Arte e Moda em sintonia na Nuradeen Gallery em Hoboken, Jersey City

Arte e Moda em sintonia na Nuradeen Gallery em Hoboken, Jersey City

Hoboken é um bairro situado em Jersey City a 20 minutos de Manhattan, de carro ou de metrô. Andando pelo Liberty State Park, é possível ver a estátua da Liberdade e admirar as luzes dos prédios piscando como estrelas penduradas em um pedestal ao alcance das mãos. O cair da tarde oferece um pôr do sol refletido nas águas do Rio Hudson caindo por trás dos arranha céus da ilha mais famosa do mundo da moda, Manhattan, enquanto turistas e moradores aproveitam para tirar fotos, passear de bicicleta, andar, correr ou se esticar enchendo o coração do ar inspirador que flui por ali.

De uma veia artística única, a quieta e linda Jersey City, de ruas arborizadas, presenteia os turistas e moradores com uma vida noturna efervescente, onde inúmeras galerias de arte, bares e restaurantes conferem um ar romântico e boêmio ao local. Diversos tours são promovidos regularmente por galerias e lojas com objetivo de fomentar a arte e os negócios locais.

Arte e Moda em sintonia na Nuradeen Gallery em Hoboken, Jersey City

Farah Nuradeen e eu.

Em uma tarde gostosa de Setembro, fui recebida pela proprietária da Nuradeen Gallery. Primeiro caminha-se através de um jardim pequeno por uma delicada passagem, onde um pé de pêra esconde sob suas folhagens um pequeno lago com meia dúzia de carpas vermelhas. Continua-se andando mais alguns passos e por trás de uma porta discreta, um lugar encantador, onde arte e moda fluem juntas em sintonia.

Farah Nuradeen, a proprietária da Nuradeen Gallery nos recebeu (eu e minha amiga Eliane) com um sorriso cativante. Descalça, ela nos convidou para entrar. Eu já tinha estado lá antes, em uma exposição de jeans pintados a mão pelo artista plástico Angelo Rusciano. Ele declarou que suas peças pintadas “não eram roupas, mas sim artes para serem vestidas”. Hoje eu tinha uma hora marcada para admirar a coleção exposta. Conversamos sobre diversos assuntos e, claro, sobre o Brasil, Rio, São Paulo e moda.

Arte e Moda em sintonia na Nuradeen Gallery em Hoboken, Jersey City

Angelo Rusciano e Eliane.

A Nuradeen Gallery é diferente de qualquer outra galeria que voce já viu. Elsa só abre aos sábados e domingos e atende clientes apenas com hora marcada. Lá dentro, em um ambiente amigável, o cliente pode desfrutar de um café, uma taça de vinho e uma conversa preguiçosa enquanto se decide por uma jóia, um quadro, uma revista especializada, uma escultura ou uma fotografia.

Arte, acessórios e roupas exclusivas se mesclam com naturalidade. Segundo Nuradeen, “fashion é o que nós compramos na Bloomingdale’s ou na Macy’s, onde 40 pares de calças idênticas se amontoam em cabides. Arte é quando você só tem uma peça, é algo que ninguém mais tem, e o cliente pode escolher entre vestir ou decorar uma sala, ou simplesmente deixar sobre uma cadeira para ser admirada”. É com esse conceito que Farah Nuradeen escolhe a dedo o que ela vai expôr em sua galeria.  Dar tratamento de obra de arte para moda e acessórios é a idéia da Nuradeen Gallery. Iluminação e decoração simples dão destaque especial para os artigos exclusivos.

Atualmente ela expõe as jóias da brasileira Susy Salememme feitas com cristais Swarovisky, pedras brasileiras semipreciosas e detalhes em ouro, além de quadros pintados pela artista plástica Lisa Collodoro, ambas inspiradas no poder dos sonhos, das cores e da energia das pedras.

Arte e Moda em sintonia na Nuradeen Gallery em Hoboken, Jersey City

Jóias da brasileira Susy Salememme.

Farah expõe peças de artistas e designers com um critério e cuidado de quem conhece pessoalmente o cliente que vai comprar aquele produto. Sim, ela tem uma extensiva lista de clientes em potencial para cada item exposto em sua galeria particular.

Arte e Moda em sintonia na Nuradeen Gallery em Hoboken, Jersey City

Quadro de Lisa Collodoro.

Essa não é uma galeria comum, é um espaço ambientado dentro de uma residência, promovendo um conceito inovador para os padrões americanos, algo como “lá em casa”. É uma experiência pessoal de compra, onde o cliente pode demorar-se o tempo que quiser. Ele não está com pressa, não está em uma fila de shopping. Sinta-se confortável, divirta-se enquanto você admira e, se desejar, adquire uma obra de arte de um artista emergente. Tudo em um ambiente muito diferente do convencional, bem intimista, diz a proprietária.

Em Hoboken, dezenas de novos artistas famosos, desconhecidos, modernos e seguidores de vertentes ainda não denominadas encontram espaço aberto para expor sua arte de uma forma inovadora. Após nossa conversa prazerosa, saí com a sensação de ter feito uma nova amiga e com vontade de dividir com outras pessoas a mágica escondida por trás daquela porta em Jersey City.

Arte e Moda em sintonia na Nuradeen Gallery em Hoboken, Jersey City

Nuradeen Gallery
483, Jersey Avenue
Loft nº 01

Por Sueli Schmitt

Publicação: 27 de outubro de 2009

AUTOR

Sueli é estilista formada em Negócios da Moda pela Universidade Anhembi-Morumbi. Trabalhou como Estilista e Gerente de Produto em diversas empresas em São Paulo desenvolvendo Private Label. Atualmente mora em NY e é estilista free-lancer e Consultora de Moda para confecções de Jeans em SP, colaboradora do Jornal Brazilian Sun e do Fashion Bubbles. Desenvolve a marca própria Sueli Schmitt comercializada em feiras de novos designers em NY. Contato: Sueli1100@hotmail.com

Veja também...

O Fashion Bubbles possui cerca de 10 mil artigos, aqui as matérias geralmente aparecem aleatoriamente, aproveite para relembrar o que foi moda em outros anos, conhecer outros artigos ou ver a evolução do próprio site que começou em 2006 como um Blog.

COMENTÁRIOS

Leia o post anterior:
roupas-bom-retiro-verao-2009-2010
Vitrines Bom Retiro – Coleções Verão 2010

As vitrines do Verão 2010 estão de arrasar! A Leonize Maurílio foi até o Bom Retiro e fotografou algumas delas....

Fechar