O remédio do bem-estar – Especialistas afirmam que a influência solar altera o estado de espírito das pessoas

O remédio do bem estar   Especialistas afirmam que a influência solar altera o estado de espírito das pessoas

Apesar das alterações climáticas e da mistura de temperaturas fora de estação, o verão chegou, e esse clima quente interfere no estado de espírito das pessoas. Nessa época onde os dias são mais longos e calorosos, as pessoas tentem a sair mais, interagir com a natureza, ir aos parques, rios e praias. Com tudo isto convidando a expor-se para o social, o bom humor aflora, e um dos motivos que faz com que todos se sintam mais felizes diante das altas temperaturas é a influência solar.

A psicanalista Soraya Hissa afirma que com a chegada do verão ocorre uma mudança no comportamento das pessoas. Elas ficam mais bem-humoradas, comem menos, tomam mais líquidos e suam mais. Segundo ela, esse comportamento muda por causa da aproximação do sol e o brilho que ele transmite, provocando uma reação no organismo das pessoas. “Os raios solares estimulam a produção de mais serotonina, substância que é responsável por melhorar o humor, causando uma sensação de bem-estar?, afirma a psicanalista.

A serotonina está associada a uma sensação agradável e desempenha um papel importante no sistema nervoso. Entre as suas funções está a regulação do sono, além do controle da temperatura corporal e do apetite. A serotonina é um hormônio que relaxa e, ao mesmo tempo, acorda o cérebro para experiências animadas, entusiasmadas, além de favorecer a qualidade do sono.

Pesquisadores da Universidade de Surrey, na Inglaterra, fizeram um mapeamento no cérebro de 88 voluntários entre os anos de 1999 e 2003 e descobriram a atividade de uma proteína que bloqueia a serotonina, resultando na maior possibilidade do indivíduo ter um humor negativo.

No entanto, Soraya diz que em estações de outono e inverno, onde o tempo está fechado e as temperaturas estão mais baixas, as pessoas tendem a ficar reclusas, contidas e sonolentas. “No verão, além das reações químicas positivas, o sol traz ao organismo benefícios psicológicos. Nessa estação, tudo nos convida a momentos atrativos e ao convívio social, fazendo com que o bom humor apareça”, afirma a psicanalista.

É importante ressaltar que é possível regular o humor e a qualidade de vida para que não oscilem junto com as mudanças climáticas. Segundo a fisioterapeuta Tatiana Campos Rocha, praticar atividades físicas aumenta a produção de endorfina, substância que está ligada à sensação de bem-estar, que é uma boa maneira de manter o bom humor independente da estação.

A fisioterapeuta afirma que a endorfina é produzida durante e depois da atividade e regula as emoções. Segundo ela, as atividades físicas que acabam acontecendo durante a estação do verão, também aumentam a produção dos hormônios da alegria e felicidade. “A substância é considerada um analgésico natural e ajuda na redução do estresse e ansiedade, aliviando as tensões e estimulando o bem-estar”, afirma Tatiana.

Soraya Hissa completa que o exercício físico estimula as endorfinas, e que feito ao ar livre se torna mais eficiente. Segundo Tatiana, além de atividades físicas, existem também tratamentos para liberar endorfinas como as massagens e alongamentos terapêuticos, onde é realizado um trabalho através do autoconhecimento corporal, relaxamento e bem-estar.

O remédio do bem estar   Especialistas afirmam que a influência solar altera o estado de espírito das pessoas

Via Somos teens

O remédio do bem estar   Especialistas afirmam que a influência solar altera o estado de espírito das pessoas
Via Cala boca Andy

Soraya Hissa
Geriatra, endocrinologista e psicanalista.

Tatiana Campos

O remédio do bem estar   Especialistas afirmam que a influência solar altera o estado de espírito das pessoas

Fisioterapeuta com pós-graduação em Fisioterapia Cardiorrespiratória. Atua em domicílio e em clínica própria, o Espaço Equilíbrio, com atendimentos que incluem: Drenagem Linfática Manual, Reabilitação Vascular e Vascular Periférica, Pré e Pós-operatório (geral e plástica), Reabilitação na ATM, Alongamento Terapêutico (técnicas de solo), Reabilitação Cardiorrespiratória e Reabilitação Geriátrica e Fisioterapia Respiratória e Dermato-Funcional.

Foto abertura- Mundo Verde

Via Ampla Comunicação

Publicação: 13 de janeiro de 2011

Veja também...

O Fashion Bubbles possui cerca de 10 mil artigos, aqui as matérias geralmente aparecem aleatoriamente, aproveite para relembrar o que foi moda em outros anos, conhecer outros artigos ou ver a evolução do próprio site que começou em 2006 como um Blog.

COMENTÁRIOS

Leia o post anterior:
Maria Bonita Extra DSC_3072
Maria Bonita Extra mostra a delicadeza das bailarinas – Fashion Rio Inverno 2011

Para desenvolver a coleção do Inverno 2011 da Maria Bonita Extra, a estilista Ana Magalhães buscou inspiração no universo da...

Fechar