A moda das margens em camisetas religiosas

A moda das margens em camisetas religiosas

Imagine um rio turbulento e encachoeirado, correndo velozmente entre rochedos, com grande e estrepitoso ruído. Vai levando o que encontra pela frente e parece estar sempre passando por uma nova fase. Às suas margens, porém, a vida decorre mais tranquila, sem o poder dominante de uma forte correnteza que vai levando tudo e é a figura da moda, digamos assim, “oficial”, aquela dos grandes costureiros,  marcas, modelos e desfiles; dos criadores de tendências, da indústria  e dos que lançam os mais polêmicos aspectos da moda que deve ser usada no próximo verão ou inverno, ocasionando uma frenética corrida de todos os produtores de acessórios, para estarem aptos a oferecer as linhas, zíperes, botões e o que mais se necessite para produzir os novos figurinos… que, na próxima estação já estarão sendo substituídos por outros.

A moda das margens em camisetas religiosasNas plácidas margens, porém, os vários grupos urbanos vão criando sua própria moda, independente, adaptada, por exemplo, às crenças e religião de cada tribo… como as blusas e camisas estampadas com imagens de Jesus Cristo, de sua mãe, Maria, de anjos e santos. Camisetas com enormes estampas e referências religiosas como cruzes foram popularizadas na década de 80 e depois foram trazidas para esta moda-religião, seguindo pelo ano dois mil a dentro, aperfeiçoando-se e se sofisticando sempre mais.

A moda das margens em camisetas religiosas
“Primeira capa da Vogue America sob a direção de Anna Wintour e a blogueira francesa Betty Autier em 2012. A cruz tomou conta da moda na década de 80, tendo Madonna como principal adepta. Agora, o símbolo religioso volta a estampar camisetas e acessórios. Será mais um sinal do  retorno dos 80’s?” Via blog  Você ainda vai usar

A moda das margens em camisetas religiosasA moda das margens em camisetas religiosas
Marcas como Dolce Gabbana e Versace também apostaram em referências religiosas para suas coleções 2012-2013

No início estampavam-se as camisas com figuras bem grandes, que tomavam toda a frente, sendo a parte das costas dedicada a alguns dizeres alusivos à imagem frontal. E era uma moda-católica. Aos poucos, foi-se tornando ecumênica, também adotada pelas evangélicas, com textos bíblicos e suas representações e símbolos. Mais um nicho de mercado, desculpem, um nicho religioso… que deve ter o apoio de estilistas (por que não?), já que as imagens foram se tornando mais estilosas, delicadas, menores, com o uso de elementos decorativos cada vez mais fashion.

E lá vêm brilhos, cristais Swarovski , pedras de várias cores, elaborando delicados e simbólicos desenhos. Uma moda que declara seu amor a Deus através de uma mensagem visual cada vez mais fashion… As novas tendências convivem harmoniosamente com as do século passado, atendendo a todos os gostos, crenças e desejo de proclamar ao mundo que Deus é fiel…

As lojas de artigos religiosos – católicos e evangélicos – oferecem cada vez maior opção de escolha, satisfazendo a um espectro de preferências que vai da vovó à netinha. E ainda representam excelentes objetos para se dar de presente, sabendo o presenteador que vai agradarà presenteada. Aleluia!

A moda das margens em camisetas religiosas A moda das margens em camisetas religiosas
Via Oferta Uol e Cuiket

A moda das margens em camisetas religiosas A moda das margens em camisetas religiosas
Brilhos, cristais Swarovski , pedras de várias cores, elaboram delicados e simbólicos desenhos. Via Bordados Padula

 

A moda das margens em camisetas religiosas
Via Camisetas Ágape

A moda das margens em camisetas religiosas  A moda das margens em camisetas religiosas
As camisetas religiosas também estão na moda masculina. Via Oferta Uol

Por Ignez Pitta

Publicação: 20 de agosto de 2012

AUTOR

Denise Pitta é digital Influencer e é editora do Fashion Bubbles. Estilista, formada em Moda e Artes Plásticas, atuou em diversas confecções e teve marca própria de lingeries, a Lility. Começou o blog em 2006 e está entre as primeiras blogueiras brasileiras da moda. Também desenvolve pesquisas sobre História e Identidade Brasileira na Moda e Psicologia Analítica. É apaixonada por filosofia, física quântica, psicanálise e política. Siga Denise no Instagram: @denisepitta e @fashionbubblesoficial

Veja também...

O Fashion Bubbles possui cerca de 10 mil artigos, aqui as matérias geralmente aparecem aleatoriamente, aproveite para relembrar o que foi moda em outros anos, conhecer outros artigos ou ver a evolução do próprio site que começou em 2006 como um Blog.

COMENTÁRIOS

Leia o post anterior:
2012-08-17_184814
Prada abre nova loja no Shopping JK Iguatemi em São Paulo

A Prada abre uma nova loja em São Paulo, no shopping “JK Iguatemi”, o mais novo endereço de compras da...

Fechar