Cronograma Capilar – Conheça a técnica c/ passo a passo para ter cabelos lindos no verão

Cronograma Capilar    Conheça a técnica c/ passo a passo para ter cabelos lindos no verão

Além do Cronograma Capilar, confira receitas e truques caseiros que vão deixar seu cabelo ainda mais bonito e saudável!

Mar, sol e calor: o cenário ideal para as férias perfeitas e também o terror dos cabelos, que sofrem com o frizz e o ressecamento causado pelo verão. Para recuperar os fios danificados e manter madeixas dignas de cinema, surgiu há alguns anos o cronograma capilar, que se trata de uma série de tratamentos e procedimentos feitos em casa, com produtos fáceis de encontrar.

A rotina de tratamento é feita em três fases, que devem ser realizadas com cremes e óleos específicos para cada etapa. O melhor de tudo é que o cronograma pode ser feito para qualquer tipo de cabelo: lisos, cacheados, secos ou oleosos, basta estar atenta às necessidades do seu fio e adequar os produtos de acordo com elas.

Cronograma Capilar    Conheça a técnica c/ passo a passo para ter cabelos lindos no verão

O cronograma capilar é feito em um mês, podendo ser repetido quantas vezes forem necessárias para recuperar os fios. Apesar de ser um procedimento simples, é preciso um pouco de paciência para entender como a agenda capilar funciona e como ela contemplará as necessidades do seu tipo de cabelo.

Na internet, existe o “cronograma oficial”, composto por oito hidratações, três nutrições e uma reconstrução no mês. Ele é geralmente indicado para quem está começando e depois de completo pode ser trocado por um cronograma capilar personalizado, que atenda à necessidades mais específicas, como esses:

Agora vamos te ensinar os três processos que compõem o tratamento:

Etapa 1 – Hidratação

A primeira etapa é a hidratação, que serve para repor a água dos fios e é fundamental para qualquer tipo de cabelo, desde os mais saudáveis até os danificados. Além da água, a hidratação repõe outros nutrientes, que vão depender do creme utilizado.

É recomendável hidratar os cabelos pelo menos uma vez por semana, sempre com cuidado, pois o excesso de cremes no couro cabeludo pode causar oleosidade ou até mesmo escamação.

Cronograma Capilar    Conheça a técnica c/ passo a passo para ter cabelos lindos no verão

Cronograma capilar: algumas máscaras hidratantes. Via

Receita caseira para hidratação dos fios

Uma receitinha de hidratante caseiro que faz sucesso na internet e você provavelmente tem na prateleira de casa é a Maizena: em uma panela, misture algumas colheres de maizena com água (a quantidade irá depender do comprimento do seu cabelo) e aqueça até formar uma massa pastosa. Após lavar o cabelo com shampoo sem sal, retire o excesso de umidade, aplique seu creme de hidratação preferido e, por cima dele, coloque a paste de Maizena no cabelo. Deixe agir por 30 minutos e lave os fios com água até tirar toda a mistura.

Etapa 2 – Nutrição

O objetivo da nutrição é repor os lipídios necessários para devolver a oleosidade natural dos fios, sendo ideal para acabar com os cabelos ressecados, opacos e sem movimento. É preciso ter cuidado redobrado nessa hora, pois as máscaras nutritivas tendem a ser bastante oleosas e podem deixar o cabelo pesado.

Para um resultado ainda mais eficiente, vale investir na umectação capilar, que é a nutrição feita com óleos naturais, como os de coco e de rícino.

Cronograma Capilar    Conheça a técnica c/ passo a passo para ter cabelos lindos no verão

Cronograma capilar: o azeite de oliva também é uma ótima pedida na hora da nutrição!

Receita caseira para nutrição capilar

Para fazer, basta colocar uma colher do óleo em um potinho e esquentar por 2 minutos no micro-ondas ou no forno. Depois, aplique aos poucos no cabelo seco e semisujo inteiro, até mesmo na raiz. Para ajudar na circulação e estimular o crescimento dos fios, faça massagens circulares no couro cabeludo por alguns minutos. O produto precisa agir por no mínimo duas horas, que é o necessário para que o fio absorva todos os nutrientes.

Depois disso, enxague os cabelos com água fria e lave duas vezes com shampoo específico para o seu tipo de fio. Aplique condicionador apenas nas pontinhas e depois enxague. Para finalizar, vale usar um bom creme para pentear, que facilita o desembaraço e ainda protege os fios de agentes como o calor excessivo dos secadores e das chapinhas.

Etapa 3 – Reconstrução

Por último, mas não menos importante, temos a reconstrução. É nessa etapa que iremos devolver as proteínas naturais do cabelo, que sofreram com processos químicos. Para quem tem cabelos tingidos ou alisados, a reconstrução é importantíssima, pois ela recupera o brilho e a vitalidade dos fios.

Você pode fazê-la com queratina líquida ou, ainda, apostar no vinagre de maçã. A receitinha parece saída do armário da vovó, mas funciona porque o produto é bastante ácido, com um ph baixo que vai equilibrar o alto ph dos cabelos danificados.

Cronograma Capilar    Conheça a técnica c/ passo a passo para ter cabelos lindos no verão

Cronograma capilar: Exemplos de máscaras reconstrutoras

Receita caseira para reconstrução capilar

O passo a passo é bastante simples: lave seus cabelos com shampoo sem sal, retirando qualquer resíduo e aplique a máscara reconstrutora, deixando agir por 5 minutos. Depois, aplique o condicionador no comprimento e nas pontas e deixe agir por 2 minutos. Retire o excesso de água dos fios, sem esfregar.

Dilua meia xícara de vinagre de maçã e misture com três xícaras de água filtrada. Aplique a mistura em todo o cabelo, massageando bem. O tempo de ação varia de 5 a 10 minutos, depois é só enxaguar bem e finalizar o cabelo como de costume.

Se feito em excesso, o processo pode enrijecer os fios, então é preciso conhecer o seu cabelo e escolher entre a reconstrução semanal ou a cada 15 dias.

 Cronograma Capilar    Conheça a técnica c/ passo a passo para ter cabelos lindos no verão

Na internet, é possível encontrar centenas de dicas e tutoriais para fazer o cronograma capilar que melhor se adequa ao seu tipo de cabelo. Uma boa dica, para quem vai começar, é fazer o teste de porosidade e avaliar quais tratamentos trarão os melhores resultados para os fios. Assim, fica fácil relaxar e curtir o verão com cabelos saudáveis e cheios de vida!

Cronograma Capilar    Conheça a técnica c/ passo a passo para ter cabelos lindos no verão

 

Salvar

Publicação: 21 de novembro de 2016

AUTOR

Francieli Hess é formada em Design de Moda pela UDESC e já estudou Cultura e Progettazione della Moda em Florença. Trabalha como estilista freelancer em Florianópolis e é apaixonada por criação, história, branding e comunicação. Instagram: @fvhess

COMENTÁRIOS