Logo

Prêmio Sergio Motta divulga os artistas contemplados da 9ª edição

Compartilhe...Prêmio Sergio Motta divulga os artistas contemplados da 9ª ediçãoPrêmio Sergio Motta divulga os artistas contemplados da 9ª ediçãoPrêmio Sergio Motta divulga os artistas contemplados da 9ª ediçãoPrêmio Sergio Motta divulga os artistas contemplados da 9ª ediçãoPrêmio Sergio Motta divulga os artistas contemplados da 9ª ediçãoPrêmio Sergio Motta divulga os artistas contemplados da 9ª edição

Prêmio Sergio Motta divulga os artistas contemplados da 9ª edição

Em cerimônia realizada no Museu da Imagem do Som de São Paulo (MIS_SP), na noite de 3 de outubro, foram anunciados os artistas contemplados pelo 9º Prêmio Sergio Motta de Arte e Tecnologia. Com curadoria de Giselle Beiguelman, esta edição distribuiu 4 Prêmios no valor de 15 mil reais para artistas em Início de Carreira, 2 Prêmios no valor de 30 milreais para artistas em Meio de Carreira e um Prêmio Hors Concours no valor de 40 mil reais.

Os participantes em Início e Meio de Carreira foram selecionados a partir de 352 portfólios inscritos entre 2 de maio e 6 de agosto de 2011. Todos os portfólios foram submetidos à duas comissões que elegeram por unanimidade 12 finalistas e, entre eles, os 6 artistas contemplados. Adriana Amaral (RS), Clarissa Diniz(PE), Eduardo Jesus (MG), Marcos Boffa (SP) e Priscila Farias (SP), integraram a Comissão de Seleção; Claudia Assef (SP), Cícero Silva (SP), Ivana Bentes (RJ), Tadeu Chiarelli (SP) e Tiago Mesquita (SP), formaram a Comissão de Premiação.

Conheça os artistas premiados nas categorias Início e Meio de Carreira:Prêmio Sergio Motta divulga os artistas contemplados da 9ª edição

Início de Carreira
Jeraman
mmnehcft & MANIFESTO21.TV
Pablo Lobato
Vivian Caccuri

Meio de Carreira
Lucas Bambozzi
Zaven Paré

O Prêmio Hors Concours desta edição foi conferido ao pernambucano Paulo Bruscky, cuja produção artística tem se voltado, desde osanos 1970, para ações de vanguarda e experimentalismo através de projetos deperformance, instalação, intervenção, vídeo e linguagens multimídia. Oferecido a criadores com atuação de destaque reconhecida pela comunidade artística no segmento de Arte e Tecnologia no Brasil, o Prêmio Hors Concours também foi uma decisão unânime entre as Comissões de Organização, Seleção e Premiação do 9º Prêmio Sergio Motta de Arte e Tecnologia.

Prêmio Sergio Motta divulga os artistas contemplados da 9ª edição

Além dos prêmios oferecidos, esta edição prestou uma homenagem à artista gaúcha Diana Domingues, por seus 15 anos de carreira e sua importante contribuição ao circuito de arte e tecnologia brasileiro.

No site do Instituto Sergio Motta é possível acessar o registro de todo o processo do 9º PSM e obter maiores informaçõessobre as inscrições, o regulamento, as biografias dos jurados e suas considerações sobre o conjunto de trabalhos avaliados nesta edição.

Verbete biográfico dos artistas ganhadores do 9º PSM:

Jeraman
Pesquisador, com base em Recife, que busca utilizar o livre-conhecimento como linguagem de trabalho, atuando num meio-termo entre artista, educador e cientista. Contemplado com o Rumos Itaú Cultural Arte Cibernética (2009) e menção honrosa no FILE PRIX LUX (2010). É mestrando em ciência da computação pelo CIn/UFPE, com ênfase em realidade aumentada e computação musical.
Saiba mais: jeraman.info

Lucas Bambozzi
Produz vídeos, instalações, performances audiovisuais e obras interativas, tendo trabalhos exibidos em mais de quarenta países. É criador do Festival arte.mov, que acontece desde 2006 em várias capitais do país. Em 2010 recebeu menção honrosa no Ars Electronica e, em 2011, teve uma retrospectiva de suas instalações no Laboratorio Arte Alameda (Cidade do México, México). Seus trabalhos recentes tratam das mobilidades e imobilidades do contexto urbano.
Saiba mais:  www.lucasbambozzi.net

mmnehcft & MANIFESTO21.TV
mmnehcft (2003) & MANIFESTO21.TV (2006) criam dispositivos audiovisuais partindo de diversas áreas da cultura digital e urbana: CCTV (CFTV), VJing, webTV, telefonia móvel e remix/mashup. Buscando unir conceito, ativismo, interação, arte e comunicação, o coletivo explora mídias on e off-line, high e low-tech. Participaram do FILE (São Paulo) em 2004 e de projetos em instituições comoSESC, Funarte, MIS, Instituto Tomie Ohtake e MAM-RJ.
Saiba mais: www.manifesto21.com.br

Prêmio Sergio Motta divulga os artistas contemplados da 9ª edição

Pablo Lobato
Um dos criadores do Teia – Centro de pesquisa audiovisual, em Belo Horizonte. Diretor do filme Acidente, ganhador do prêmio de melhor documentário ibero-americano no Festival Internacional de Cinema de Guadalajara, México, 2007. Foi selecionado pelo projeto Bolsa Pampulha, em 2008, e bolsista da Fundação Guggenheim, EUA, 2009. Recentemente, exibiu seus trabalhos em instituições nacionais e internacionais como MAM-SP; MoMA, Nova York, EUA; Museo Tamayo, México; Akademie der Künste, Berlim, Alemanha; New Museum, Nova York.
Saiba mais: www.teia.art.br

Vivian Caccuri
Bacharel em artes plásticas (Unesp) e mestre em estudos do som musical (UFRJ). Pesquisadora visitante na Universidade de Princeton, EUA, nos departamentos de artes e literatura. Seu trabalho faz referência à música para criar espaços capazes de alterar a sensação do tempo e da presença física. Expôs no Brasil e no exterior, com destaque para Domingos da Criação (MAM-RJ, 2010), Confluências (Centro de Arte Hélio Oiticica, Rio de Janeiro, 2010), Emoção Art.ficial (Itaú Cultural, São Paulo, 2008) e Elektra_Montréal (Canadá, 2008).
Saiba mais: viviancaccuri.net

Zaven Paré
Pós-doutor em robótica, desenvolve pesquisa em Robot Drama no Intelligent Robotic Laboratory da Universidade de Osaka, Japão. Em seus trabalhos interativos, mistura experiências em mecânica, ótica e acústica, desenvolvendo dispositivos eletroeletrônicos. Sua exposição individual Cyber Art itinerou por cinco cidades brasileiras através da Caixa Cultural. Seus trabalhos foram apresentados em diversos festivais e instituições internacionais como CalArts (Los Angeles, EUA) e Laboratorio Arte Alameda (Cidade do México, México).
Saiba mais: http://www.cyberart.com.br/

Prêmio Sergio Motta divulga os artistas contemplados da 9ª edição

Artistas Selecionados:

Indicados na Categoria Início de Carreira:
Alice Miceli
Claudio Bueno
Panetone
Ricardo Carioba

Indicados na Categoria Meio de Carreira:
Dias & Riedweg
Raquel Kogan

Histórico do Prêmio
Observando a articulação entre cultura, sociedade e novas tecnologias, foi criado, no ano 2000, o Prêmio Sergio Motta de Arte e Tecnologia. Com o objetivo de apoiar a criação artística brasileira em mídias eletrônicas e digitais, tem contemplado diversas áreas como artes visuais, música, literatura, dança, performance, artes interativas, arte e ciência, além de pesquisas teóricas que completam o perfil híbrido da premiação. Em suas oito edições, recebeu mais de três milinscrições e distribuiu quase um milhão e meio de reais para os premiados e as bolsas-fomento para projetos inéditos.

Instituto Sergio Motta
O Instituto Sergio Motta é uma OSCIP – Organização da Sociedade Civil de Interesse Público –, que busca debater os desafios do desenvolvimento brasileiro, dedicando grande parcela de seus esforços a estimular políticas e mecanismos de inclusão social e promoção da cidadania, a partir do viés da inovação tecnológica. Apóia também manifestações de cultura e arte, em sua diversidade de formas e suportes.

No Brasil e internacionalmente, o Instituto tem realizado parcerias com instituições como Museu Reina Sofia (Espanha), o ZKM (Karlsruhe, Alemanha), Ars Eletronica (Linz, Áustria), ISEA, Goethe Institut – São Paulo, British Council, AECID e CCE_SP, Memorial da América Latina, Museu de Arte Contemporânea de Goiás, Santander Cultural (RS), Museu de Arte Moderna da Bahia, Museu de Arte Moderna Aluísio Magalhães, entre outros.

Prêmio Sergio Motta divulga os artistas contemplados da 9ª edição

Via Adelante Comunicação Cultural

Compartilhe...Prêmio Sergio Motta divulga os artistas contemplados da 9ª ediçãoPrêmio Sergio Motta divulga os artistas contemplados da 9ª ediçãoPrêmio Sergio Motta divulga os artistas contemplados da 9ª ediçãoPrêmio Sergio Motta divulga os artistas contemplados da 9ª ediçãoPrêmio Sergio Motta divulga os artistas contemplados da 9ª ediçãoPrêmio Sergio Motta divulga os artistas contemplados da 9ª edição

Your Commment

Email (will not be published)