Passado e futuro se misturam no figurino do filme “John Carter”

Passado e futuro se misturam no figurino do filme “John Carter”

Uma das produções da Walt Disney Pictures mais aguardadas para 2012 estreia em 9 de março nos cinemas brasileiros: é o filme John Carter, dirigido por Andrew Staton. Para criar um ambiente de fantasia, a figurinista Mayes C. Rubeo desenhou roupas futuristas que, ao mesmo tempo, remetem à era medieval. Ela explica: “Eu queria apresentar um visual antigo, mas dentro do escopo de um filme de ficção científica; esta é uma visão que nasceu há 100 anos com Burroughs”.

Para se ter uma ideia da grandiosidade do longa-metragem e a importância das roupas para identificar tribos e personagens, foram desenhados aproximadamente 1800 figurinos para este filme. Em uma das túnicas dos Therns prateados de Matai Shang, por exemplo, foram usados 350 metros de material e aproximadamente 250 horas de trabalho para costurá-la à mão.

O traje de noiva de Dejah Thoris é um dos destaques: mais de 120.000 cristais Swarovski foram usados em seu vestido, a cauda, a coroa e pulseiras; e cada pedra foi aplicada à mão, uma a uma.

Para a figurinista, as roupas dos personagens precisavam de um quê fantástico e com muitas cores. “O modo como os barsoomians usam os acessórios, os adereços de cabeça ou um dos elementos do figurino tem um grande impacto sobre o filme e ajuda a diferenciar o povo dessas duas cidades. Eu fiz uma enorme pesquisa e nós criamos visuais substanciais para as tribos – que são, ao mesmo tempo, eficientes e dramáticos”, conta.

Passado e futuro se misturam no figurino do filme “John Carter” Passado e futuro se misturam no figurino do filme “John Carter”

Passado e futuro se misturam no figurino do filme “John Carter” Passado e futuro se misturam no figurino do filme “John Carter”

Passado e futuro se misturam no figurino do filme “John Carter” Passado e futuro se misturam no figurino do filme “John Carter”

Sinopse

O filme John Carter é uma aventura de ação envolvente ambientada no misterioso e exótico planeta de Barsoom (Marte). John Carter é baseado no clássico romance de Edgar Rice Burroughs, cujas aventuras altamente criativas serviram de inspiração para muitos cineastas – tanto no passado como no presente. O filme conta a história de John Carter (Taylor Kitsch), que é inexplicavelmente transportado para Marte onde se vê envolvido em um conflito de proporções épicas entre os habitantes do planeta, incluindo Tars Tarkas (Willem Dafoe) e a atraente Princesa Dejah Thoris (Lynn Collins). Em um mundo à beira do colapso, Carter descobre que a sobrevivência de Barsoom e de seu povo está em suas mãos.

Ficha técnica

JOHN CARTER: Entre Dois Mundos
WALT DISNEY PICTURES
Curta no Facebook: facebook.com/JohnCarterMovie
Gênero: Ação / Aventura
Data de lançamento: 09 de março 2012
Elenco: Taylor Kitsch, Lynn Collins, Samantha Morton, Mark Strong, Ciaran Hinds, Dominic West, James Purefoy, Daryl Sabara, Polly Walker, Bryan Cranston, com Thomas Hayden Church e Willem Dafoe.
Diretor: Andrew Stanton
Roteiro de: Andrew Stanton & Mark Andrews e Michael Chabon
Baseado na história A Princess of Mars de Edgar Rice Burroughs

Fonte: Casé Assessoria

Publicação: 29 de fevereiro de 2012

AUTOR

Paulistana formada em jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo e com curso técnico de locução pela Rádioficina. Atuou como redatora e locutora no Grupo Bandeirantes de Rádio e também como repórter para um telejornal segmentado.

COMENTÁRIOS

Veja também...

O Fashion Bubbles possui cerca de 10 mil artigos, aqui as matérias geralmente aparecem aleatoriamente, aproveite para relembrar o que foi moda em outros anos, conhecer outros artigos ou ver a evolução do próprio site que começou em 2006 como um Blog.

Leia o post anterior:
49- freud e o amor
Curso “Freud e o Amor” na Casa do Saber

Freud pensa o amor como a convergência de diferentes afetos para um mesmo objeto. O Eu tece um estilo por...

Fechar