Canal ARTE 1 – Band lança novo canal com programação voltada para arte e cultura

Com uma programação exclusivamente dedicada às artes, o novo canal vai ao ar pela Sky (canal 101), Net (canal 115), Claro (canal 31), GVT (canal 84), Oi TV (canal 85) e NeoTV

Canal ARTE 1   Band lança novo canal com programação voltada para arte e cultura

O Grupo Bandeirantes  faz lançamento oficial em São Paulo do seu novo canal ARTE 1. No ar desde dezembro de 2012 é o  primeiro no Brasil inteiramente dedicado ao universo da artes.  Dança, música clássica e popular brasileira, cinema, artes visuais, literatura, teatro, ópera: são 24 horas, sete dias por semana, no ar com um conteúdo especialmente pensado para quem se interessa por arte.

Essa louvável iniciativa da Band, vem como um oásis cultural na televisão brasileira que tem uma enorme carência de programas bem feitos e qualificados dedicado ao universo cultural. Entretanto a iniciativa traz o desafio de fazer programas que agradem um grande público e não apenas o restrito universo erudito. Também precisará ter cuidado para não se tornar “chata”, erro cometido em outras iniciativas do gênero.

O Brasil nos últimos anos deu um enorme passo em termos de desenvolvimento econômico se tornando uma das mais importantes e promissoras economias do mundo. Este  processo tem tido reflexo nas Artes Plásticas que voltam a fervilhar no país, com grandes nomes, galerias em ascensão e finalmente a entrada no Brasil de grandes exposições internacionais do calendários das artes.

Toda essa atividade artística fomenta o crescimento econômico uma vez que o país que não investe em um arcabouço cultural acaba por se tornar um gigante de pés de barro. Consumo só não sacia, é preciso educação e cultura para construir uma nação verdadeiramente forte.

Saiba mais sobre o canal Arte 1

 Canal ARTE 1   Band lança novo canal com programação voltada para arte e culturaConheça o site do canal Arte 1

O canal, que teve pré-estreia em dezembro do ano passado na Sky e na Claro TV, está disponível nos pacotes básicos das principais operadoras de TV por assinatura do Brasil, o que significa uma abrangência de cerca de 10 milhões de assinantes. “Temos como objetivo democratizar o acesso à cultura, a partir da apresentação de conteúdo de qualidade, com um acabamento impecável”, afirma Rogério Gallo, diretor-geral do ARTE 1.

“O investimento foi de R$ 10 milhões. Não é fácil lançar um canal exclusivo com este tipo de conteúdo, mas o Grupo Bandeirantes não tem o costume de fazer coisas fáceis. Quando lançamos o BandNews, ele era o único desse tipo na grade e hoje é um sucesso. Temos o costume de sermos ousados e fazermos coisas diferenciadas. O canal de arte é uma das coisas que faz parte do DNA inovador do grupo”, diz  Paulo Saad Jafet, vice-presidente do grupo.

“É um canal que está muito focado no que acontece no Brasil, mas também vai trazer o que acontece de mais importante do mundo. São 50% de produção de conteúdo nacional e outros 50% voltados para todas as manifestaçõs artísticas. Temos parceria com a italiana Ray, a BBC britânica e o Arte, um canal francês. O Arte 1 já nasce com quase 10 milhões de assinantes, sendo que esta era a projeção para um ano. Conseguimos alcançar isso logo no primeiro trimestre com a pré-estreia”, comemora Gallo.

O Canal ARTE 1 recebeu a classificação de “canal brasileiro de espaço qualificado”, dada pela Ancine – Agência Nacional de Cinema. Este selo faz com que o canal possa ser incluído pelas operadoras na cota de conteúdo nacional, conforme consta na nova lei da TV paga (12.485/2011).

A programação inicial terá como destaque duas produções próprias: o ARTE 1 em Movimento e o Estilo ARTE 1. O primeiro é uma revista semanal com as principais notícias de cultura do Brasil e do mundo. Apresentado por Gisele Kato, editora-chefe do canal, o programa abre um espaço inédito na televisão nacional para todas as manifestações artísticas: artes visuais, cinema, teatro, dança, música e literatura. Destaca tanto nomes consagrados como os jovens talentos de cada área.

Já o Estilo ARTE 1 traz as principais novidades e tendências de arquitetura, design, moda, alta gastronomia e luxo. Em cada programa, especialistas dão dicas sobre suas áreas e revelam lugares e produtos que ainda são pouco conhecidos do grande público.

Entre os filmes nacionais que serão veiculados pelo canal, nas sessões Cine Clube ARTE 1 e Cine Clube ARTE 1 Clássicos, há desde películas dirigidas por Rogério Sganzerla, Luís Sérgio Person e Leon Hirszman, até produções contemporâneas feitas por cineastas como Marcelo Gomes, Karim Aïnouz, Cláudio Assis e Petrus Cariry. Na lista das produções internacionais, de estrelas do cinema de arte, como Alfred Hitchcock, Federico Fellini e Jean Renoir, aos vencedores dos principais festivais de hoje, caso de Pedro Almodóvar, Gus Van Sant, Michael Haneke e Amos Gitaï. O ARTE 1 também dará espaço para documentários premiados, como Edifício Master, Jogo de Cena, Cildo, Janela da Alma, e os internacionais Jean-Michel Basquiat e O Homem de Aran, todos dentro da faixa ARTE 1 Documenta.

Na música erudita, a faixa ARTE 1 IN Concert concentra a programação do canal que contempla concertos de maestros que já entraram para a história, caso de Herbert Von Karajan e Leonard Bernstein, e, também, nomes que vêm se destacando atualmente, como Gustavo Dudamel e Claudio Abbado.

O ARTE 1 vai ao ar pela Sky (canal 101), Net (canal 115), Claro (canal 31), GVT (canal 84), Oi TV (canal 85) e Neo TV.

 Um pouco da Programação

O Espelho do Rio São Francisco

O  filme que tem como personagem principal um dos maiores e mais importantes rios do Brasil, exigiu da produção uma pesquisa extensa. Foram meses de trabalho e mais de mil quilômetros percorridos.

O longa marcou a estréia de Marcus Vinicius Cezar como diretor, e de Carla Camurati como produtora. O elenco conta com a participação do ator Fábio Assunção.

“Espelho D’Água” vai ao ar no Cine Clube Arte 1, quarta-feira (20), às 21h30. Reapresentação sábado (23), às 18h40.

Canal ARTE 1   Band lança novo canal com programação voltada para arte e cultura

O mais traduzido da literatura

Canal ARTE 1   Band lança novo canal com programação voltada para arte e cultura

Volta ao mundo pela terra, água ou mar. Foi assim que Júlio Verne conquistou leitores com suas obras. Dentre as mais famosas, Cinco Semanas em um Balão, de 1863, conta a história de uma expedição por ares africanos. A publicação foi recusada por 15 editoras, que não viam no enredo nada além de uma tentativa frustrada de predizer o futuro. “Viagem ao Centro da Terra” (1864), “Da Terra à Lua” (1865), “Vinte Mil Léguas Submarinas” (1869) e “A Volta ao Mundo em 80 Dias” (1872) são outros trabalhos de destaque do escritor francês.

Nascido em 1828, Verne foi um dos precursores da moderna ficção científica. Em seus romances, previu a televisão, o helicóptero, o cinema falado, o avião, a caça submarina, o aproveitamento da luz e da água do mar para gerar energia, o uso de gases como armas químicas e até a viagem à Lua. Foi influenciado por Jonathan Swift, com seu livro “Viagens de Gulliver”, por Daniel Defoe e seu
“Robinson Crusoé” e, ainda, por Edgar Allan Poe e toda sua narrativa obscura.

A Grade de Programação

CONEXÃO ARTE 1

Uma seleção de programas dos mais importantes acervos brasileiros e estrangeiros.

Estreia: segunda a sexta, às 19h. Reapresentação: segunda a sexta, às 18h.

 

ARTE 1 EM MOVIMENTO

A revista semanal do ARTE 1 dedicada às notícias de música, teatro, dança, literatura, artes visuais e cinema. Apresentada pela editora-chefe do canal, Gisele Kato, direto da Pinacoteca do Estado de São Paulo.

Estreia: domingo, às 23h. Reapresentações: segunda, às 20h30, e quarta, às 20h30.

 

CINE CLUBE ARTE 1

Os filmes que foram destaque nos principais festivais brasileiros e estrangeiros, e as revelações do cinema de arte contemporâneo.

Estreia: quarta, às 21h30. Reapresentação: sábado, às 19h.

 

CINE CLUBE ARTE 1 CLÁSSICOS

Os filmes que marcaram a história do cinema de arte brasileiro e internacional.

Estreia: sexta, às 21h30. Reapresentação: domingo, às 19h.

 

ARTE 1 EM SÉRIE

Histórias espetaculares em séries produzidas especialmente para a televisão.

Estreia: segunda a sexta, às 20h. Reapresentação: segunda a sexta, às 23h30.

 

ARTE 1 DOCUMENTA

Uma seleção de documentários exibidos em mostras especializadas no Brasil e no mundo.

Estreia: terça, às 21h30. Reapresentação: quinta, às 20h30.

 

ARTE 1 NO CINEMA

O programa semanal do ARTE 1 totalmente dedicado à sétima arte e aos últimos lançamentos nos cinemas do país: making ofs, trailers e entrevistas.

Estreia: quinta, às 22h30. Reapresentações: sexta, às 20h30, sábado às 18h, e domingo às 21h.

 

ARTE 1 APRESENTA

Dança, ópera e todos os estilos música: jazz, blues, MPB e muito mais.

Estreia: sábado, às 22h. Reapresentações: domingo, às 18h, e terça, às 22h30.

 

ARTE 1 IN CONCERT

Os grandes nomes da música clássica. Os principais regentes e orquestras do mundo em concertos inesquecíveis.

Estreia: segunda, às 21h30. Reapresentação: sábado, às 23h.

 

BIO ARTE 1

Biografias dos maiores artistas do Brasil e do mundo: escritores, pintores, atores, dramaturgos e diretores.

Estreia: domingo, às 22h. Reapresentação: segunda, às 22h30.

 

ESTILO ARTE 1

A revista semanal do ARTE 1 dedicada às novidades nas áreas de arquitetura, design, moda, gastronomia e luxo.

Estreia: sábado, às 21h. Reapresentações: terça, às 20h30, e quinta, às 21h30.

Canal ARTE 1   Band lança novo canal com programação voltada para arte e culturaGisele Kato, editora-chefe do Arte 1 e apresentadora do programa Arte 1 em Movimento

Canal ARTE 1   Band lança novo canal com programação voltada para arte e culturaRogério Gallo, diretor-geral do ARTE 1. “O que mais interessa para a gente agora são séries”, disse Rogério Gallo, diretor geral do canal, a uma plateia de produtores independentes no primeiro dia da terceira edição do Rio Content Market, na manhã desta quarta, 20. Gallo também citou um reality show sobre arte do canal Bravo canadense como um exemplo de produção que interessa ao canal. Via R7

Por Denise Pitta

Publicação: 22 de março de 2013

AUTOR

Denise Pitta é digital Influencer e é editora do Fashion Bubbles. Estilista, formada em Moda e Artes Plásticas, atuou em diversas confecções e teve marca própria de lingeries, a Lility. Começou o blog em 2006 e está entre as primeiras blogueiras brasileiras da moda. Também desenvolve pesquisas sobre História e Identidade Brasileira na Moda e Psicologia Analítica. É apaixonada por filosofia, física quântica, psicanálise e política. Siga Denise no Instagram: @denisepitta e @fashionbubblesoficial

COMENTÁRIOS

Veja também...

O Fashion Bubbles possui cerca de 10 mil artigos, aqui as matérias geralmente aparecem aleatoriamente, aproveite para relembrar o que foi moda em outros anos, conhecer outros artigos ou ver a evolução do próprio site que começou em 2006 como um Blog.

Leia o post anterior:
calças coloridas
Moda masculina – Saiba como usar a tendência das calças coloridas

Calça colorida para homem - Sem medo de ser feliz! A moda masculina está cada vez mais ousada - sinal...

Fechar