Livros de Moda – Dom Pedro II e a Moda Masculina na Época Vitoriana

Livros de Moda   Dom Pedro II  e a Moda Masculina na Época Vitoriana

Dom Pedro II foi um monarca peculiar: muito culto, demonstrava mais interesse pelas ciências, artes e progressos tecnológicos do que pelas frivolidades aristocráticas.  Sua imagem, distinta daquela que costumamos associar à pompa da Coroa, revela um estilo de vestir tão revolucionário quanto suas convicções políticas.

Marcelo de Araujo, doutor em Filosofia pela Universidade de Konstanz (Alemanha), narra em Dom Pedro II e a Moda Masculina na Época Vitoriana a história do imperador através de suas roupas. Considerado “deselegante”, quando em contraste com o luxo exibido por outros representantes reais, Dom Pedro II preferia trajes negros, gravatas escuras, casacas, sobrecasacas e cartolas. Tais opções revelam profundo conteúdo simbólico – e a pesquisa de Araujo permite ao leitor decifrar conexões desta ordem, além de verificar o quanto o monarca foi moderno (sim, isso mesmo, a pesquisa aponta que Dom Pedro II foi um dos precursores do trajar masculino moderno!).

O autor percorre livros, museus, documentos inéditos (como, por exemplo, uma listagem detalhada das encomendas do imperador na mais renomada casa de alfaiataria inglesa do século XIX) e, como resultado, oferece um texto rico em informações curiosas, que dialogam com as imagens especialmente selecionadas para ilustrar a trajetória de Dom Pedro II.

Com o título que a Estação das Letras e Cores traz ao mercado editorial, ganhamos nova abordagem de um momento da História do Brasil, bem como importante acréscimo à bibliografia referente ao vestir masculino. Mais que isso: Dom Pedro II e a Moda Masculina na Época Vitoriana é uma incontestável contribuição para os estudos da moda, tendo em vista a competência e seriedade dedicadas por Marcelo de Araujo ao seu objeto de investigação. Um texto inspirador, exemplar, que demonstra a pertinência da linguagem do vestuário em suas singulares revelações.

Lançamento

Terça feira, 13 de março, das 19:00 às 22:30, no Rio de Janeiro.

Livraria da Travessa – Shopping Leblon

Av. Afrânio de Mello Franco, 290 – loja 205A – 2º piso

Na ocasião do lançamento, será promovida Mesa Redonda (das 19:00 às 20:00, no auditório da livraria) com o tema História da Moda Masculina no Brasil – novas perspectivas.

Além do autor (Marcelo de Araujo), estarão presentes no debate Fausto Viana (cenógrafo, figurinista e diretor teatral formado pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, onde também cursou seu mestrado e doutorado; autor de Figurino teatral e as renovações do século XX ), Rosane Feijão (mestre em Comunicação Social, autora de Moda e Modernidade na Belle Époque Carioca), Giselle Marques Camara (mestre em História Social da Cultura pela PUC-Rio e em História Social na área de História Antiga pela UFF), sendo a mediação conduzida por Kathia Castilho (presidente da Associação Brasileira de Estudos e Pesquisas em Moda e diretora da Estação das Letras e Cores Editora).

A partir das 20:00, até às 22:30, ocorrerá sessão de autógrafos.

 Livros de Moda   Dom Pedro II  e a Moda Masculina na Época Vitoriana

Sobre o autor

Marcelo de Araujo doutorou-se em Filosofia pela Universidade de Konstanz (Alemanha), em 2001. É professor do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, e da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Como pesquisador bolsista do CNPq, publicou diversos artigos e capítulos de livro nas áreas de História da Filosofia e Filosofia Política.

Sobre a Editora

Fundada em 2006, a Estação das Letras e Cores tem como proposta publicar obras de referência para provocar a reflexão, o conhecimento e a pesquisa nas áreas de moda, design e artes.  Seu catálogo reúne títulos assinados por especialistas de renome nacional e internacional tais como: Gilda Chataignier, Andrea Semprini, Mara Rubia Sant’Anna, Nizia Villaça, Mirian Goldenberg, Doroteia Baduy Pires; Ana Claudia de Oliveira, Kathia Castilho,  Silvana Holzmeister, Francesco Morace e Flávio Sabrá, Enrico Cietta entre outros.

Ficha Técnica

Título: Dom Pedro II e a moda masculina na época vitoriana

ISBN: 978-85-60166-53-4

Ano de publicação: 2012

Nº páginas: 144

Medidas do livro: 23×16 cm

Peso: 0,200 Kg

Preço: R$ 32,00

Editora: Estação das Letras e Cores
Rua Cardoso de Almeida, 788 – conj. 144
Perdizes | São Paulo | SP
Tel.: (11) 4191-8183

E-mail: contato@estacaoletras.com.br

http://estacaoletras.com.br
http://www.facebook.com/editora.letrasecores
http://twitter.com/letrasecores

 

Publicação: 27 de fevereiro de 2012

AUTOR

Denise Pitta é digital Influencer e é editora do Fashion Bubbles. Estilista, formada em Moda e Artes Plásticas, atuou em diversas confecções e teve marca própria de lingeries, a Lility. Começou o blog em 2006 e está entre as primeiras blogueiras brasileiras da moda. Também desenvolve pesquisas sobre História e Identidade Brasileira na Moda e Psicologia Analítica. É apaixonada por filosofia, física quântica, psicanálise e política. Siga Denise no Instagram: @denisepitta e @fashionbubblesoficial

COMENTÁRIOS

Leia o post anterior:
FantasyFirePhoenix
Moda – Seria ela uma Fênix?

Hoje, quero apresentar este fenômeno (moda) em sua essência, a fim de aniquilar toda ideia envolta de preconceitos e desconstruir...

Fechar