Albrecht Dürer: o artista que inovou ao retratar a riqueza dos tecidos e trajes da época renacentista – História do Desenho de Moda

Albrecht Dürer: o artista que inovou ao retratar a riqueza dos tecidos e trajes da época renacentista   História do Desenho de Moda

Albrecht Dürer artista e figura central da renascença alemã revelou em seus trabalhos a religião, a paisagem, os animais e a figura humana, por meio de suas gravuras, pinturas e desenhos. Sua vocação desde cedo, levou o artista para outros países e fez com que aprendesse novas técnicas, como xilogravura em madeira, água forte, ilustrações e pinturas, todos ressaltam a perfeição dos grandes aos pequenos detalhes de cada imagem.

Devido às viagens, o trabalho de Dürer teve influência de artistas locais e ela passou a refletir em suas obras. Nelas eram  retratados os tecidos de várias regiões, uma forma de distinguir o tipo de pessoa que usava os modelos e tudo que compunha as vestimentas, além, de destacar as estações de cada lugar. Se a região era quente, tecidos leves, finos e esvoaçantes, se era fria, tecidos pesados, grossos e rígidos.

Em partes, seus trabalhos relatavam a forma dos tecidos, pois, o desenho permitia ao artista estudar a profundidade, luz, sombra devido ao caimento, os movimentos das vestes, a suavidade das sedas e os detalhes de franjas, pregas, aplicações de botões, entre outros. Dürer buscava captar todos os contornos da silhueta humana vestida.

Albrecht Dürer: o artista que inovou ao retratar a riqueza dos tecidos e trajes da época renacentista   História do Desenho de Moda Albrecht Dürer: o artista que inovou ao retratar a riqueza dos tecidos e trajes da época renacentista   História do Desenho de Moda
Figura 1. Albrecht Dürer.  Mulher Veneziana, 1495. Aquarela em cinza e preto, pincel e tinta marrom e cinza. Dimensões: 29 x 17,3cm. Museu Albertina, Viena.

Ao buscar a perfeição o artista torna seu trabalho o mais próximo possível do real, este trouxe importantes detalhes para a moda. Um exemplo é o ângulo como as vestimentas foram desenhadas. Dürer, em um de seus estudos, traz a visão do traje visto de frente e costas, o qual até então nenhum outro artista havia pensado em desenhar. O artista traz para a moda uma nova técnica de apresentar as vestimentas, que foi disseminada por outros artistas, que passaram a refletir os trajes também dessa forma.

Na figura 1 Dürer traz a imagem de frente e de costas da Mulher veneziana, pode-se observar a quantidade dos detalhes do tecido. A forma de retratar a imagem da mulher, deve-se ao fato de suas viagens pela atual Itália, e com isso sua contribuição para a moda.

As figuras 1 e 2 fazem menção aos trajes de costas, assim,  percebe-se todos os detalhes do tecido, além, dos ornamentos. Esses desenhos trouxeram para o desenho de moda uma revolução, sendo considerados inovadores pela forma como eram delineados pelo artista, pois, este mostrava não só a parte da frente das vestimentas, mas, também como era a forma do tecido na parte das costas. Por meio, desse novo olhar, o trabalho do artista contribui para que artistas da moda tivesse uma nova referência em seus desenhos de moda.

Albrecht Dürer: o artista que inovou ao retratar a riqueza dos tecidos e trajes da época renacentista   História do Desenho de ModaAlbrecht Dürer: o artista que inovou ao retratar a riqueza dos tecidos e trajes da época renacentista   História do Desenho de Moda

O artista inovou na história do desenho de moda – Figura 2. Albrecht Dürer. Design to a court dress, 1515. Pena, nankin e aquarela. Dimensões: 28.1 x 21 cm. Museo Del Prado.

Enfim, observa-se que essa representação foi algo de grande importância, devido a uma nova percepção das vestimentas, a qual esta permanece atualmente. Nota-se em desfiles, em desenhos de moda e principalmente em desenhos técnicos do vestuário, pois, a necessidade da criação só é possível ser construída com uma prévia desenhada dos dois lados: frente e costas.

Veja outros trabalhos de Albrecht Dürer:

Albrecht Dürer: o artista que inovou ao retratar a riqueza dos tecidos e trajes da época renacentista   História do Desenho de Moda Albrecht Dürer: o artista que inovou ao retratar a riqueza dos tecidos e trajes da época renacentista   História do Desenho de Moda
Albrecht Dürer  exerceu grande influência no desenho de moda. Imagens:  Wikipedia, Girafa Mania

Albrecht Dürer: o artista que inovou ao retratar a riqueza dos tecidos e trajes da época renacentista   História do Desenho de Moda Albrecht Dürer: o artista que inovou ao retratar a riqueza dos tecidos e trajes da época renacentista   História do Desenho de Moda
Fotos: Live Internet, Girafa Mania

Por Carla Stephania

Albrecht Dürer: o artista que inovou ao retratar a riqueza dos tecidos e trajes da época renacentista   História do Desenho de Moda (Carla Stephania de Góis Duarte é mestre em Moda, Cultura e Arte pelo Centro Universitário Senac, foi docente da Universidade Estadual de Maringá – UEM nas disciplinas de Estudo da Indumentária e da Moda II e Desenho de Moda II e III, e do SENAC Penha no curso livre de Desenho de Moda e no curso técnico em estilismo e coordenação de moda ministrando as disciplinas de Desenho de Moda, Photoshop e Desenho técnico do vestuário em Corel Draw . Atualmente é pesquisadora, desenhista e ilustradora e está criando os desenhos de jogos para celular do livro: Diário de Santee do autor Roque Fernando. E-mail: [email protected])

Publicação: 17 de julho de 2014

COMENTÁRIOS

DESCONTOS EXCLUSIVOS FASHION BUBBLES

Leia o post anterior:
Love Blankie – Cursos com máquina de costura para crianças em um lugar encantador

Love Blankie é o primeiro espaço em SP a oferecer cursos com máquina de costura para crianças. As aulas acontecem...

Fechar