos os arquivos. 
  • Tipo de arquivo. 

Quando notar que encontrou a foto que procurava, basta clicar nos botões pausar ou parar no menu inferior. 

4. Por fim, visualize e recupere

Por fim, a última etapa é visualizar e recuperar fotos excluídas encontradas durante a verificação.

O Recoverit oferece a pré-visualização de todas as fotos antes para confirmar se os arquivos estão corretos. Também é possível realizar pequenas edições rápidas, como girar ou utilizar o zoom nas imagens. 

Feita a pré-visualização dos dados, resta somente clicar no botão “Recuperar” no canto inferior da interface. 

Em poucos segundos, o programa irá concluir a restauração de suas fotos. Depois, pode-se escolher um local novo para armazená-las ou exportá-las para outras plataformas. 

Mantenha as fotos do computador seguras

Ainda que sempre seja possível utilizar ferramentas como a do Recoverit para recuperar dados, também existem formas de manter seus arquivos seguros e evitar perdas. 

Sem dúvidas, uma das formas mais seguras de armazenar dados é através do backup. Isto porque é feita uma cópia exata de todos os seus arquivos, disponíveis para uso com um clique de distância. 

Por isso, fazer backups na nuvem do Google Drive, Dropbox ou OneDrive é uma ação indispensável para manter arquivos em locais seguros. Também é muito importante realizar o backup de forma regular, já que evita a perda permanente de dados por alguma falha. 

Outro aplicativo muito conhecido por realizar backups é o WhatsApp. As conversas e arquivos compartilhados pela plataforma de mensagens podem sempre ser acessados por meio do backup. 

homem usando notebook com Recoverit, programa que recupera fotos do computador que foram excluídas
Fonte: Freepik e Recoverit

E. sabendo como manter seus arquivos seguros e recuperar fotos excluídas, procure sempre usar as ferramentas corretas. Isto é, encontre um local de armazenamento na nuvem para fazer o backup de seus arquivos e evitar perdas futuras. 

Mas. caso aconteça de apagar ou perder um arquivo por acidente, saiba que programas como o Recoverit podem te ajudar! 

Compartilhe

Notícias em Alta

Últimas Notícias