Saiba tudo sobre depilação

Saiba tudo sobre depilação

Não há mulher que não goste de ficar com a pele lisinha, principalmente as brasileiras, que adoram usar saias e vestidos curtos. Hoje em dia existem diversos métodos de depilação, desde os mais populares, como a famosa gilete, até os mais sofisticados, como a depilação definitiva feita com laser.

Conheça os métodos e descubra qual é o melhor para você.

Cera quente

A cera é aquecida e aplicada à pele ainda quente, no mesmo sentido dos pelos. Depois de endurecida, a cera é puxada no sentido contrário do crescimento dos pelos, arrancando-os pela raiz.

É um dos métodos mais populares e eficientes. A dor é mais amena, dependendo do método da depiladora. A temperatura da cera também facilita, já que com o calor os poros se expandem, deixando o processo mais rápido. Para quem tem pele mais sensível, existem ceras com diversos componentes hidratantes e relaxantes, como mel e algas.

A depilação com cera quente dura aproximadamente um mês. Com várias sessões os pelos vão ficando mais fracos e diminuem. Tome cuidado com a temperatura: se a cera estiver muito quente, a pele pode ficar muito sensível, com irritações e até queimaduras.

Saiba tudo sobre depilação Saiba tudo sobre depilação
Fotos: Garotas e O Sabe Tudo

Cera fria

A cera fria é espalhada numa lâmina de celofane a aplicada na pele, depois é só puxar com certa força e rapidez. Também arranca os pelos pela raiz.

A vantagem da depilação com cera fria é poder fazer o procedimento em casa, já que as folhas depilatórias são vendidas em vários estabelecimentos, como farmácias e supermercados. É ideal para quem é muito sensível às altas temperaturas, mas o método é mais doloroso, já que não conta com o calor para a abertura dos poros.

A técnica é bastante higiênica porque não é possível reaproveitar a cera. Entretanto, a pele corre o risco de ficar ressecada e com foliculite (pelos encravados). O ideal é fazer uma hidratação logo após a depilação com uma loção calmante.

Saiba tudo sobre depilação Saiba tudo sobre depilação
Fotos: Fechoo e Aninha Camelo

Roll on

A cera é aquecida dentro de um aparelho específico que também faz a aplicação na pele. Para retirar é usado um tecido falso. É um método rápido, também arranca o pelo pela raiz, não apresenta o risco de queimaduras e dói menos que a cera fria.

É possível usar essa técnica em casa. O mercado já oferece diversos tipos de cera para peles normais, sensíveis ou para quem tem pelos mais grossos, além de loções pré e pós depilação. A desvantagem é que a cera usada é mais fina e gruda muito na pele – para quem não tem muita prática esse pode ser um método mais dolorido.

Saiba tudo sobre depilação
Foto: Mundo das Tribos

Depilador elétrico

Os depiladores elétricos possuem um sistema para arrancar os pelos pela raiz – como se fossem várias pinças girando, abrindo e fechando, para segurar o pelo e arrancar.

A vantagem é comprar o aparelho e poder usar em casa sempre que quiser. Não faz sujeira e é portátil, sendo ideal para viagens. Por arrancar o pelo completamente, os depiladores elétricos também garantem de 20 a 30 dias de pele lisinha.

No entanto, é preciso ter um pouco de prática e flexibilidade para usar essa técnica, além de ser bastante dolorido. Não deve ser utilizado na pele machucada. Os aparelhos custam aproximadamente R$200.

Saiba tudo sobre depilação Saiba tudo sobre depilação
Fotos: Cata Preço e Mundo das Dicas

Creme depilatório

Os cremes depilatórios possuem substâncias químicas que destroem a estrutura do pelo, mas é só na superfície. Basta aplicar o creme, aguardar alguns minutos e depois remover com uma espátula ou esponja esfoliante.

A técnica é indolor e super prática, mas dura pouco tempo – de três à cinco dias. Um creme depilatório custa R$15 em média. É importante fazer o teste de sensibilidade, já que esses cremes podem ser bem agressivos à pele.

Saiba tudo sobre depilação Saiba tudo sobre depilação
Fotos: Mundo das Tribos e Fatiou Passou

Lâmina

É a boa e velha gilete, ideal para quem está com pressa. É o método mais rápido, prático, fácil e barato para fazer uma depilação. Em contrapartida, dura muito pouco tempo, apenas dois ou três dias.

Pode causar alergias ou irritação, além de correr o risco de cortar a pele. Existe o mito de que fazer depilação com gilete deixa o pelo mais grosso. Isso não é verdade: normalmente os pelos são mais finos na ponta. Quando passamos a lâmina, cortamos o pelo na base, que é sua parte mais grossa. Quando o pelo volta a crescer, a base torna-se a ponta, dando a impressão de pelos mais grossos.

Saiba tudo sobre depilação
Foto: Kid Noel

Laser

O laser destrói a matriz do pelo e faz com que ele pare de crescer definitivamente. Os pelos vão desaparecendo a cada sessão e só voltam em caso de disfunção hormonal, como acontece na gravidez.

O processo é doloroso, mas é aplicado um anestésico na área. É um método caro, mas compensa por ser definitivo. Para quem pensa em fazer depilação a laser, tomar sol é proibido, antes e depois da sessão.

É possível aplicar o laser em qualquer parte do corpo. Cada região tem um tempo de crescimento dos fios, por isso o número de sessões necessárias varia com esses fatores. As axilas, por exemplo, precisam de quatro sessões, no mínimo. Os preços variam dependendo da área a ser depilada e da quantidade de sessões.

Saiba tudo sobre depilação
Foto: Onodera

Foto de abertura: Lazer Beleza

Por Samantha Mahawasala

Publicação: 28 de junho de 2011

AUTOR

Paulistana formada em jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo e com curso técnico de locução pela Rádioficina. Atuou como redatora e locutora no Grupo Bandeirantes de Rádio e também como repórter para um telejornal segmentado.

Veja também...

O Fashion Bubbles possui cerca de 10 mil artigos, aqui as matérias geralmente aparecem aleatoriamente, aproveite para relembrar o que foi moda em outros anos, conhecer outros artigos ou ver a evolução do próprio site que começou em 2006 como um Blog.

COMENTÁRIOS

Leia o post anterior:
cris-porto-Jantar-de-Gala-promovido-pela-Fundação-ARK
Cristiane Porto no 10º Jantar de Gala no Palácio de Kensington, com a presença de Kate Middleton

Aconteceu o 10º Jantar de Gala promovido pela Fundação ARK – Absolute Return for Kids – que faz um trabalho...

Fechar