O mito do shampoo sem sal – Pantene Institute esclarece as dúvidas

O mito do shampoo sem sal   Pantene Institute esclarece as dúvidas

O Pantene Institute Experience realizou seu primeiro workshop no Shopping Eldorado. Ministrado pela Dra. Maria Fernanda Reis Gavassoni, que faz parte do Board Global do Pantene Institute, a dermatologista discutiu com os presentes sobre o mito do sal: Qual é o sal que faz mal ao cabelo e a importância de ter um cabelo 100% livre de sal.

Enquanto muita gente fala que shampoo deve ser sem sal, a Dra. Maria Fernanda derrubou esse mito. Sim, o sal faz mal ao cabelo, mas esse sal prejudicial é o que está presente na água do mar, no suor e na poluição. Não existe shampoo sem sal – esse componente é um espessante, sem o sal o shampoo seria completamente aguado. Os produtos que se dizem livres de sal, na verdade, vendem uma ideia falsa, já que a composição química do shampoo possui mais de 40 ingredientes – esses componentes, quando combinados, resultam em sal.

O workshop também esclareceu que o sal presente no shampoo não é o mesmo que temos na cozinha. As fórmulas dos shampoos contém cloreto de sódio, que não é um cristal e serve para deixar o produto mais viscoso e encorpado, além de ser um dos agentes de limpeza. Não existe um embasamento científico que comprove que o sal presente nos shampoos faz mal ao cabelo. A quantidade de cloreto de sódio presente nos shampoos é mínima, ainda mais se comparada à quantidade de condicionantes da fórmula.

Dra. Maria Fernanda também deixou bem claro que o sal que prejudica o cabelo vem de agentes externos, como água do mar, suor e poluição, que agride os fios deixando-os ressecados, opacos e sem vida.

O mito do shampoo sem sal   Pantene Institute esclarece as dúvidas
Foto: Blog Julio Crepaldi

Entre as dúvidas levantadas pelas mulheres presentes no workshop e também para quem acompanhava via Facebook, surgiu a questão da escova progressiva. Muitos profissionais recomendam o uso de shampoo sem sal – com esse mito derrubado, a Dra. Maria Fernanda esclareceu um pouco do que acontece nesse procedimento químico. De acordo com a dermatologista, o formol – mesmo nas quantidades recomendadas pela ANVISA – é completamente prejudicial à saúde, podendo causar problemas no couro cabeludo, nas vias aéreas e até mesmo câncer.

Quanto ao cabelo, o formol funciona como uma capa isolante. O fio fica completamente encapado e não há hidratação que consiga alcançar o cabelo – ou seja, qualquer tipo de hidratação num cabelo com escova progressiva é feita em vão, além de ser um produto que fica permanentemente no fio.

Já que o assunto inicial era shampoo, a Dra. Maria Fernanda também deu dicas para lavar os cabelos corretamente: ao passar o shampoo, aplique o produto nas pontas dos dedos e vá depositando aos poucos diretamente no couro cabeludo. Já na hora de passar o condicionador ou a máscara de hidratação, o ideal é tirar todo o excesso de água dos fios com uma toalha e depois aplicar o produto apenas nas pontas, longe da raiz. A especialista também disse que o ideal é lavar os cabelos todos os dias ou, no máximo, um dia sim e outro não. De acordo com ela, lavagens diárias também significam cuidados e tratamentos diários para os fios.

O mito do shampoo sem sal   Pantene Institute esclarece as dúvidas
Foto: Minha Vida

Dra. Maria Fernanda Reis Gavassoni  – Dermatologista do Pantene Institute no Brasil

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1989), mestrado em Dermatologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996) e doutorado em Dermatologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003).

É professora do curso de Pós-graduação em Dermatologia do Instituto de Dermatologia Professor Azulay (IDPA) e Chefe do Ambulatório de Dermatologia Geral da Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro. Atua principalmente nos seguintes temas: paracoccidioidomicose, ensino, ceratoses foliculares, eritema e fungo. Suas principais áreas de interesse são dermatologia tropical (com ênfase em micoses sistêmicas), DSTs (doenças sexualmente transmissíveis) e cabelos (com ênfase no estudo da fibra capilar).

O mito do shampoo sem sal   Pantene Institute esclarece as dúvidas
Dra. Maria Fernanda responde às perguntas no 1º Workshop do Pantene Institute no Shopping Eldorado.

Pantene Institute no Shopping Eldorado

O Pantene Institute Experience está no Shopping Eldorado / São Paulo, espaço Atrium Jardins, piso térreo e funciona das 10h às 22h. Os visitantes podem fazer, gratuitamente, análise do cabelo, hidratação e styling. Os serviços no salão estão sujeitos a agendamento, que é feito no local.

O mito do shampoo sem sal   Pantene Institute esclarece as dúvidas O mito do shampoo sem sal   Pantene Institute esclarece as dúvidas

O mito do shampoo sem sal   Pantene Institute esclarece as dúvidas O mito do shampoo sem sal   Pantene Institute esclarece as dúvidas

O mito do shampoo sem sal   Pantene Institute esclarece as dúvidasO mito do shampoo sem sal   Pantene Institute esclarece as dúvidas
Fotos: Facebook Pantene

Foto de abertura: Type F

Publicação: 6 de dezembro de 2011

AUTOR

Paulistana formada em jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo e com curso técnico de locução pela Rádioficina. Atuou como redatora e locutora no Grupo Bandeirantes de Rádio e também como repórter para um telejornal segmentado.

Veja também...

O Fashion Bubbles possui cerca de 10 mil artigos, aqui as matérias geralmente aparecem aleatoriamente, aproveite para relembrar o que foi moda em outros anos, conhecer outros artigos ou ver a evolução do próprio site que começou em 2006 como um Blog.

COMENTÁRIOS

Leia o post anterior:
2
Clube europeu de viagens exclusivas, já funciona no Brasil com até 70% de desconto

Recorrer a clubes de compra para adquirir descontos em produtos e serviços já faz parte das opções do brasileiro na...

Fechar