Mitos e verdades sobre os cabelos

Mitos e verdades sobre os cabelos

Para cuidar dos cabelos todo mundo tem um truque ou uma dica para dar. O problema é que nem sempre o que você ouve por aí pode ser verdade.

Muitos conselhos são da “época da vovó” e não passam de lendas, como aquela história de não cortar o cabelo da lua cheia para não ficar armado.

O Fashion Bubbles garimpou alguns mitos e verdades sobre o cuidado com os cabelos:

Não pode lavar o cabelo todo dia

Mito: Se o cabelo for oleoso ele deve ser lavado todo dia. A falta de higiene constante pode causar seborreia. O ideal é usar um shampoo específico para uso diário ou para cabelos oleosos.

É preciso usar shampoo anti-resíduos

Verdade: É sempre bom usar um anti-resíduos a cada 15 dias, pelo menos. O uso é indicado principalmente para quem usa muitos produtos no cabelo, além do shampoo e condicionador.

É bom misturar ampolas de vitaminas ao shampoo

Mito: O shampoo não fica tempo suficiente para o cabelo absorver as vitaminas. O ideal é manter uma dieta equilibrada, assim as vitaminas vão agir de dentro para fora.

Mitos e verdades sobre os cabelos
Foto: Yenzah

Passar condicionador na raiz causa caspa e deixa o cabelo oleoso

Verdade: O condicionador deve ser aplicado apenas nas pontas. No couro cabeludo ele tapa os poros, aumentando a oleosidade e causando caspa.

Deixar o condicionador agir por mais tempo melhoras a hidratação

Mito: Isso pode aumentar a oleosidade e deixar os cabelos sem brilho. Respeite o tempo indicado pelo fabricante do produto.

Tinturas causam queda de cabelo

Mito: As tintas agem apenas nos fios, não nas raízes. Atualmente os produtos são feitos com componentes que protegem os fios, como os aminoácidos, que fecham as cutículas que foram abertas pela amônia.

É preciso aparar as pontas para deixar o cabelo mais forte

Mito: É cientificamente comprovado que os fios crescem cerca de 1cm por mês. Cortar é bom para eliminar as pontas duplas e danificadas. Isso deixa o cabelo com uma aparência mais saudável, mas não altera a força ou crescimento dos fios.

Mitos e verdades sobre os cabelos
Foto:
Champion Hair

Água quente prejudica os fios

Verdade: A água muito quente estimula a produção de glândulas sebáceas, o que contribui para o aumento da seborreia, além de causar queda. As altas temperaturas também diminuem a oleosidade natural, o que deixa o cabelo mais seco e opaco.

Água fria deixa os cabelos com brilho e mais saudáveis

Verdade: A água fria fecha as cutículas, o que evidencia o brilho dos fios e diminui a oleosidade. Não precisa tomar banho frio, passe apenas uma última ducha de água fria ao final do banho.

Água do mar combate a oleosidade

Verdade: O sol e o sal contribuem para diminuir a oleosidade, mas isso só é bom para quem quer combater esse problema. Que não tem o cabelo oleoso acaba ficando com os fios muito secos se não tomar os devidos cuidados.

Arrancar um fio de cabelo branco faz nascer mais fios brancos

Mito: Quando os cabelos começam a ficar brancos não há como parar. Por isso que quando alguém arranca um fio branco depois repara que estão nascendo mais. Arrancar os fios brancos não estimula o crescimento de outros, eles iam aparecer de qualquer forma.

Os cabelos crescem mais rápido no verão

Verdade: O sol incentiva a produção de melatonina, que estimula a estrutura capilar e acelera o crescimento dos fios.

Mitos e verdades sobre os cabelos
Foto: Kitsch Chic

Problemas de saúde causam queda de cabelo

Verdade: Doenças reumatológicas, anemia, alteração da tireóide, depressão e estresse podem derrubar os fios.

A alimentação influencia na saúde dos cabelos

Verdade: Falta de nutrientes como ferro e zinco pode ocasionar a queda de cabelos. Uma dieta balanceada, rica em proteínas e vitaminas antioxidantes, garante cabelos fortes e saudáveis.

Mitos e verdades sobre os cabelos
Foto: Abril

Foto de abertura: Dica Feminina

Publicação: 14 de fevereiro de 2011

Veja também...

O Fashion Bubbles possui cerca de 10 mil artigos, aqui as matérias geralmente aparecem aleatoriamente, aproveite para relembrar o que foi moda em outros anos, conhecer outros artigos ou ver a evolução do próprio site que começou em 2006 como um Blog.

COMENTÁRIOS

Leia o post anterior:
grammy 2011 nicole kidman
Vestidos de Festa – Os looks que brilharam no tapete vermelho do Grammy 2011

Neste domingo o mundo assistiu à 53ª edição do Grammy Awards, a mais importante premiação musical que acontece em Los...

Fechar