Exposição Casa Modernista completa 80 anos

Exposição Casa Modernista completa 80 anos

Casa projetada pelo arquiteto Gregori Warchavchik será aberta ao público para visitação, resgatando exposição que aconteceu  nos mesmos moldes em 1930, quando, pela primeira vez no país, houve a reunião de diferentes artes visuais num mesmo evento.

Escritório Piratininga Arquitetos Associados propõe uma discussão sobre o potencial de transformação da arquitetura hoje, com uma série de entrevistas.

A exposição Casa Modernista 80 anos, em comemoração à mostra realizada em 1930, será aberta no dia 26 de março,  com vernissage para convidados no dia 25 de março, na casa.

Além da casa e do jardim restaurados, estarão em exposição cerca de 25 móveis e objetos desenhados por Warchavchik, alguns presentes na mostra de 1930. Também há fotografias de suas obras construídas, plantas arquitetônicas e desenhos.

Restaurada por iniciativa da família Warchavchik, a casa modernista reúne mobiliário, filme e dezenas de fotografias das décadas de 30 e 40.  A curadoria geral é de Carlos Eduardo Warchavchik, os textos sobre arquitetura são de José Correia Tavares de Lira e, a curadoria fotográfica, de Ricardo Mendes.

Com projeto do arquiteto Gregori Warchavchik, a casa da Rua Itápolis abrigou, em sua inauguração em 26 de março de 1930, a “Exposição de uma Casa Modernista”. Pela primeira vez no país, houve a reunião de diferentes artes visuais, como pintura e escultura, dentro de uma casa em estilo arquitetônico modernista e com uma decoração também modernista, e num jardim tropical de autoria da esposa do arquiteto, Mina Klabin Warchavchik. A casa é tombada como patrimônio histórico pelos órgãos das instâncias municipal, estadual e federal.

Exposição Casa Modernista completa 80 anos
Foto de ImageShack

Em artigo sobre arquitetura moderna, publicado no jornal carioca Correio da Manhã, de 1º de novembro de 1925, Gregori Warchavchik escreveu: “Construir uma casa o mais cômoda e barata possível, eis o que deve preocupar o arquiteto construtor da nossa época de pequeno capitalismo, onde a questão de economia predomina todas as mais. A beleza da fachada tem que resultar da racionalidade do plano da disposição interior, como a forma da máquina é determinada pelo mecanismo que é a sua alma”.

Em formato digital, haverá um pequeno filme feito na casa durante a exposição de 1930 de cerca de 5 minutos, em ‘looping’, intercalado com fragmentos do Neues Leben ou Das Neue Wohnen (novos amores ou a nova moradia), de Hans Richter (1930), contendo cenas de casas de Gregori Warchavchik. O automóvel usado por ele, da marca Ford, ano 1934, também faz parte da mostra.

O Museu da Casa Brasileira, que oferece visitas guiadas à exposição, está organizando uma mostra paralela. Serão duas maquetes, a da casa da Rua Santa Cruz e, outra, do interior da casa da Rua Itápolis, recriando a ambientação da exposição de 1930, ambas cedidas pela Pinacoteca do Estado. Em fotos, pode-se ver a casa modernista com sua arquitetura e paisagismo originais; a festa de inauguração com a presença de Mina Klabin, Oswald de Andrade, Mario de Andrade, Guilherme de Almeida; a decoração da casa com peças como pinturas de Tarsila do Amaral, Di Cavalcanti, Anita Malfatti, Lasar Segall, escultura de Victor Brecheret, móveis e luminárias desenhadas por Warchavchik e tapetes do período Bauhaus.

Também haverá um catálogo da exposição de 1930 e fotos de outras casas projetadas pelo arquiteto Warchavchik, como as da Rua Bahia e Rua Santa Cruz, ambas em São Paulo, e da Rua Toneleros, no Rio de Janeiro (RJ).

Exposição Casa Modernista completa 80 anos

Exposição Casa Modernista completa 80 anos
Foto de Modernista

Casa Modernista

Visitação de 26/3 a 21/4, de quarta a sexta-feira, das 13h às 18h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h
Rua Itápolis, 961 – Pacaembu – São Paulo
Realização: Família Warchavchik
Coprodução Piratininga Arquitetos Associados

Pauta de Queila Ferraz

Publicação: 23 de março de 2010

AUTOR

Veja também...

O Fashion Bubbles possui cerca de 10 mil artigos, aqui as matérias geralmente aparecem aleatoriamente, aproveite para relembrar o que foi moda em outros anos, conhecer outros artigos ou ver a evolução do próprio site que começou em 2006 como um Blog.

COMENTÁRIOS

Leia o post anterior:
CA-Inverno
Não perca a pré-venda da C&A Collection Espaço Fashion!

Isabelli Fontana posando com peças da coleção - Vogue, Fev-2010 Dando continuidade às coleções exclusivas desenhadas por estilistas brasileiros renomados,...

Fechar