20 coisas que você não sabia sobre a Galeries Lafayette

Com 120 anos de tradição, a Galeries Lafayette foi inaugurada em 1894 no Boulevard Haussmann. Hoje, é uma marca de notoriedade mundial, sinônimo de estilo parisiense e de elegância à francesa.

1)      O roqueiro Iggy Pop foi objeto de uma campanha publicitária de Natal, em 2011.

20 coisas que você não sabia sobre a Galeries Lafayette

2)  O estilista Christian Lacroix assinou o cartão de Natal em 1998.

20 coisas que você não sabia sobre a Galeries Lafayette

3)      Ainda em 1998, o estilista Yves Saint Laurent foi o responsável, com Jean Paul Gaude, pela concepção da decoração da da loja para o período da Copa do Mundo na França.

4) Em 1962, a estilista Sonia Rykiel abriu um corner na Galeries Lafayette, seguida por  Christian Lacroix e  Jean Paul Gauthier.

5) A loja central recebe mais visitantes do que muitos monumentos franceses, só perdendo para o Museu do Louvre, que contabiliza, anualmente, 9,7 milhões de visitantes.

6) Os serviços de personnal shoppers, bem como as cabines especiais, não têm custo. Basta fazer a reserva antecipada ou consultar uma vendedora enquanto estiver na loja.  A Galeries Lafayette dispõe, inclusive, de equipe brasileira para atendimento em português.

7) A Galeries Lafayette é membro do Virtuoso, uma rede de network do segmento de viagens de luxo que inclui cerca de 330 agências com 7.200 consultores, 1.300 estabelecimentos provedores de experiências e produtos luxuosos em 20 países.

8) A cantora Edith Piaf se apresentou na frente da loja em 1951, quando foi inaugurada, à época, a maior escada rolante da Europa.

20 coisas que você não sabia sobre a Galeries Lafayette
Edith Piaf se apresentou na frente da loja em 1951, quando foi inaugurada, à época, a maior escada rolante da Europa

9) Em 19 de janeiro de 1919, por ocasião de um concurso promocional, o aviador Jules Védrines aterrissou no terraço da Galeries Lafayette.

10) Em 1996, foi inaugurada em Berlim (Alemanha)uma filial da Galeries Lafayette em prédio projetado pelo renomado arquiteto Jean Nouvel.

11) Com o slogan La Mode C´est Vous,  a Galeries Lafayette organizou, em 2010, o maior desfile do mundo e entrou para o Guiness Book

20 coisas que você não sabia sobre a Galeries Lafayette
A Galeries Lafayette organizou, em 2010, o maior desfile do mundo e entrou para o Guiness Book

12) Em 2014, a Galeries Lafayette comemora 120 anos. Criada por dois primos da Alsácia, Alphonse Kahn (1864-1927) e Théophile Bader (1864-1942) em 1893, a loja foi aberta oficialmente em 1894, no número 1 da Rue Lafayette.

13)Também em 2014, a Galeries Lafayette vai inaugurar, em setembro, o espaço Art de Vivre. Trata-se de uma grande área que celebra a arte de viver e de bem-receber “à française” e a milenar cultura gourmet da França.

14) Em 2001, a Galeries Lafayette ganhou sua galeria de arte, a Galerie des Galeries, especializada em arte contemporânea. O grupo ainda é parceiro do Salão FIAC (Foire International de Art Contemporain), escolhendo um artista que tenha se destacado e patrocinando uma exposição individual do contemplado no Palais de Tokyo, em Paris. A última expo, em janeiro de 2014, teve como homenageado o designer belga Jean-Paul Lespagnard.

15) Pelo segundo ano consecutivo, a Galeries Lafayette criou uma promoção comercial para períodos de grandes feriados brasileiros. Em 2013, foi entre 7 de setembro e 12 de outubro e, em 2014, durante a semana do Carnaval. Nesse período, promoções de descontos, atrações e presentes são preparados para quem mostrar o passaporte brasileiro e fizer compras nas lojas.

20 coisas que você não sabia sobre a Galeries Lafayette

16) Em 2005, entre 11 e 25 de junho, a Galeries Lafayette promoveu uma grande exposição, chamada “Aquarela do Brasil”, com peças inspiradas nas cores e na bandeira do Brasil assinadas por famosos designers e todas do acervo pessoal da ex-modelo e jet-setter brasileira Beth Lagardère, que foi a preferida do estilista Emanuel Ungaro.

20 coisas que você não sabia sobre a Galeries Lafayette

17) La Suite é o nome de um espaço privê, com 400 m2 e localizado no sexto andar da Galeries Lafayette Haussmann. Neste local que oferece serviços sob medida e total privacidade, os clientes são recebidos em total privacidade e contam, entre uma prova e outra, com cabines individuais, mimos diversos e permanente acompanhamento e orientação de estilistas e personal shoppers. Do lado de fora da La Suite, um brinde extra: uma estupenda vista dos telhados parisienses e da Basílica de Sacré-Coeur.

18) Gabrielle Chanel comprava as formas/moldes de seus chapéus na Galeries Lafayette. Ainda sobre Chanel, em 1921 o famoso perfume n. 5 era vendido com exclusividade na Galeries Lafayette, que ainda era detentora de 40% do produto.

19) Em 1913, a creche para os filhos dos funcionários ficava no último andar da loja, pois se acreditava, na época, que quanto mais alto estivessem, mais o ar era puro.

20) Em uma campanha comercial de 1921 e voltada para o público infantil, cada criança podia escrever seu nome dentro de um balão, que depois foi solto nos céus de Paris. O dono do balão encontrado mais distante da loja ganharia um prêmio. O vencedor foi uma criança cujo balão foi encontrado na cidade espanhola de Barcelona.

Sobre a Galeries Lafayette

Com 120 anos de tradição, a Galeries Lafayette foi inaugurada em 1894 no Boulevard Haussmann. Hoje, é uma marca de notoriedade mundial, sinônimo de estilo parisiense e de elegância à francesa.  Primeira loja de departamentos da Europa e com 70.000 m2 em três edifícios, recebe, atualmente, cerca de 100.000 visitantes/dia. Internamente, são 15.000 m2 dedicados à moda, com 3.500 marcas renomadas. Das mais acessíveis às grifes mais desejadas do universo fashion estão presentes na Galeries Lafayette, como Louis Vuitton, Chanel, Prada, Gucci, Burberry, Balenciaga, Miu Miu, M.A.C, Lancôme, Dior e Sisley. A todos os clientes oferece serviços sob medida de alta qualidade, que inclui personal shoppers e atendentes que falam português, salões privativos, entrega de compras no hotel e orientação no serviço de reembolso de impostos (12%). Sob o slogan “La Mode Vit Plus Fort” (A Moda Vive Mais Forte), a Galeries Lafayette é o segundo lugar mais visitado de Paris depois do Museu do Louvre.

Mais informações, haussmann.galerieslafayette.com/pt-br/

Via Baobá Comunicação, Cultura e Conteúdo

Publicação: 30 de maio de 2014

COMENTÁRIOS

DESCONTOS & BENEFÍCIOS

Leia o post anterior:
2014-05-29_161554
Antes da Copa, SSP lança aplicativo para turistas localizarem consulados

Antes da Copa, SSP lança aplicativo para turistas localizarem consulados A Secretaria da Segurança Pública (SSP) lança nesta quarta-feira (28)...

Fechar